10 livros sobre Infanto-Juvenil

0
169

Hoje vou apresentar 10 ótimos livros sobre Infanto-Juvenil que podem ser uma ótima introdução para você!

Para falar sobre temas pouco discutidos com profundidade em sala de aula, o demonstre começou uma série com lista de livros, dando continuidade com a lista sobre livros de Infanto-Juvenil. Com o propósito de orientar os discentes e docentes na busca de conhecimento.

10 livros sobre Infanto-Juvenil

A categoria infanto-juvenil é popular entre crianças e jovens, pois todo o seu material é construído pensando nessas faixas etárias. Costumam abordar assuntos do cotidiano de crianças e adolescentes de maneira didática, sendo inclusive uma ótima alternativa para o aprendizado e formação destes. Pensando nisto, listamos 10 ótimos livros sobre Infanto-juvenis que irão auxiliar no processo de introdução à literatura, para além de contribuírem na formação dos jovens intelectual e socialmente.

Lista de livros sobre Infanto-Juvenil

O Doente Imaginário – livros sobre infanto-juvenil

Autor: Molière

Sinopse: Levada ao palco pela primeira vez em 1673, a peça O doente imaginário, de Molière (1622-1673) tornou-se um dos maiores clássicos da comédia, e continua a ser encenada até hoje.

A premiada autora de teatro Marilia Toledo nos oferece agora a sua adaptação da obra, voltada aos jovens, que ressalta toda a graça do original, mantendo-se sempre fiel ao espírito crítico e bem-humorado de Molière.

Além das geniais ilustrações de Laerte, a edição inclui um esclarecedor texto sobre o processo de montagem de uma peça teatral, ideal para jovens que se interessem pelo tema.

A divertida intriga criada por Molière (1622-1673) tem por base o conflito entre a autenticidade e a hipocrisia. No centro da trama está o hipocondríaco Argan, figura ao mesmo tempo simpática e detestável, que permanece como um dos grandes personagens a que o célebre dramaturgo francês deu vida.

Contos da Rua Broca – livros sobre infanto-juvenil

Autor : GRIPARI, PIERRE

Resultado de imagem para Contos da Rua Broca

Sinopse: Nesta obra a criança é convidada a descobrir o mágico universo do imaginário. Uma batata conversa com uma guitarra a respeito de seus amores por um sultão, um diabinho vivia levando bronca, pois só tirava notas altas na escola, e muitas outras loucas histórias divertidas e criativas.

 

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Extraordinário – livros sobre infanto-juvenil

Autor : R.J Palacio

 Resultado de imagem para Extraordinário

Sinopse: Lançado no Brasil originalmente em 2013, Extraordinário é daqueles livros únicos, marcantes, cuja mensagem ressoa com a mesma força não importa quantas vezes você leia. A história de um menino de aparência incomum, mas de coragem e coração enormes: August Pullman, o Auggie, que nasceu com uma severa deformidade facial e agora, aos 10 anos, vai frequentar a escola pela primeira vez.

Um grande passo para qualquer criança e maior ainda para o garotinho cujo maior desejo é ser invisível. Mas Auggie, definitivamente, não nasceu para deixar de ser notado. Enquanto tenta vencer seus medos e se integrar em um mundo completamente novo, sua presença desencadeia as mais diferentes reações — algumas boas, outras nem tanto, mas todas profundamente transformadoras. Um romance comovente, poderoso e impossível de ignorar.

Adaptado para os cinemas e estrelado pelo jovem Jacob Tremblay e por Julia Roberts, Extraordinário é relançado nesta edição especial comemorativa do filme, com novo posfácio da autora, fotos de bastidores e depoimentos que dão conta do impacto da mensagem de Extraordinário na vida dos artistas envolvidos na megaprodução. Um conteúdo inédito e exclusivo.

O Pequeno Príncipe- livros sobre infanto-juvenil

Autor : Antoine de Saint-Exupery

Resultado de imagem para O Pequeno Príncipe

Sinopse: Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tantos milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes? Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas? O pequeno príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.  Amélia Lacombe.

Extraordinárias- livros sobre infanto-juvenil

Autor : Duda Porto de Souza/ Aryane Cararo

Resultado de imagem para Extraordinárias livro

Sinopse: Elas mudaram (e estão mudando) a nossa história. Mas você conhece a história delas?
Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país.

Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem.

Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.

Por que Lutamos?- livros sobre infanto-juvenil

Autor : Niki Walker

Resultado de imagem para Por que Lutamos? livro

Sinopse: Por que conflitos acontecem? Notícias vinte e quatro horas por dia, jornalismo cidadão, internet, viagens internacionais. O mundo é um lugar grande, mas tudo parece mais próximo e mais acessível a nós do que nunca – incluindo conflitos e guerras. Esteja nosso país envolvido neles ou não, cada desentendimento, cada impasse, cada guerra afeta nossa vida de algum modo. Com tantos conflitos pelo mundo, é natural que você se pergunte: ‘Por que lutamos?’.

