10 livros sobre Ciência Política

0
197

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre Ciência Política que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Ciência Política. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Ciência Política

Resultado de imagem para ciencia política

Estudar Ciência Política é fundamental para a sociedade, pois é através dessa ciência que é possível compreender a estrutura de funcionamento do Estado e a forma como este se organiza politicamente. Difícil de ser conceituada, a ciência política pode ser entendida como a ciência do Estado, voltada para o entendimento das ideias e teorias que passam por essa temática.

Lista de livros sobre Ciência Política

Ciência e Política: Duas Vocações – livros sobre ciência política

Autor: Weber, Max

Sinopse: Nesta obra Max Weber nos apresenta dois ensaios, ‘A ciência como vocação’ e ‘A política como vocação’, que contribuem para o estudo da prática científica e como ela foi essencial para o desenvolvimento da racionalidade humana. O autor ainda analisa as condições e o funcionamento do Estado moderno. Weber também ressalta o papel da sociologia nos conceitos de verdade, autoridade e legitimação de poder.

Teoria Geral do Estado & Ciencia Politica – livros sobre ciências políticas

Autor: Ribeiro Jr,Joao

Sinopse: A Teoria Geral do Estado considera a sociedade política de uma maneira geral e abstrata, sem se preocupar com a observação fixada em determinado modelo de Estado, preso no tempo e no espaço.

Manual de Filosofia Política – Para Os Cursos de Teoria do Estado e Ciência Política – livros sobre ciências políticas

Autor: Frateschi,Yara / Melo,Rúrion Soares / Caldeira Ramos,Flamarion

Sinopse: O ‘Manual de Filosofia Política’ apresenta ao leitor uma visão sobre os momentos mais impactantes da história dessa disciplina, apontando os desdobramentos ainda presentes no debate contemporâneo. Não se trata de mero resumo das principais correntes e pensadores, mas de uma exposição crítica dos recortes mais expressivos dessa história.
Estruturado em doze capítulos, o livro percorre a obra de autores emblemáticos como Cícero, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Hobbes, Locke, Maquiavel, Marx, Hegel, Weber, Rousseau e Kant. A exposição de temas fundamentais para a formação humanística do leitor (republicanismo, contratualismo, liberalismo clássico e contemporâneo, socialismo, entre outros) contribui para uma compreensão global e participativa das mudanças enfrentadas pelo homem e, consequentemente, pelo mundo em que vive.

A Relevância da Ciência Política – livros sobre ciências políticas

Autor: Soares,Glaucio Ary Dillon

Sinopse: O presente livro tenta traduzir a dimensão do patrimônio intelectual deixado por Olavo Brasil de Lima Júnior. O desafio dos autores que participam deste volume é ajudar a transmiti-lo às gerações presentes e futuras. Olavo foi um fértil e criativo pensador, tendo emprestado para o desenvolvimento da ciência política uma contribuição excepcional. Sua dedicação, inesgotável, muito colaborou para o fortalecimento da Pós-graduação no Brasil, através principalmente do IUPERJ – Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, que produziu sob sua exigente orientação uma constelação de brilhantes pesquisadores.

Lições Esquematizadas de Ciência Política e Teoria Geral do Estado -livros sobre ciências políticas

