10 livros sobre Sociologia

0
165
10 livros sobre Sociologia 1

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre Sociologia que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Sociologia. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Sociologia

Podemos definir a sociologia como uma ramificação das ciências sociais que visa o estudo da sociedade e das suas estruturas sociais: produção, distribuição e consumo de bens, a relação entre consumo, desigualdades sociais e poder.

Lista de livros sobre Sociologia

O Livro da Sociologia – As Grandes Ideias de Todos Os Tempos-livros sobre sociologia

Autor: Globo,Editora

Sinopse: Oitavo volume da coleção As grandes ideias de todos os tempos apresenta diversos pensadores que se dedicaram entender como as sociedades funcionam.
Os seres humanos se organizam em grupos desde os primórdios de sua existência, no entanto, o estudo das relações entre os indivíduos em uma sociedade é recente. Com O livro da sociologia você vai conhecer melhor diversas teorias sobre o funcionamento das sociedades e como as pessoas podem torná-las melhores.
Escrito por professores e pesquisadores, o livro apresenta as ideias de fundadores da sociologia como Émile Durkeim, Karl Marx e Max Weber, sem deixar de fora autores em atividade como Judith Butler, Zygmunt Bauman e Richard Sennett. Cada artigo inclui uma mini-biografia do pensador e linhas do tempo que contextualizam suas ideias de acordo com o momento histórico.
A linguagem simples e o projeto gráfico dinâmico que marcam a coleção “As grandes ideias de todos os tempos” mostram como os conceitos sociológicos estão ligados a situações do nosso dia a dia. Sem complicar, O livro da sociologia é uma leitura prazerosa e informativa que vai agradar aos curiosos e ajudar os estudantes.
Dividido em oito partes, O livro da sociologia aborda temas como: as desigualdades sociais, a vida moderna, cultura e identidade, o papel das instituições e família e sociedade. Quem acha que a sociologia estuda apenas a lutas de classes e relações econômicas, irá se surpreender com uma ciência humana que explora diversos aspectos de nossas vidas.

Sociologia – Introdução À Ciência da Sociedade  – livros sobre sociologia

Autor: Cristina Costa

Sinopse: Este livro parte de uma extensa pesquisa com professores da área, por isso traz diversas inovações que irão tornar o seu trabalho muito mais leve, dinâmico e atrativo para os alunos.Conheça seus principais diferenciais: seu projeto gráfico foi pensado para apresentar os assuntos de modo mais assertivo, possui linguagem mais acessível para estimular o estudo autônomo, conteúdos reorganizados para atender às exigências do Ensino Méido atual e responder as questões do mundo atual como globalização, tecnologias e minorias, possui seu embasamento na análise crítica e histórica do pensamento sociológico, incentiva discussões para que o aluno possa compreender a sociedade em que vive, discorre sobre os conflitos contemporâneos por meio de temas veiculados na mídia para incentivar o posicionamento do aluno, grande variedade de exercícios, suas atividades estimulam a interiorização de conceitos além de valorizar a perspectiva interdisciplinar com História, Geografia e Filosofia.

As Etapas do Pensamento Sociológico – livros sobre sociologia – livros sobre sociologia

Autor: Aron,Raymond

Sinopse: A lucidez elegante, a critica aguda e a argumentação clara conjugaram-se nesta obra, na qual são retraçados os grandes caminhos através dos quais teve origem e se consolidou o pensamento sociológico. O estilo de R. Aron, sua capacidade para captar os aspectos essenciais de um pensador e as características de um período histórico, sem se perder nos meandros dos detalhes irrelevantes, fazem desta obra uma contribuição significativa tanto para a história da sociologia como para uma retomada mais vigorosa do debate sociológico numa nova fronteira, muito além das posições inconsistentes das críticas casuísticas e periféricas.

