0 Shares 61 Views 1 Comments

Dia do Cliente – Plano de Aula

Bellini Bellini
Sep 12, 2017
61 Views 1

Olá, hoje nosso tema será sobre o Dia do Cliente. Confira o plano de aula e boa leitura!

15 de setembro – Dia do Cliente – Plano de Aula

O dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro, se configurando como uma excelente oportunidade para trabalhar em sala de aula os direitos do consumidor. Assim, o professor ou pedagogo pode desenvolver nos alunos noções de direitos e cidadania através da discussão do tema. Sugerimos um trabalho com o Código de Defesa do Consumidor.

Dia do Cliente

Nesta atividade habilidades de leitura, escrita e criatividade serão trabalhadas. As disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, espanhol e história poderão se beneficiar desta proposta pedagógica.

Brainstorm Para o Dia do Cliente

Para este brainstorm, o professor mostrará diversas imagens de comércios, lojas, supermercados, pessoas comprando e pagando. Em seguida, irá perguntar aos alunos quem é o responsável pelo consumo de todos os produtos dentro da área comercial.
Assim que o nome CLIENTE surgir, o professor irá apresentar a data comemorativa do dia. Os alunos deverão anotar no quadro tudo o que sabem sobre ser cliente e com as ideias no quadro conversarão sobre o tema.

Atividade de Leitura Pra o Dia do Cliente

Para a atividade de leitura, sugerimos que o professor trabalhe com os alunos o Código de Defesa do Consumidor brasileiro. Apesar de ser um texto jurídico e técnico, a leitura dos capítulos mais relevantes auxiliará a aproximação do aluno com o sistema de leis no Brasil. O professor poderá fazer uma leitura dinâmica, explicando cada parte do código e deixando com que os alunos estejam livres para questionamentos ou comentários.

Produção Textual Para o Dia do Cliente

Para a atividade de produção escrita, os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo será responsável por conceituar elementos importantes para o cliente, como: o produto a ser comprado, lojas, necessidade de mercado e os direitos do consumidor.

Dia do Cliente

Após esta etapa de produção escrita, os alunos deverão reunir os textos criados por cada grupo, criando um livro com a seguinte temática: “O cliente – noções de compra e direitos do consumidor”. Os alunos estarão livres para ilustrarem e colorirem o livro criado e deverão dispor de folhas em branco, lápis de colorir, canetas, revistas, tesoura e cola.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia do Cliente

Como feedback para esta atividade os alunos poderão criar um cartaz resumindo os direitos do consumidor. Dispondo dos materiais necessários (cartolina, lápis de colorir, canetas, revistas, tesoura, cola) os alunos estarão livres para criarem o conceito artístico no cartaz, reunindo os conhecimentos gerados por esta atividade.
Ao final, o cartaz será fixado ao mural da sala de aula e os alunos poderão classificar a atividade com alguma das ferramentas de feedback no final deste e-book.

 

You may be interested

Dia Mundial sem Carro – Plano de Aula
Datas Comemorativas
6 views
Datas Comemorativas
6 views

Dia Mundial sem Carro – Plano de Aula

Felipo Bellini - Sep 19, 2017

Olá, hoje nosso tema é o Dia Mundial sem Carro, trabalhe a conscientização dos seus alunos. Boa Leitura! 22 de setembro – Dia Mundial sem Carro -…

Dia da Árvore – Plano de Aula
Datas Comemorativas
31 views
Datas Comemorativas
31 views

Dia da Árvore – Plano de Aula

Felipo Bellini - Sep 18, 2017

Olá meus queridos, o nosso tema de hoje será o Dia da árvore. Boa leitura! 21 de setembro – Dia da Árvore - Plano de Aula O…

Dia do Baterista – Plano de Aula
Datas Comemorativas
21 views
Datas Comemorativas
21 views

Dia do Baterista – Plano de Aula

Felipo Bellini - Sep 17, 2017

Olá, hoje vamos falar sobre o Dia do Baterista, confira nosso plano de aula. Tenha uma boa leitura! 20 de setembro – Dia do Baterista - Plano…

Comentário

  1. adorei! Os direitos do consumidor deveriam ser, no mínimo, retratados em uma aula específica como sugere o artigo. Quando o aluno compreende seus direitos como cidadão de forma plena, isso evita com que ele seja apenas mais um na multidão, além de incentivá-lo para descobrir ainda mais sobre seus direitos.

    Reply

Leave a Reply