10 Filmes Sobre Educação

0
138
10 Filmes Sobre Educação 6

Uma ótima ideia para se trabalhar em sala de aula é encontrada nas “Telas especiais”. Apresentando um contexto de grande importância a nossos alunos.

Filmes a sobre Educação

É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção, perpetuação, transformação e evolução da sociedade a partir da instrução ou condução de conhecimentos, disciplinamentos (educar a ação), doutrinação, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.

Os filmes sobre educação, retratam o cotidiano de demais instituições e diferentes tipos de pessoas.

Atividades com Filmes sobre Educação

As atividades sobre educação engloba os processos de ensinar e aprender. A tarefa educativa consiste, na verdade, na capacidade de identificar e de acompanhar esta presente inquietação do homem, mantendo vivo o amor pelo saber, despertando o coração e pondo em marcha a sua razão e a sua liberdade.

Pensemos numa hipotética divisão do trabalho para filmes sobre Educação:

Nessas atividades podemos introduzir vários outros contextos, de diferentes disciplinas, sendo de tamanha importância aos alunos, aplicando novos conhecimentos.

Podemos utilizar na disciplina de história para trabalhar os fatos em relação a história da educação, estendendo em geografia com artigos inéditos, práticas educativas, entrevistas, dossiês.

Em matemática podemos montar atividades para somar como os números em educação.

Filmes sobre Educação: Escritores da liberdade (2007)

É um filme baseado numa história real, que trata de realizações face à adversidade.

Sinopse do filme sobre Educação: Escritores da liberdade (2007)

Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerânica e o respeito ao próximo.

Atividade do filme Escritores da liberdade

A violência em sala de aula a cada dia cresce e os professores tentam mudar isso para ter paz na turma.

materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Escritores da liberdade

  1. Assista o filme em sala de aula com os alunos, e comente o filme.
  2. Logo após peça que os alunos listem no caderno as formas de violência em sala de aula e mostre como mudar isso.

Filmes sobre Educação: Madadayo (1993)

O último filme de Akira Kurosawa conta a história das últimas décadas de vida de Hyakken Uchida, professor e escritor que se aposenta no início dos anos 40.

Sinopse do filme sobre Educação: Madadayo (1993)

1943. O professor Hyakken Uchida (Tatsuo Matsumura) resolve deixar de lecionar para poder se dedicar ao ofício de escritor. O professor é uma lenda vida entre alunos e ex-alunos, pelo seu espírito brincalhão e alegre, e constantemente recebe visitas de seus antigos pupilos. Ele e sua esposa (Kyôko Kogawa) alugam uma bela casa, mas logo ela é destruída em virtude dos ataques aéreos que o Japão sofre na Segunda Guerra Mundial. A partir de então eles se mudam para um barraco, onde vivia o jardineiro de uma mansão próxima. É quando seus ex-alunos, decididos a impedir que o professor continue com uma vida de miséria, decidem se unir para bancar a construção de uma nova casa para ele. Além disto, passam a comemorar anualmente o aniversário do professor, reunindo amigos dele e ex-alunos para uma grande confraternização.

Atividade do filme Madadayo

A maioria dos professores de português nos dias atuais produzem poesia para trabalhar em sala de aula.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Madadayo

  1. Assista o filme com os alunos e comente sobre o filme com os alunos.
  2. Peça que os alunos façam em sala de aula, uma lista de como os professores podem mudar a forma de compreender aos alunos.

Filmes sobre Educação: Como estrelas na terra – toda criança é especial (2007)

O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais.

Sinopse do filme sobre Educação: Como estrelas na terra – toda criança é especial (2007)

O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de comprimisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

Atividade do filme Como estrelas na terra – toda criança é especial

O debate sobre o filme mostra como os alunos podem mudar o jeito de aprender.

Materiais: nenhum.

