10 livros sobre Religião

0
118

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre Religião que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Religião. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Religião

A religião é um ponto importante de apoio do ser humano, e por isso, um dos elementos de maior influência na vida social. Diversos acontecimentos, bons ou ruins, foram motivados por questões religiosas, tamanha a sua relevância na sociedade. Há religião em todas as sociedades, independente da localização, ou seja, é um elemento incrustado na vida dos indivíduos e que surge em todos os meios sociais e culturais, embora se apresente de maneiras diferentes por conta da diversidade cultural.

Lista de livros sobre Religião

Cristianismo Puro E Simples – livros sobre religião

Autor: C.s. Lewis

Sinopse: Em um dos períodos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, C.S. Lewis foi convidado pela BBC a fazer uma série de palestras pelo rádio com o intuito de explicar a fé cristã de forma simples e clara. Mais tarde, ajustado pelo próprio Lewis, esse material daria origem a Cristianismo puro e simples, um grande clássico da literatura.

Na obra mais popular e acessível de seu legado, Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã, gradativamente conduzindo o leitor a temas mais profundos e complexos, provocando reflexão e debate. Nesta edição especial e com tradução de uma das maiores especialistas em Lewis do Brasil, você vai encontrar as palavras que encorajaram e fortaleceram milhares de ouvintes em tempos de guerra — e ainda reverberam mais de 70 anos depois.

A Essência do Budismo – livros sobre religião

Autor: Prophet,Elizabeth Clare

Sinopse: Em A essência do budismo, Elizabeth Clare Prophet utiliza ensinamentos e histórias do budismo tradicional e moderno para mostrar como podemos começar a percorrer o caminho que nos conduz de onde estamos hoje até a completa iluminação búdica.

Os dez passos apresentados pela autora nos conduzem a um caminho de iluminação que ultrapassa os limites impostos por nossa condição material. Eles nos guiam a uma espiritualidade com parâmetros elevados, independentemente da religião que o leitor professe, e são capazes de transformar nossa relação com as pessoas e todos os outros seres.

O Segredo Judaico de Resolução de Problemas – livros sobre religião

Autor: Bonder,Nilton

Sinopse: Os judeus, em seu longo e atribulado percurso, experimentaram inúmeras situações de ameaça à sobrevivência, tanto do ponto de vista individual como coletivo. Tais vivências deram origem a uma refinada perspicácia, uma espécie de feeling particular que os próprio judeus passaram a chamar de Ídiche Kop – ‘cabeça de judeu’.

Sua característica mais marcante é a ousadia radical com que questiona o impossível e o inexorável e defende a permanência no jogo, precisamente quando tudo já parece perdido. Através de anedotas e pequenos contos, este livro decodifica a sapiência em quatro diferentes dimensões – o Aparente do Aparente, O Oculto do Aparente, O Aparente do Oculto e o Oculto do Oculto -, revelando mundos que se interceptam numa tessitura extremamente complexa e delicada, cujo equilíbrio demanda por vezes a prevalência do tolo sobre o sábio, e do silêncio sobre a resposta.

O Candomblé Bem Explicado – livros sobre religião – livros sobre religião

Autor: Kileuy,Odé / Oxaguiã,Vera de

Sinopse: Para mais bem compreendermos uma cultura, devemos conhecer um pouco de seu idioma. E, para essa viagem, é necessário que tenhamos na bagagem um bom repertório de palavras (quanto maior, melhor), o que será útil na hora de nos comunicarmos, de lermos e por fim de termos uma noção básica desse novo universo — seja ele um país ou uma religião.
O que é o candomblé? A história do candomblé é uma história não-escrita, por isso, a cada dia, ela é redescoberta e recontada para que dúvidas da comunidade praticante sejam esclarecidas e mais luz seja jogada sobre o preconceito que ainda sofre essa religião em nosso país. No Brasil, o candomblé surgiu através da herança cultural trazida pelos africanos escravizados e foi devidamente adaptada às condições da então colônia.
‘O Candomblé bem Explicado’ é resultado da pesquisa de um babalorixá e de sua filha-de-santo que, motivados por sua própria experiência prática, decidiram elucidar conceitos e temas bastante recorentes no cotidiano religioso dos que pertencem às três nações analisadas com maior enfoque nesta obra — Bantu, Iorubá e Fon —sem que, no entanto tenham até o momento sido objeto de aprofundadas reflexões teóricas. Todas as questões apresentadas no livro seguem pautadas pelos patamares religiosos. Em suas pesquisas, os autores descobriram infinitas diversidades e conceitos simbólicos que explicam, por exemplo, o uso de objetos, as características e funções variadas dos itens que participam do candomblé e são pouco explicados