Autor: Friede,Reis

Sinopse: O Direito Constitucional brasileiro nunca esteve tão presente nas discussões que envolvem a vida dos brasileiros como nos últimos tempos. A ocorrência de fatos políticos e sociais recentes despertou nos brasileiros o interesse, cada vez mais latente, de conhecer a Constituição Brasileira e discutir seus principais temas. No mesmo sentido, os operadores do direito, especialmente após a Constituição Federal de 1988, têm buscado fundamentar suas posições no direito constitucional.
O presente livro trata dos principais pontos do Direito Constitucional. A obra aborda em seu capítulo inicial a Teoria do Estado, o que proporciona a compreensão de como esse fenômeno se constituiu. Na sequência há a análise da Teoria da Constituição, a fim de estudar os principais pontos a respeito desse documento que dá forma jurídica ao Estado. Nos capítulos que seguem, houve a opção pela adoção da sequência dos principais temas de Direito Constitucional e que estão presentes no texto constitucional de 1988. Assim, a obra contempla a análise: dos princípios fundamentais; dos direitos fundamentais; da forma federal de Estado e o a organização do Estado brasileiro sob a ótica federalista; o Poder Legislativo, Executivo e o Judiciário; e o controle de constitucionalidade.
Ajustada às principais discussões jurídicas a respeito dos temas, a presente obra destina-se ao público em geral, que deseja obter conhecimento a respeito do Direito Constitucional, e aos estudantes e profissionais do direito.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

A Ciência Da Política – Uma Introdução- livros sobre ciências políticas

Autor: Gianturco, Adriano

Sinopse: Todos têm suas opiniões sobre como a política deveria ser. Mas quase ninguém se preocupa em estudar como a política realmente funciona. É como prescrever um medicamento sem antes fazer o diagnóstico!

Focar em como a política deveria ser é o papel da Filosofia Política. A Ciência Política, ao contrário, foca em como a política é de fato, para só depois, eventualmente, fazer prescrições. É essa a intenção deste manual.

Aqui você irá aprender Ciência Política, a fazer o diagnóstico; irá aprender que o Estado surge como Bandido Estacionário; que os impostos não existem para dar serviços, mas porque são um tributo imposto pelo vencedor à vítima; que existe um nível ótimo de tributos (Curva de Laffer), mas que estamos além dele por motivos políticos; que lobismo e corrupção ocorrem por causa de Rentseeking e Renda Política; que a regulamentação surge por causa de Captura, Bootleggers and Baptists e Money for Nothing; que o orçamento tende sempre a estourar pelos Custos Difusos & Benefícios Concentrados e pelo Dilema do Jantar; que todos os sistemas eleitorais são imperfeitos, que as campanhas eleitorais são muito bem planejadas por meio da Definição da Agenda e do Political Business Cycle; que seu voto tem pouquíssimas chances de mudar o resultado; que as eleições são decididas pelo Teorema do Eleitor Mediano, pelo Win-Set e pela Vantagem do Incumbente; que as minorias organizadas tendem a ganhar perante a maioria desorganizada; que movimentos sociais e revoluções tendem a frear seus ímpetos, a se hierarquizar pela Lei de Ferro da Oligarquia, e que as elites tendem a se manter no poder; que troca de favores para passar um projeto de lei não é uma anomalia, mas uma necessidade chamada Logrolling; que existe até uma “fórmula matemática” para formar governos de coalizão; que estudar política não é “achismo”, mas uma ciência.

Ciência Política – Estado & Justiça- livros sobre ciências políticas

Autor: Paula,Jônatas L. M. De

Sinopse:Sim, é possível obter correlacionar a Filosofia com a História das Doutrinas Políticas e daí extrair (uma) Ciência Política. Filosofar significa abstrair o objeto cognoscente. Filosofar sobre a História das Doutrinas Políticas é abstrair os seus conceitos, princípios e significados, e interagi-los com os demais ramos das Ciências Sociais Aplicadas, e em torno disso construir uma Ciência Política.
A Ciência Política não se confunde com a Teoria do Estado ou com o Direito Constitucional ou até mesmo com a Ordem Jurídica. Sem se preocupar em saber quem surgiu primeiro – o Estado ou o Direito -, o fato é que ambos decorrem de uma Ciência Política, mais especificadamente de qual doutrina política foi posta em prática.
Por outro lado, é possível a Ciência Política ampliar seu espectro de abstração, a fim de interagir com outros institutos de Ciências Sociais Aplicados. Neste aspecto, não se especula mais uma doutrina política em si (p. ex. Marxismo, Liberalismo, Democracia, Totalitarismo), mas, isto sim, construir uma Ciência Política, cujas determinações procurariam deveriam estar assim pautados: o pensamento político greco-romano; o pensamento cristão medieval; o pensamento renascentista; o pensamento racionalista; o pensamento empirista; o pensamento moderno; o pensamento marxista; o pensamento liberal; o pensamento socialista; o pensamento social democrata; e o pensamento globalizado. Certamente a necessidade de estipular conceitos firmes, para que se apresentem como marcos delimitadores científicos, irão fomentar a construção de uma Ciência Política voltada para a sua evolução histórica