Sociologia Geral

Autor: Eva Maria Lakatos,‎ Marina de Andrade Marconi

 

Sinopse: Esta edição, revista e ampliada, tem por finalidade atualizar os conhecimentos em uma área dinâmica como a Sociologia, desenvolvendo e complementando partes já analisadas e acrescentando tópicos referentes ao aspecto atual dos movimentos sociais. Por ser uma ciência relativamente nova, a Sociologia tem suscitado grandes controvérsias, com o aparecimento de várias escolas e correntes de pensamento, cujas construções teóricas subordinam-se a diferentes posicionamentos metodológicos e criam uma linguagem particular, nem sempre de compreensão fácil para os não iniciados. Assim, a natureza e o caráter dinâmico da Sociologia dificultam seu estudo, sobretudo àqueles que mantêm seu primeiro contato com esse ramo do conhecimento. Tendo em vista diminuir esses problemas e permitir um acesso mais fácil aos grandes temas sociológicos é que este livro foi escrito. Nele as questões centrais da Sociologia são mostradas e colocadas, sem sectarismos, umas frente às outras, familiarizando o leitor com o mundo sociológico e com seus grandes nomes, ao mesmo tempo que, não ficando apenas em um plano abstrato, é enriquecido com inúmeras situações extraídas do mundo real. No final encontra-se um glossário de termos e expressões mais usualmente utilizado s em textos de Sociologia.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Textos Básicos de Sociologia – de Karl Marx A Zygmunt Bauman – livros sobre sociologia

Autor: Castro, Celso

Sinopse: 24 textos fundamentais de grandes autores da sociologia, de Marx a Bauman
Karl Marx / Friedrich Engels / Émile Durkheim / Georg Simmel / Max Weber / Alfred Schutz / Norbert Elias / Erving Goffman / Howard Becker / Pierre Bourdieu / Zygmunt Bauman / C. Wright Mills / William Foote Whyte
Esse livro fornece uma visão abrangente das principais questões com as quais a sociologia tem lidado. Além de uma introdução à história do pensamento sociológico, essa antologia tem como objetivo estimular a reflexão crítica a respeito de aspectos fundamentais do mundo em que vivemos.
Essa edição inclui ainda: introdução aos autores e aos textos, questões para discussão em sala de aula e indicações de leitura complementar.

Sociologia e Antropologia – livros sobre sociologia

Autor: Mauss,Marcel

Sinopse: Poucos ensinamentos permaneceram tão esotéricos epoucos, ao mesmo tempo, exerceram uma influência tão profunda quanto o de Marcel Mauss. Esse pensamento às vezes opaco por sua densidade mesma, mas inteiramente atravessado de cintilações, esses caminhos tortuosos que pareciam se perder no momento em que o mais inesperado dos itinerários conduzia ao núcleo dos problemas, somente aqueles que conheceram e escutaram o homem podem apreciar plenamente sua fecundidade e fazer o balanço de sua dívida em relação a ele.
Este livro traz uma reunião de ensaios tornando este volume um guia inestimável para nos conduzir ao núcleo do pensamento de Marcel Mauss e a oportunidade de entrar no período de constituição da sociologia e da antropologia, quando, ainda irmãs siamesas, começam a se consolidar como disciplinas.

Da Divisão do Trabalho Social – livros sobre sociologia

Autor: Durkheim ,Émile

 

Sinopse: Um clássico da Sociologia!
Na presente obra, o objetivo a que se propõe Durkheim é determinar a causa do desenvolvimento da divisão do trabalho nas sociedades modernas e dos desregramentos que aparentemente advêm desse progresso. Aqui, não se trata da divisão do trabalho que tem por objetivo o aumento da produtividade. Trata-se, antes, do modo de organização geral de uma sociedade, com funções cada vez mais especializadas, e que também abarca a divisão do trabalho do ponto de vista econômico. Para Durkheim, este é um fenômeno social, que deve ter causas sociais. E o que ele faz é buscar essas causas.
A versão aqui apresentada é a segunda edição (revista) desta sua obra, e inclui os prefácios da primeira (1893) e da segunda edição (1902). Neles já se encontra uma diferença: enquanto no prefácio da primeira edição vislumbra-se o desejo de constituir uma ciência que tenha objetivo e métodos próprios, procurando compreender um fenômeno social pela busca de suas causas na sociedade, no da segunda edição, essa perspectiva é ampliada. Durkheim aponta o que vê como uma solução para os estados de desordenamento social que então observava: as corporações profissionais, grupos no interior dos quais os indivíduos mantêm alguma identidade e algum sentimento e percepção da solidariedade de que fazem parte, e que serviriam de intermediários entre eles e um Estado forte, necessário para a manutenção da coesão social.
Leitura indispensável para estudiosos, profissionais, estudantes e demais interessados nos fenômenos sociais, particularmente das áreas da Sociologia, da Economia, das Ciências Políticas e do Direito.