‘Por Que Lutamos?’ é um livro que permite aos jovens compreender que conflitos podem ser inevitáveis, mas as guerras, não. Ele mostra aos leitores como pequenos desentendimentos progridem, tornando-se maiores e mais sérios; mostra ainda o que há de comum em todos os conflitos e a influência de preconceitos, história, diplomacia, geografia, economia e outros fatores sobre esses eventos.

Comparando os grandes conflitos com os de sua própria vida, os jovens ganham conhecimento para enxergar além das manchetes e ver os conflitos de modo crítico e investigativo.Com base em exaustiva pesquisa e revisado por especialistas, ‘Por Que Lutamos?’ dá aos leitores a voz e a confiança para que conversem sobre o mundo a seu redor.

Contos Infanto Juvenis- livros sobre infanto-juvenil

Autor : Clóvis Oliveira Cardoso

Sinopse: Qualquer criança ou adolescente, gostará desse livro. Todos os contos chegam ao linguajar infanto-juvenil exatamente para que haja uma interligação de fidelidade entre o autor e os leitores. É um livro muito bem elaborado, bem escrito e muito bem encadernado.

O menino do pijama listrado- livros sobre infanto-juvenil

Autor : John Boyne

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito.

Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

A mala de Hana- livros sobre infanto-juvenil

Autor :Karen Levine

Sinopse: ‘A Mala de Hana’ é um retrato singelo, mas mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto. A história se desenrola em três continentes durante um período de quase setenta anos.

Envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 1940, uma jovem e um grupo de crianças em Tóquio, no Japão, e um homem em Toronto, no Canadá, nos dias de hoje. Um relato que vai sensibilizar a todos para que horrores semelhantes aos que atingiram Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer.

Cinco minutos- livros sobre infanto-juvenil

Autor : José de Alencar

Sinopse: Começa-se a narração dizendo que, tendo perdido, por cinco minutos, o ônibus para Andaraí, esperou pelo seguinte e, ao sentar-se casualmente ao lado de uma mulher, ficou curioso em ver-lhe o rosto, que estava coberto por um véu. Pressentindo que se tratava de uma bela jovem, procura abordá-la e surpreende-se ao perceber que ela permite que lhe segure as mãos e lhe beije o ombro.

Mas, de repente, ela desce do carro, murmurando-lhe uma frase da famosa ópera O trovador, de Verdi: Non ti scordar di me (‘Não te esqueças de mim’) e desaparece, sem deixar pistas. Seduzido pela enigmática mulher, ele tenta localizá-la durante dias, mas em vão. Aos poucos, vai conseguindo algumas informações sobre ela e espanta-se com os recursos da jovem para permanecer incógnita.

Afinal, por que ela o evita, se sentada a seu lado, no ônibus, foi tão ousada? Finalmente, consegue encontrar-se com ela e descobre tratar-se de uma jovem de 16 anos chamada Carlota, que há tempos o amava sem que ele soubesse. Por isso, ela tinha tido aquele comportamento no ônibus. E já o teria procurado, não fosse um trágico obstáculo: ela sofria de tuberculose e tinha pouco tempo de vida.

Mais algumas peripécias impedem a aproximação dos dois. Ela parte com a mãe para a Itália, em busca de melhores ares, e ele as alcança em Nápoles, vencendo uma série de dificuldades. Carlota não melhora e parece estar à beira da morte. Uma tarde, sentindo chegar o seu fim, ela pede ao amado que, nesse último momento, receba nos lábios a sua alma. Eles se beijam. É o primeiro beijo de amor que eles trocam.

Nesse instante, ocorre um verdadeiro ‘milagre de amor’. Carlota sente uma estranha força nascer dentro dela e, a partir desse momento, readquire a saúde. Os médicos, mais tarde, explicam essa reação como efeito das mudanças de clima, mas para os dois trata-se de um milagre provocado pela intensidade do amor. Eles voltam ao Brasil, casam-se e vão morar em Minas Gerais, na ‘quebrada de uma montanha’, em plena natureza, felizes para sempre.

Fonte

Canal do Ensino, link https://canaldoensino.com.br/blog/a-importancia-dos-livros-para-criancas-e-adolescentes

FIM

Bom pessoal, é isso!

Se você gostou da lista, não deixe de comentar e compartilhar.

Não gostou de algo? Comente e nos ajude a construir um texto melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here