Introdução À Ciência Política – Teorias, Métodos e Temáticas- livros sobre ciências políticas

Autor:FERNANDES,ANTÓNIO JOSÉ

Sinopse:A análise e descrição do conceito, evolução, teorias, métodos, técnicas e temáticas da Ciência Política contemporânea são o produto de um experiência científica e pedagógica desenvolvida durante mais de uma década sobretudo na Universidade do Minho, mas são também o resultado de uma reflexão sobre as diversas perspectivas de observação, comparação e sistematização dos factos e acontecimentos políticos.
A finalidade deste livro é essencialmente didática e pedagógica, na medida em que se procura colocar à disposição dos estudiosos dos fenômenos políticos uma abordagem sistemática dos diversos itens que integram a temática da Ciência Política, inserindo-os em dezassete capítulos concernentes ao conceito, objecto e evolução da Ciência Política, aos métodos e técnicas de observação e análise em Ciência Política, ao conceito de Estado, sua formação e evolução, às características e categorias dos Estados modernos, aos fins e funções do Estado, aos regimes políticos e sistemas de governo, à relação do Estado com o sistema político, aos grupos de interesses e pressão, aos sistemas de partidos e grupos parapolíticos, aos sistemas eleitorais, à inter-relação dos sistemas políticos, dos sistemas de partidos e dos sistemas eleitorais, e às ideologias e o poder.

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo – Col. A Obra Prima de Cada Autor 49 – livros sobre ciências políticas

Autor:Weber, Max

 

Sinopse:Em um momento no qual as Ciências Humanas se encontravam em efervescência, as teorias de Max Weber tornaram-se fundamentais. Sua corrente de pensamento, que delineava o processo de racionalização e a análise da sociedade moderna e capitalista, aparece como uma verdadeira síntese da tradição científica e filosófica da Alemanha moderna. Em A ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber delineia as relações entre o protestantismo ascético e o estabelecimento do capitalismo, discorrendo sobre a doutrina calvinista da predestinação e a conseqüente interpretação do êxito material como garantia da graça divina.

O Capital – livros sobre ciências políticas

Autor:Marx, Karl

Sinopse:Na lista dos grandes pensadores modernos do Ocidente, fatalmente se encontra o nome de Karl Marx. “O Capital” é o seu trabalho mais ambicioso, o que custou a ele mais de 20 anos de estudo e preparação. O resultado é que “O Capital”, hoje, mais de um século após sua conclusão, está presente nos mais diferentes espaços do estudo social e econômico.
Seus ensinamentos constam em grande parte das grades curriculares das universidades em todo o mundo – não só das ciências humanas e econômicas – e até mesmo no Ensino Médio. Ao esmiuçar o capitalismo, com o estudo de seus múltiplos componentes (social, jurídico, econômico, filosófico etc.), Marx fez da sua obra uma ferramenta de análise crítica, teórica e prática do capitalismo

Fonte

Boca nervosa, link:http://boca-nervosa.blogspot.com.br/2008/09/importncia-do-estudo-da-cincia-poltica.html

FIM

Bom pessoal, é isso!

Se você gostou da lista, não deixe de comentar e compartilhar.

Não gostou de algo? Comente e nos ajude a construir um texto melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here