10 Filmes Sobre Surdez

0
1492
10 Filmes Sobre Surdez 7

Uma bela oportunidade para todo professor pode ser encontrada nas chamadas “Produções cinematográficas”. Sim, é isso mesmo!

A 7ª arte tem um poder incrível nos processos formativos, produzidos dentro ou fora da sala de aula. Ela desempenha um papel importantíssimo no trabalho do educador que, cotidianamente, se coloca como mediador no processo de ensino-aprendizagem.

Filmes a sobre Surdez

A surdez ou hipoacusia é um termo genérico que serve para definir a perda auditiva. As causas de surdez devidas a lesão central (cerebral) são muito raras, de forma que a grande maioria estão relacionadas com alterações do ouvido. A surdez de transmissão origina-se no ouvido externo ou médio. A surdez neurossensorial (que também se denomina surdez de percepção) originam-se essencialmente no ouvido interno.

Os filmes sobre Surdes nos faz pensar sobre como vivem os surdos e como são maltratados em meio a sociedade.

Atividades com Filmes sobre Surdez

As atividades sobre Surdez junta os processos de entender como pessoas nascem surdas e ficam surdas ao longo da vida.

Pensemos numa hipotética divisão do trabalho para filmes sobre Surdez:

Nessas atividades podemos introduzir diversos outros contextos, em diferentes didáticas, sendo de aplicando diversos novos assuntos relacionados.

Podemos utilizar na disciplina de biologia para saber como é formada a doença, em história para discutir fatos históricos e relevantes em meio a doença.

Em Literatura buscando obras literárias com autores surdos e também surdos participando da narrativa.

Filmes sobre Surdez: Filhos do silêncio (1986)

Uma adaptação da peça de teatro do mesmo nome de Medoff, vencedora de um Tony Award, o filme é estrelado por Marlee Matlin (em uma performance vencedora de um Oscar) e William Hurt como funcionários de uma escola para surdos: um custodiante surdo e um professor de Ideologias conflituosas sobre a fala e surdez criam tensão e discórdia em seu relacionamento romântico em desenvolvimento.

Sinopse do filme sobre Surdez: Filhos do silêncio (1986)

A surdez ou hipoacusia é um termo genérico que serve para definir a perda auditiva. As causas de surdez devidas a lesão central (cerebral) são muito raras, de forma que a grande maioria estão relacionadas com alterações do ouvido. A surdez de transmissão origina-se no ouvido externo ou médio. A surdez neurossensorial (que também se denomina surdez de percepção) originam-se essencialmente no ouvido interno.

Atividade do filme Filhos do silêncio

A pessoa surda tem mais dificuldades em adaptar-se ao mundo que o rodeia e à sociedade em que vive, do que uma pessoa ouvinte.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Filhos do silêncio

  1. Assista o filme com os alunos.
  2. Depois peça que os alunos listem em seu caderno, o que os surdos sofrem na sociedade.
  3. De acordo com o que os alunos escreveram, explique porque isso acontece.

Filmes sobre Surdez: Babel (2006)

Um filme estadunidense e mexicano de 2006, do gênero drama, dirigido por Alejandro González Iñárritu e com roteiro de Guillermo Arriaga.

Sinopse do filme sobre Surdez: Babel (2006)

Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda; no México, para onde a babá (Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.

Atividade do filme Babel

O Brasil é um país que tem muito a melhorar em relação a inclusão social, com isso podemos montar um roteiro em sala de aula.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Babel

  1. Assista o filme com os alunos e comente sobre este.
  2. Logo após peça que cada aluno escreva no caderno uma medida de inclusão para melhorar a vida dos surdos no Brasil, e explicara a medida.
  3. Depois o professor chama de um por um para falar a sua na frente da turma.

Filmes sobre Surdez: A musica e o Silêncio (1996)

É um filme alemão de 1996 dirigido por Caroline Link.Conta a história de Lara, cujos pais são surdos, e seu envolvimento com a música.

Sinopse do filme sobre Surdez: A musica e o Silêncio (1996)

A jovem Lara, vivida na infância por Tatjana Trieb e na juventude por Sylvie Testud, é a ponte de comunicação entre os pais surdos-mudos e o mundo exterior, em uma pequena cidade do Sul da Alemanha. Ela atende os telefonemas, participa das negociações bancárias e transmite as repreensões da professora, nem sempre traduzindo com fidelidade, o que gera algumas das melhores cenas do filme. O amadurecimento precoce e a responsabilidade de guiar os pais através do mundo sonoro marca a infância de Lara. Em uma família nada auto-indulgente, a mãe, Kai(Emmanuelle Laborit), revela uma personalidade compreensiva, enquanto Martin (Howie Seago)demonstra certa possessividade em relação à filha. Em uma festa de Natal, Lara reencontra Clarissa (Sibylle Canonica), irmã de Martin, uma bem-sucedida clarinetista de jazz. Clarissa presenteia a menina com seu primeiro clarinete, encorajando Lara a seguir carreira como instrumentista.