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

O Santo e o Sultão – As Cruzadas, o Islã e A Missão de Paz de Francisco de Assis – livros sobre religião

Autor: Acatu

Sinopse: O Santo e o Sultão’ mostra uma luz na visão da força espiritual que transcende o conflito. Por meio deste livro, os leitores podem aprender não apenas sobre acontecimentos ocorridos na Idade Média, mas também uma lição pacificadora de importância para ambos, ocidentais e muçulmanos, que buscam criar uma melhor compreensão da religião e das barreiras culturais de cada um que simplesmente velarizar um ou outro.

O Livro Essencial de Umbanda – livros sobre religião

Autor: Barbosa Júnior,Ademir

Sinopse:  Umbanda é uma das religiões que mais cresce no país. Aliando o culto a entidades e orixás com a prática da caridade e atendimento fraterno a milhares de pessoas que procuram diariamente terreiros em todo o país, a Umbanda vem conquistando novos adeptos a cada dia.
Neste livro, Ademir Barbosa Júnior desvenda conceitos trazidos pela Umbanda fazendo com que o leitor possa conhecer e se aprofundar de uma maneira clara e objetiva nos principais elementos desta religião, tais como:
Orixás – Espíritos – Guias e Guardiões – Linhas da Umbanda – Esquerda e Direita – Pontos – Oferendas e firmezas – Terreiro – Giras – Banhos, velas e ervas – Orações – Mediunidade – Reencarnação – Ação e Reação – Oxalá – Ogum – Oxóssi – Xangô – Oxum – Iansã – Nanã – Obaluaê – Exu – Oxumaré – Obá – Ibejis – Ossaim – Euá – Orunmilá – Iemanjá – Yori – Yorimá – Baianos – Cangaço – Boiadeiros – Marinheiros – Ciganos – Exu Mirim – Pombogira – Caboclo – Pretos-Velhos

O Livro Dos Espíritos – livros sobre religião

Autor: Kardec,Allan

Sinopse: Contendo os princípios doutrinários, é o marco inicial da Codificação Espírita. Com o didático método de entrevista, Kardec apresentou 1018 perguntas aos Espíritos, obtendo, de diversos médiuns, claras e elucidativas respostas, atualizadas até aos nossos dias.
Esta obra indispensável, é dividida em quatro grandes partes, abrangendo os temas fundamentais de nossa vida: As Causas Primeiras – Deus, o Universo, a Criação e o Princípio Vital; o Mundo dos Espíritos – Imortalidade da Alma, natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, reencarnação; as Leis Morais, sendo Jesus considerado o modelo da perfeição moral para a Humanidade; e Esperanças e Consolações, com análise das penas e gozos terrestres e futuros