Passo a passo da atividade do filme Como estrelas na terra – toda criança é especial

  1. Assista o filme e logo após faça um debate com os alunos para discutir o filme com os eles.

Filmes sobre Educação: Entre os muros da escola (2008)

filme francês vencedor da Palma de Ouro do Festival de Canes em 2008. A história baseia-se no livro homônimo escrito por François Bégaudeau, que além de escritor, é também professor.

Sinopse do filme sobre Educação: Entre os muros da escola (2008)

François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Atividade do filme Entre os muros da escola

Todo filme pode ser dado um novo fim basta pensar fora da caixa, isso que os alunos terão que fazer.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Entre os muros da escola

  1. Passe o filme para os alunos.
  2. Depois cada aluno, vai fazer em seu caderno a história do filme e dar um novo fim.

Filmes sobre Educação: Sociedade dos Poetas Mortos (1998)

Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores.

Sinopse do filme sobre Educação: Sociedade dos Poetas Mortos (1998)

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Atividade do filme Sociedade dos Poetas Mortos

A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Sociedade dos Poetas Mortos

  1. Antes do filme cada peça que os alunos prestem bastante atenção.
  2. Após o filme peça que cada aluno escolha um poeta brasileiro.
  3. Depois do escolher uma poesia desse poeta e recitar em sala de aula.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Terceiro anúncio:

O produto dieta em 21 dias está anunciando conosco e promete resultados incríveis. Fiz o teste de inflamação celular e me convenceu. Faça e veja se te convence também:

Clique aqui!

dieta 21 dias

Eles oferecem essa página cheia de depoimentos para quem quer ouvir histórias de outras pessoas:

Clique aqui!

dieta 21 dias

E essa é a página de vendas com o desconto do Demonstre:

Clique aqui!

dieta 21 dias

Bom, é isso. Continue com seu texto. <3

Filmes sobre Educação: O Aluno: uma lição de vida (2010)

baseado na história real de Kimani Maruge Ng’ang’a, que, com o sonho de aprender a ler e escrever, lutou para entrar e permanecer na escola.

Sinopse do filme sobre Educação: O Aluno: uma lição de vida (2010)

O ALUNO. Conta a história de Kimani Maruge, pessoa reconhecida pelo Guiness book, o livro dos recordes, como o homem mais velho a ingressar numa escola primária em todo o mundo. O filme inicia num vilarejo do Quênia, quando Maruge (Oliver Litondo) ouve no rádio o anúncio da educação gratuita para todos. Não tendo tido oportunidade de estudar no passado, o senhor de 84 anos – um veterano da tribo Mau Mau que lutou para libertar o Quênia dos ingleses – bate à porta da escola primária e espera uma chance de poder aprender a ler. Rejeitado de início, ele não desiste: já de uniforme escolar e uma pequena bolsa a tiracolo, volta a pedir por uma vaga e insiste até ser aceito pela professora Jane (Naomie Harris). Em meio a lembranças do doloroso passado, o ancião tem de enfrentar a revolta e as ameaças das autoridades, dos moradores da região e dos pais dos alunos, inconformados por um idoso ter sido aceito em uma classe de crianças de seis anos de idade.

Atividade do filme O Aluno: uma lição de vida

Para muitas pessoas, a terceira idade é uma extensão de uma vida ativa e saudável não só para o corpo, mas também para a mente.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme O Aluno: uma lição de vida

  1. Assista o filme com os alunos.
  2. Passe para os alunos elaborarem um texto sobre idosos na escola.

Filmes sobre Educação: O Substituto (2011)

O filme é uma crônica de três semanas nas vidas de vários professores do ensino médio, administradores e estudantes através dos olhos de um professor substituto.

Sinopse do filme sobre Educação: O Substituto (2011)

Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vinculos com ninguém. Mas quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.

Atividade do filme O Substituto

A sinopse do filme é o file contado em poucas palavras, ou melhor um resumo.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme O Substituto

  1. Após ter assistido os alunos vão fazer em dupla a sinopse do filme.

Filmes sobre Educação: Uma Mente Brilhante (2001)

Um filme estadunidense de 2001, do gênero drama biográfico, dirigido por Ron Howard, sobre a vida do matemático John Forbes Nash.