Atividade do filme A musica e o Silêncio

Uma atividade de Biologia para entender os princípios da surdez é bem relevante para o maior conhecimento dos alunos.

Materiais: Quadro da sala de aula.

Passo a passo da atividade do filme A musica e o Silêncio

  1. Assista o filme com os alunos e comente.
  2. Depois coloque no quadro como é formada a surdez e o que prejudica bastante isso.
  3. Peça a opinião dos alunos.

Filmes sobre Surdez: Mr. Holland – adorável professor (1995)

O filme conta a história de Holland, um homem que decidiu seguir a carreira de professor de música, para completar o seu ótimo currículo.

Sinopse do filme sobre Surdez:  Mr. Holland – adorável professor (1995)

Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

Atividade do filme Mr. Holland – adorável professor

E a Libras, a Língua Brasileira de Sinais, além de ser uma língua não oficial, pertence a uma modalidade de comunicação específica: é visual e espacial.

Materiais: data show.

Passo a passo da atividade do filme Mr. Holland – adorável professor

  1. Assista o filme com os alunos, e comente como a descoberta de uma deficiência como a do filme.
  2. No data show mostre imagens da Língua Brasileira de Sinais e explique os alunos.
  3. Peça a opinião de cada aluno.

Veja este vídeo completo sobre o Escola Sem Partido e a realidade do professor. Vamos bater de frente nesta discussão e argumentar como professores, pois nós entendemos a realidade escolar!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e confira o material deste anunciante que está ajudando a manter o Demonstre:

Você já parou para pensar que uma dieta real faz a diferença? Estou fazendo e me sinto bem melhor!

dieta de 21 dias demonstre

O que me impressionou neste dieta foi esse teste que mede o grau de inflamação celular, muito interessante!

Link do quiz de inflamação celular: https://goo.gl/vCPzVJ

Você conhece Froebel? Neste vídeo apresento este teórico da educação infantil, responsável pela criação dos jardins de infância como conhecemos hoje, assim como do conceito do brinquedo pedagógico.

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Filmes sobre Surdez: Johnny Belinda (1948)

É um filme norte-americano de 1948 dirigido por Jean Negulesco. É baseado na peça de mesmo nome do autor Elmer Blaney Harris.

Sinopse do filme sobre Surdez: Johnny Belinda (1948)

Num vilarejo de pescadores, o Dr. Robert Richardson se apaixona pela jovem Belinda, que é surda-muda. Uma noite, Belinda é atacada e estuprada por Locky MacCormick, outro residente local. Robert leva Belinda ao médico e se descobre que ela está grávida. Ainda que todos pensem que Robert é o pai, ninguém acredita que Belinda possa cuidar da criança. E decidem que o filho deve ficar justamente com Locky e a mulher dele. Mas Belinda acaba matando Locky e enfrenta o tribunal.

Atividade do filme Johnny Belinda

Atividades sobre o filme faz conhecer os mínimos detalhes.

Materiais: folhas com questões.

Passo a passo da atividade do filme  Johnny Belinda

  1. Elabore 12 questões do filme, e leve a sala de aula.
  2. Assista o filme com os alunos.
  3. Entregue as questões para os alunos responderem e depois corrija.

Filmes sobre Surdez: Tommy (1969)

Tommy é um filme musical baseado na “ópera rock” lançada em 1969 pelo The Who.

Sinopse do filme sobre Surdez: Tommy (1969)

Durante a II Guerra Mundial o Capitão Walker é considerado morto em batalha. Sua esposa Nora Walker descobre estar esperando um bebê e fica com a tarefa de cuidar sozinha de Tommy, filho recém-nascido do casal. Nora se envolve com Frank Hobbs, mas em 1951 seu antigo marido retorna no meio da noite e é morto por Frank. O garoto Tommy presencia tudo, mas sua mãe e seu padrasto insistem que ele não viu, ouviu e não vai falar nada a ninguém, e em consequência Tommy se torna cego, surdo e mudo. Já adolescente, Tommy se torna um campeão de pinball, trazendo fama e fortuna para sua família. Depois de curado, ele se torna uma espécie de figura messiânica e angaria um culto de seguidores, que no final rejeitam seus ensinamentos e o abandonam.

Atividade do filme Tommy

Pessoas que ficam surdas ao longo da vida tem um precentimento labial de cada fala.

Materiais: Nenhum.

Passo a passo da atividade do filme Tommy

  1. Assista o filme com os alunos e comente o filme.
  2. Depois Chame aluno por aluno na frente de toda a turma e peça que ele faça só o gesto de uma frase.
  3. Depois os oi=utros alunos vão tentar distinguir o que ele falou.

Filmes sobre Surdez: Minha amada imortal (1994)

A história do famoso compositor clássico Ludwig van Beethoven e seu doloroso sofrimento com a perda da audição.

Sinopse do filme sobre Surdez: Minha amada imortal (1994)

Viena, 1827. Ludwig Von Beethoven (Gary Oldman) morre e um grande amigo do compositor, Anton Felix Schindler (Jeroen Krabbé), decide cumprir o último desejo do maestro, que deixava em testamento tudo para a “Amada Imortal”, sem especificar o nome desta mulher. Assim empreende uma jornada tentando encontrá-la, encontrando em sua procura um retrato desconhecido de Beethoven.