A Essência do Xintoísmo – A Tradição Espiritual do Japão

Autor: Yamakage,Motohisa

Sinopse: No Japão ancestral, quando predominava o xintoísmo e a atividade econômica era basicamente a agricultura, os japoneses tinham uma percepção profunda das leis da natureza e dos mistérios do mundo natural. Eles viviam com um sentimento de respeito e gratidão em relação a esses mistérios e expressavam essa sensibilidade por meio dos mitos e dos rituais. Essa é a essência do xintoísmo.
Este livro tem o privilégio de ser a primeira obra traduzida para o português que aborda com profundidade essa religião. Até então se falava apenas da manifestação externa do xintoísmo, não permitindo ao leitor uma análise mais profunda da sua filosofia. Em A Essência do Xintoísmo, porém, o autor transmite aos leitores, de maneira clara e envolvente, as bases desse caminho espiritual, que foi o alicerce da nação japonesa e de todas as artes marciais criadas no Japão.
Os praticantes de artes marciais brasileiros finalmente têm em mãos um texto de qualidade sobre o xintoísmo, com o qual poderão entender melhor os ensinamentos dos fundadores dessas artes, uma vez que a maioria deles era xintoísta. Esta também é uma obra importante para quem se interessa por filosofia e religiões em geral. Portanto, para todos os que praticam artes marciais japonesas ou simplesmente querem conhecer as suas raízes, esta é uma leitura obrigatória.

Mulheres Religião E Poder – Ensaios Feministas- livros sobre religião

Autor: Zeus Livros

Sinopse: Convicções e temperos feministas, apesar de seu sabor e inegável importância para muitas pessoas, não são apreciados nos lugares de poder político e religioso da grande maioria dos países latino-americanos. Sem dúvida, as pessoas se sustentam nas convicções temperadas por muitos condimentos curtidos ao longo de séculos e culturas. Os temperos são múltiplos e variados e surgem das necessidades dos diferentes contextos históricos.

Há um tempero contemporâneo chamado feminismo, o qual, preparado por mulheres de certa estirpe, na maioria das vezes é rejeitado nos cardápios dos principais lugares de dominação masculina e muito especialmente nos espaços religiosos do cristianismo. O condimento feminista é forte, uma mistura de azedume e ardência picante, além de doçura.

As crenças religiosas e seus temperos emocionais têm a ver com nosso corpo, com nossas opções, com nossas políticas, nossos direitos, sobretudo por intermédio de nossas emoções herdadas e adquiridas. O caminho da consciência e da mudança é longo. Percorremos apenas algumas pequenas avenidas, sabendo que estão interligadas a muitas outras, a ruas, a vielas, a buracos escondidos, a vias sem saída, a praças abertas às brincadeiras das crianças e aos namorados que nutrem seus sonhos de amor.

Depois desse aperitivo, ofereço-lhes a comida preparada com ternura e cuidado; ao saboreá-la, as leitoras/es poderão até descobrir as formas de melhorá-la introduzindo novos condimentos e formas de preparo.

A Cabana – Guia de Estudos – Encontrando A Cura Para A Perda, o Trauma e A Dor – livros sobre religião

Autor: Young,William P. / Robison,Brad

Sinopse: Em 2014, na Bienal do Livro de São Paulo, Klara Castanho foi pedir um autógrafo para Luiza Trigo, que estava lançando seu novo livro. Desse encontro nasceu uma amizade. Um ano depois, inquieta e cheia de ideias, Klara pediu ajuda de Luiza com o conteúdo de um programa jovem de entrevistas que planejava fazer na internet, baseado no que via no dia a dia. Depois de trabalhar um pouco no que Klara havia escrito, Luiza sugeriu: “Que tal pegarmos esses textos e transformarmos em um livro?”. Klara adorou.

Assim surgiu a história de Giovana, uma garota que acaba de se mudar com a família para São Paulo e que, de quebra, precisa encarar os dilemas da adolescência. Obedecer sempre aos pais controladores ou se aventurar em busca de independência? Ignorar suas convicções para andar com o grupinho popular do colégio, ou isolar-se com a amiga tímida e solitária? Viver um grande amor e perder o amigo, ou contentar-se com a friendzone? O resultado disso tudo são situações e personagens coloridos e autênticos, já que suas dúvidas, erros e acertos foram inspirados nas vivências das próprias autoras. E isso mostra um pouco do motivo pelo qual elas compartilham a paixão pela leitura: com ficção podemos exprimir grandes verdades.

Fonte

Alto Astral, link:https://www.altoastral.com.br/religiao-formacao-individuo/

FIM

Bom pessoal, é isso!

Se você gostou da lista, não deixe de comentar e compartilhar.

Não gostou de algo? Comente e nos ajude a construir um texto melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here