A Onda

A Onda – Filme para aplicação em aulas de História e Sociologia

Olá pessoal, tudo bem? Voltamos com a série de filmes para serem aplicados em sala de aula! A ideia desta série de posts é mostrar como alguns filmes podem elucidar questões simples do aluno, além de complementar os estudos em uma ou mais disciplinas.

E para começar de maneira intensa, hoje recomeçaremos com o chocante A Onda, filme alemão de 2008 que chocou pela sua temática forte e no contexto no qual está inserido.

A Onda – Detalhes Importantes

Baseado em  fatos reais, este filme nos remete a reflexão sobre como podem surgir sistemas totalitaristas, através de um questionamento muito simples: como uma população praticamente inteira foi capaz de apoiar um líder como Hitler?

A Onda

Confira as informações técnicas dele:

Nome: A ONDA

Ano: 2008

Diretor: Dennis Gansel

Origem: Alemanha

Tipo de filme: Drama

Sinopse: vocês  acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna? Com este questionamento, o Professor Rainer Wenger começa a sua aula sobre autocracia para uma turma de ensino médio. Ao perceber o envolvimento  e para conseguir a atenção dos alunos, ele propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e da ditadura, o que ele não esperava é que isso iria além dos limites e com consequências desastrosas.

Reflexões que o filme possibilita

O filme nos faz refletir de como um grupo pode ser manipulado e, o que é pior, que  sistemas ditatoriais possam ressurgir a qualquer momento. O grande cerne do filme é esclarecer aos alunos que aspectos como o preconceito, a abdicação da própria de escolha, e criar uma cultura exclusivista baseada nas dores de uma população, são alguns dos pontos que podem um governo totalitário.

Levantar o debate é uma das melhores formas de se aproveitar o filme. E um detalhe importante: este é recomendado apenas para estudantes do Ensino Médio, cujo nível de maturidade é mais adequado para uma reflexão do material.

O filme serve como base principalmente para entender como surgem e quais são algumas ideologias e sistemas de governo atuais ou  já existentes.

Devemos estudar ainda, os maiores líderes da nossa história, como eles influenciaram beneficamente ou não seu país (Ex. Mandela e Hitler) e a servidão voluntária. Debater a mesma questão que é levantada no filme, se há possibilidade de surgir um sistema de ditadura novamente no Brasil, considerando  o atual cenário econômico e a revolta da população.

Discutir ainda, os métodos pedagógicos adotados pelo professor.

Se você deseja o resumo da ficha do filme para aplicar em sala de aula para os alunos, baixe a versão em PDF, ou nas imagens a seguir.

Versão em PDF

Ficha do Professor em PNG

Galeria de Imagens do Filme A Onda

4 COMMENTS

  1. Trabalhei o filme Avatar em sala de aula, mas fiquei um pouco apreensiva em como cobrar dos alunos um resumo sobre o filme que fosse interdisciplinar. Adorei as dicas de vocês e os comentários , retirei perguntas para três disciplinas . Foi muito bom a ajuda. Principalmente quando temos que prender o nosso aluno , trabalhando Escolas literárias e muitos deles estão mais interessados em ficar com o celular. O filme chamou a atenção; além de ser moderno , traz reflexões sobre o nosso presente e futuro, quando falta o respeito na apropriação das coisas alheias.

    • Olá Magnólia, tudo bem? Sou eu que produzo os resumos de filmes. Esse seu comentário me deu um ânimo e tanto. Muito obrigado por compartilhar e pode contar que estarei dando um gás nos posts de filmes a partir de agora.

      Eu sempre senti falta desse tipo de material. Acho que não apenas do material, mas da discussão dos professores sobre como observar filmes de diferentes pontos de vista. Por isso me propus a montar materiais no estilo.

  2. Filme bastante interessante, pois trata de assuntos que ainda envolvem bastante a história, e até mesmo o presente, não apenas da Alemanha, mas do mundo todo, como o fascismo e o totalitarismo, e como esses dois elementos conseguiram e ainda conseguem manipular um povo através de suas ideias. Acho excelente também abordar esse filme em aulas de história, uma vez que o filme tem uma temática sociológica e histórica, além de o filme tratar de ideologias governistas que impuseram, através de um estado ditador e extremamente autoritário, suas ideias sobre um povo.
    Todo filme com temas históricos é excelente para uma aula. Ensinar história é ensinar o passado e a origem de determinadas situações que ocorrem atualmente na sociedade. Devemos sempre lembrar daquele velho ditado: “Um povo que não conhece seu passado está condenado a repeti-lo”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here