Atividade do filme Minha amada imortal

Essa atividade é uma reflexão sobre os desafios que o surdo enfrenta ao ingressar no mercado de trabalho.

Materiais: Caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Minha amada imortal

  1. Assista o filme com os alunos e comente sobre este.
  2. Depois peça que os alunos faça uma lista de fatores que influência na hora de empregar os surdos.
  3. Depois comente com os alunos explicando.

Filmes sobre Surdez: Cegos, Surdos e Loucos (1989)

Um crime é cometido nas imediações da banca de jornal onde o deficiente visual Wally e o deficiente auditivo Dave trabalham. Eles testemunham o assassinato, mas a polícia os coloca na lista de suspeitos.

Sinopse do filme sobre Surdez: Cegos, Surdos e Loucos (1989)

O dono de uma banca de jornais, Dave Lyons (Gene Wilder), que é surdo, dá um emprego para Wallace “Wally” Karue (Richard Pryor), que é cego. Perto da banca há um assassinato cometido por Eve (Joan Severance), uma matadora profissional, mas a vítima conseguiu se livrar de uma aparente moeda (na verdade um supercondutor de energia) misturando com outras moedas, que haviam na banca. Wally ouviu um tiro e Dave só viu as pernas de Eve, mas quando a polícia chega os dois são presos como suspeitos. Como Eve e seu cúmplice inglês, Kirgo (Kevin Spacey), não encontram na valise da vítima o material “encomendado” pelo mandante, Sutherland (Anthony Zerbe), então Eve e Kirgo se passam por advogados que querem libertar os acusados, pois têm certeza que a “moeda” está com eles. Mas Wally e Dave fogem e são perseguidos, pela polícia e pelos bandidos.

Atividade do filme Cegos, Surdos e Loucos

A sinopse do filme faz com que os alunos possam estabelecer o real significado do filme.

Materiais: caderno dos alunos.

Passo a passo da atividade do filme Cegos, Surdos e Loucos

  1. Assista o filme com os alunos depois comente.
  2. Peça que cada aluno faça uma sinopse do filme em seu caderno.
  3. Logo após gere comentários com os alunos para discutir o filme.

Filmes sobre Surdez: A Vida de Alexander Graham Bell (1939)

Alexander Graham Bell se apaixona por uma jovem deficiente auditiva. Para ajudá-la, inventa um aparelho que telegrafa a voz humana.

Sinopse do filme sobre Surdez: A Vida de Alexander Graham Bell (1939)

Na década de 1870, um homem chamado Alexandre Graham Bell (Don Ameche) se apaixona por uma jovem que sofria de deficiência auditiva. Ele decide criar um aparelho que telegrafasse a voz humana para ajudá-la. Seu invento leva à criação do telefone, e Graham entra em uma batalha judicial pela patente do aparelho que revolucionou o mundo.

Atividade do filme A Vida de Alexander Graham Bell

A tecnologia a favor dos surdos e deficientes auditivos. Imagine um aplicativo que facilita a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. … Quando as pessoas chamam tecnologias como dispositivos e aplicativos móveis de “recursos que mudam a vida”, a expressão geralmente vem acompanhada de uma boa dose de exagero.

Materiais: laboratório de informatica.

Passo a passo da atividade do filme A Vida de Alexander Graham Bell

  1. Assista o filme com os alunos e comente.
  2. Leve os alunos para o laboratório de informatica e peça que eles pesquisem sobre a tecnologia a favor dos surdos.
  3. Depois em sala de aula comente com eles sobre o assunto.

Filmes sobre Surdez: A Vida Secreta das Palavras (2005)

A Vida Secreta das Palavras (La vida secreta de las palabras, no original em espanhol) é um filme espanhol de 2005, dirigido por Isabel Coixet.

Sinopse do filme sobre Surdez: A Vida Secreta das Palavras (2005)

Hannah (Sarah Polley) tem 30 anos, é introvertida, solitária, misteriosa e trabalha numa indústria têxtil. Ela vai passar as férias num pequeno povoado costeiro, em frente a uma plataforma petrolífera. Um incidente faz com que ela permaneça alguns dias na plataforma cuidando de Josef (Tim Robbins), que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente. Com ele trabalham vários outros homens, cada um com uma personalidade marcante.

Atividade do filme A Vida Secreta das Palavras

A atividade de Verdadeiro ou Falso faz com que os alunos aumente o conhecimento sobre o filme.

Materiais: Folhas com questões.

Passo a passo da atividade do filme A Vida Secreta das Palavras

  1. Elabore as questões de V ou F sobre o filme e leve a sala de aula.
  2. Assista o filme com os alunos e depois peça que eles de a opinião sobre o filme.
  3. Entregue as questões aos alunos, para reponderem e justificarem quando for falsa.

FIM

Bom aqui estão dez filmes sobre Surdez com atividade, espero que tenham gostado, compartilhe em redes sociais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.