Mapeando o Corpo – Brincadeira para aprender sobre o Corpo Humano

0
1038
Mapeando o Corpo

Conhecer todas as funcionalidades do corpo é uma tarefa que pode levar uns bons anos dependendo da dedicação dos alunos. Mas é importante que os aspectos mais básicos dos órgãos principais órgãos do corpo sejam conhecidos para que possam identificar eventuais problemas, tomar os devidos cuidados, ou mesmo sanar aquelas dúvidas mais comuns. E uma forma simples de iniciar este aprendizado é mapeando o corpo.

Esta brincadeira pode ser muito simples ou muito complexa, dependendo do nível de ensino onde seus alunos estão. Independente de sua dificuldade, o objetivo é sempre o mesmo: mapeando o corpo, os alunos terão uma noção exata de onde fica cada órgão, e qual a sua função no organismo. Vamos aos materiais?

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Mapeando o Corpo – Materiais Necessários?

Mapeando o Corpo

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantial até mesmo, o ensino fundamental.
  • Idade: à partir de 6 anos de idade, sendo possível aprimorá-la para adolescentes, acompanhando a complexidade com a idade.
  • Recursos: é interessante usar uma folha de papel Kraft grande para a criança desenhar o corpo dos colegas, além de uma caneta ou pincel atômico para fazer o molde do corpo, folhas de papel na cor branca para escrever o nome das parte de um corpo e criar as fichas, tesoura para picar os papéis e também cola para colocar os papéis na folhas.
  • Objetivo: o objetivo da brincadeira mapeando o corpo humano será fazer com que as crianças identifiquem quais as partes do corpo do colega correspondem as fichas que a professora distribuiu. Com isso, eles devem colar as fichas no local o que promove o ensino de forma mais descontraída e divertida entre toda as crianças da sala de aula.

Passo a passo:

  1. A brincadeira começa separando a turma em grupos, onde a criança deve deitar-se sobre o papel kraft e o restante dos alunos deverão desenhar todo o corpo do colega (basicamente contornando o corpo do colega na folha) a qual será o mapa do corpo.
  2. Ao terminarem, a criança precisa se levantar, e todos juntos deverão desenhar os olhos, a boca, o nariz e outros.
  3. Com isso, a professora distribui fichas com o nome das partes do corpo, e o grupo de alunos deverá colar as fichas que representam a parte do corpo no local.

O grande charme desta brincadeira é pode explorá-a mais a fundo conforme os alunos ficam mais experientes no assunto. Sendo realizada periodicamente, ela não perderá a graça para seus alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here