0 Shares 21 Views

Cinco Filmes Carnavalescos – Carnaval

Bellini Bellini
jan 11, 2016
21 Views

Cinco Filmes sobre o Carnaval

E vamos começar janeiro em clima de carnaval, pois essa é sem dúvida a data mais impactante no primeiro bimestre, pelo menos para a mídia brasileira. Começando devagar, fizemos uma seleção de cinco filmes você tem que ver e sugerir e trazer para sala de aula, afim de apresentar o carnal para seus alunos com percepções que vão além do cinema brasileiro.

filmes educação - carnaval

Lembrando que o carnaval se origina desde as civilizações antigas, com os romanos, gregos e egípcios, passando pelo carnaval europeu e seu famoso veneziano até, por fim, desembarcar aqui no Brasil, que se tornou uma festa diferenciada e atingiu fama mundial, tendo também suas várias vertentes.

Por favor, após ler, não deixe de voltar aqui no Demonstre e dar seu feedback sobre os filmes sugeridos!!! <3

Filme – Uma noite no Rio

Uma noite no Rio  - filmes educação - carnaval

 

Apesar de nos trazer a ilustríssima Carmen Miranda nas telonas, esse filme é de produção Estadunidense, uma comédia musical que marcou época, mostrando irreverência e alegria do típico carnaval brasileiro da década de 1940. É muito interessante no que tange a mostrar a primeira grande fase do carnaval no Brasil, que foi puramente uma manifestação popular.

Sinopse de Uma noite no Rio

No Rio de Janeiro o barão Manuel Duarte (Don Ameche) é um homem notavelmente mulherengo, que está sofrendo sérias dificuldades financeiras. Ele precisa viajar até Buenos Aires para tentar conseguir um empréstimo. Para não haver nenhuma suspeita do que o barão está fazendo, seus sócios contratam Larry Martin (Don Ameche), um ator que é muito parecido com o barão. A baronesa Cecilia Duarte (Alice Faye) fica sabendo da história, mas até ela fica na dúvida de quem é quem, pois o barão resolveu o assunto mais rápido do que esperava, mas finge ter voltado só no dia seguinte, deixando Cecilia toda confusa.

Ficha técnica de Uma Noite no Rio

Ano: 1941.

Gênero: Comédia Musical.

Direção: Irving Cummings.

Roteiro: George Seaton.

País: Estados Unidos.

Filme – Carnaval Atlântida

Carnaval Atlantida

É outra comédia musical e que dessa vez nos leva à década de 1950. Trata-se de um filme da Atlântica Cinematográfica, a maior companhia cinematográfica de toda a história do Brasil. Esse filme é de certo modo uma pequena alfinetada à Hollywood e a seus estereótipos cinematográficos.

Sinopse de Carnaval Atlântida

O grande produtor Cecil B. de Milho deseja fazer um filme sobre Helena de Troia e contrata o professor Xenofontes, especialista em história grega, para ajudar no roteiro. Mas os atores preferem realizar uma comédia musical e querem que o cineasta mude de ideia.

Ficha técnica de Carnaval Atlântida

Ano: 1952.

Gênero: Comédia musical.

Direção: José Carlos Burie.

Roteiro: José Carlos Burie.

País: Brasil.

Filme – Casanova

Casanova - filmes educação - carnaval

Não fala diretamente sobre o carnaval. Todavia, Casanova trás um retrato sobre a ascensão do carnaval europeu, onde as pessoas saíam de suas casas trajadas de vestes coloridas aliadas ao uso de máscaras exuberantes. Essa era uma forma de se desprender das amarras sociais da época, e o carnaval para a sociedade europeia era aguardado calorosamente.

Sinopse de Casanova

Pela 1ª vez em sua vida, Casanova (Heath Ledger) encontra uma mulher à sua semelhança. A bela veneziana Francesca Bruni (Sienna Miller) acaba de fazer algo que Casanova acreditava ser impossível de acontecer: rejeitá-lo. Usando os mais diversos disfarces e estratégias, ele aos poucos se aproxima de Francesca. Na tentativa de conquistá-la, ele coloca em jogo sua reputação e até mesmo sua vida.

Ficha técnica de Casanova

Ano: 2005.

Gênero: Romance.

Direção: Lasse Hallström.

Roteiro: Jeffrey Hatcher e Kimberly Simi.

País: Estados Unidos.

Filme – A Dream of Samba

A dream of Samba - filmes educação - carnaval

Comentário do Diretor: Foram quase 4 semanas viajando pela ilha de Taiwan em 2012 com quase nenhum direito mas muito apoio dos locais. Sem uma equipe ‘formal’, éramos somente eu, a câmera e alguns amigos para revelar para o mundo como o samba está mexendo com as pessoas num lugar muito, mas muito distante do Brasil. “A Dream of Samba” é um filme sobre identidades. Reais e inventadas. É, também, sobre resiliência, resistência e sabedoria. É sobre uma das mais surpreendentes trocas culturais que eu já vi na vida.

Sinopse de A Dream of Samba

Na ilha de Taiwan, um homem vê no carnaval uma forma de mudar a mentalidade de seu país. Quando o samba brasileiro encontra alguns dos grupos aborígenes da ilha, o que vem à tona é uma discussão sobre identidades.

Ficha técnica de A Dream of Samba

Ano: 2014.

Gênero: Documentário.

Direção: Roberto Maxwell.

Roteiro: Roberto Maxwell.

País: Japão, Taiwan, Brasil.

Filme – Ó Paí, Ó

Ó Pai Ó - filmes educação - carnaval

O carnaval da Bahia é um dos mais procurados por turistas do Brasil e de todo o mundo. Nessa comédia musical estreada por Lázaro Ramos, nós somos apresentados a um personagem caricato completamente apaixonado por essa festa.

Sinopse de Ó Paí, Ó

 

Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza). Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d’água faz com que o aspirante a cantor Roque (Lázaro Ramos); o motorista de táxi Reginaldo (Érico Brás) e sua esposa Maria (Valdinéia Soriano); o travesti Yolanda (Lyu Arisson), amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda (Cássia Vale); o homossexual dono de bar Neuzão (Tânia Tôko) e sua sensual sobrinha Rosa (Emanuelle Araújo); Carmen (Auristela Sá), que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene (Dira Paes), irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana (Rejane Maia), de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.

Ficha técnica de Ó Paí, Ó

Ano: 2007.

Gênero: Comédia musical.

Direção: Monique Gardenberg.

Roteiro: Monique Gardenberg.

País: Brasil.

Agradecimentos

Muito obrigado por ter lido até aqui! Você é sem dúvidas um leitor, pai, aluno, professor, diretor, mãe, ser humano maravilhoso. Vamos postar muito mais coisa sobre o Carnaval, então por favor não deixe de voltar aqui no Demonstre, dar seu feedback sobre os filmes sugeridos e conferir nossas novas postagens!

Lembre-se também de assinar o nossa newsletter para receber todo o nosso conteúdo por e-mail, além de conteúdos exclusivos como apostilas, livros, vídeos e podcasts. <3

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares155 views1
Educação Especial
7 shares155 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Deixe uma resposta

Most from this category