Sociologia Para Leigos

Autor: Gabler,Jay

Sinopse: A sociologia é o estudo científico da sociedade – de pessoas interagindo em grupos, desde os pequenos círculos sociais até a sociedade global. Os sociólogos coletam informações sobre o mundo social e as analisam sistematicamente a fim de compreender o fenômeno social e a mudança histórica. Muitos sociólogos são acadêmicos – tentando entender a sociedade apenas para entendê-la-, mas muitos trabalham em corporações, organizações governamentais e organizações sem fins lucrativos tentando entender (e ajudando a resolver) problemas sociais específicos.
Tipos de análise Sociológica:
Não há uma maneira correta de se olhar para a sociedade; a fim de entender como ela funciona, os sociólogos usam uma série de técnicas e abordagens diferentes. Estas são as cinco abordagens mais comuns, e geralmente são usadas em combinação umas com as outras.
* Análise quantitativa é o estudo da sociedade usando números e estatísticas; por exemplo, considerando a renda das pessoas (um número em dólares, digamos) em relação à sua educação (um diploma, ou em números de anos).
* Análise qualitativa é o estudo da sociedade por meio do qual se conhecem em detalhes as pessoas e as situações; em seguida, estas são descritas por palavras: por exemplo, entrevistando pessoas sobre suas experiências no trabalho e no mercado de trabalho.
* Análise macrossociológica olhar o “panorama total” que inclui a mudança histórica ao longo de dezenas ou centenas de anos, a ascensão e a queda dos sistemas políticos ou da hierarquia de classe.
* Análise microssociológica envolve olhar as interações de pessoa para pessoa, entre indivíduos: por exemplo, como as pessoas negociam situações sociais como as entrevistas de empregos ou os confrontos pessoais.
* Análise de rede significa examinar os padrões dos laços sociais entre as pessoas em um grupo e o que eles significam para o grupo como um todo.

O Que É Sociologia – livros sobre sociologia

Autor: Martins,Carlos Benedito

Sinopse: Para alguns, ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes; para outros, é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. Como compreender as diferentes avaliações que a sociologia recebe? Debatendo a dimensão política dessa ciência, o autor reflete em que medida as teorias sociológicas contribuem para manter ou alterar as relações de poder da sociedade.

O que Faz o Brasil; Brasil?

Autor: Da Matta,Roberto

Sinopse: Com a exposição e análise das mais expressivas manifestações culturais brasileiras, formadoras da nossa identidade como nação, Roberto DaMatta, um dos mais importantes antropólogos do país, procura responder, com simplicidade e na melhor tradição da Antropologia Social, a pergunta título de seu livro O que faz o brasil, Brasil?, ilustrado por Jimmy Scott.
Sem a pretensão de trazer uma explicação exaustiva ou uma versão definitiva sobre o que é o Brasil, esse livro proporciona ao leitor a surpresa de um verdadeiro encontro. O que faz o brasil, Brasil? é justamente aquilo que faz com que nos reconheçamos como brasileiros nos mínimos e mais variados gestos. Ao examinar nossos grandes acontecimentos como o Carnaval, o Dia da Pátria, as procissões religiosas, nossos hábitos alimentares, o futebol, a política e as artimanhas de seus representantes, a economia, o jeitinho com que driblamos as dificuldades – todos elementos formadores da nossa brasilidade – , Roberto DaMatta tenta explicar como os vários brasis se ligam entre si, fazendo ver que é através da cultura, por mais variada e extensa que seja, que uma sociedade se expressa e pensa sobre si mesma.

Fonte

Portal da Eduucação, link:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/sociologia-sua-importancia-para-o-entendimento-das-pessoas-e-do-mundo/51305

FIM

Bom pessoal, é isso!

Se você gostou da lista, não deixe de comentar e compartilhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here