Sinopse do filme sobre Educação: Uma Mente Brilhante (2001)

John Nash é um matemático prolífico e de pensamento não convencional, que consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira acadêmica respeitável. Após resolver na década de 1950 um problema relacionado à teoria dos jogos, que lhe renderia, em 1994, o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel (não confundir com o Prêmio Nobel), Nash se casa com Alicia. Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o governo dos Estados Unidos, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado como esquizofrênico, e após várias internações, ele precisará usar de toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal assim como seus amigos.

Atividade do filme Uma Mente Brilhante

As questões sobre o filme, nos dar a oportunidade de aumentar o conhecimento em relação a história do filme.

Materiais: folhas com questões.

Passo a passo da atividade do filme Uma Mente Brilhante

  1. elabore ou busque na internet 10 questões subjetivas sobre o filme.
  2. Assista com os alunos em sala de aula.
  3. E depois entregue as 10 questões para os alunos responderem.

Filmes sobre Educação: A língua das mariposas (1999)

É um filme idílico com uma visão forte e sensível da realidade, onde o cinema vira a melodia do olhar.

Sinopse do filme sobre Educação: A língua das mariposas (1999)

A Língua das Mariposas é um filme idílico com uma visão forte e sensível da realidade, onde o cinema vira a melodia do olhar. O filme do espanhol José Luis Cuerda reserva, desde o início, algumas surpresas. Uma delas é a colaboração um tanto inesperada e surpreendente de Alejandro Amenábar, o diretor de Os Outros, como o responsável pela música. Cuerda soube cercar-se de colaboradores talentosos e fez um belo filme sobre o tema da inocência perdida. É a inocência de um garoto, Moncho, interpretado por Manuel Lozano. Através de seu professor Don Gregório (Fernán Gómez) ele encontra um mundo de descobertas sem fim, ambientado na Espanha dos anos 30, período anterior à Guerra Civil. Literatura, amor, sexo, vida. Don Gregório é um mestre exemplar. Ao aposentar-se, faz um discurso que exalta a liberdade. É o que ensina a Moncho, usando a língua das mariposas. Quando o professor vai preso, o menino ingressa em um mundo de covardia e humilhação, desencadeado pelo regime de Franco.

Atividade do filme A língua das mariposas

Consistência em que ele ocorre com as mesmas vítimas e autores, porém, a atuação do professor pode barrar esta constância.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme A língua das mariposas

  1. Após o filme comente sobre bullying em sala de aula.
  2. Monte uma discussão sobre com explusar o bullying em sala de aula.

Filmes sobre Educação: Quando tudo começa (1999)

Professor numa pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma alta taxa de desemprego.

Sinopse do filme sobre Educação: Quando tudo começa (1999)

O filme apresenta a história de Daniel Lefebvre, professor e diretor de uma escola pública da pequena cidade de Hernaing, na França, em 1998. A cidade sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma taxa alarmante de 34% de desemprego. Os professores são aconselhados a não se envolver com os problemas crônicos da comunidade, mas é impossível para Daniel permanecer imune à miséria, à falta de assistentes sociais, à indiferença do governo e aos sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam. Quando Tudo Começa traz muito mais do que uma denúncia, conclama à ação. A indignação do professor Daniel se apresenta como um vigoroso protesto contra as políticas sociais implantadas na França, em plena vigência do “neoliberalismo”.

Atividade do filme Quando tudo começa

As atividades de V ou F tem como potencial maior aumentar o conhecimento dos alunos.

Materiais: folhas com questões.

Passo a passo da atividade do filme Quando tudo começa

  1. Elabore questões de verdadeiro ou falso com os alunos.
  2. Assista o filme com os alunos, e depois faça perguntas para os alunos responderem oralmente, e justificar.

FIM

Bom aqui estão dez filmes sobre Educação com atividade, espero que tenham gostado, compartilhe em redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here