0 Shares 49 Views 1 Comments

A Partilha do Leão – Fábula para Interpretação

Bellini Bellini
maio 12, 2016
49 Views 1

A Partilha do Leão – Uma Fábula sobre Poder

Olá pequenos e nem tão pequenos! Preparados para mais uma história de Esopo? A de hoje tem um clima mais assustador que as outras, e conta uma história de um leão, uma raposa, um chacal e um lobo, que resolveram caçar juntos e como a força é usada para se conseguir o que quer.

A Partilha do Leão

A Partilha do Leão

Em um dia de forte sol, quatro animais saíram para caçar juntos. De comum acordo, todos decidiram que iriam dividir tudo aquilo que encontrassem. Os animais eram o Chacal, o Leão, a Raposa, e o Lobo.

Pouco tempo depois de selarem o acordo, o Lobo conseguiu capturar um cervo. Reunindo os companheiros, ele cumpriu sua parte do acordo, deixando sua captura para que todos fizessem a partilha.

Contudo, o Leão tomou a liderança na decisão sem que ninguém o tivesse nomeado como tal. Por ele mesmo, decidiria quem ficaria com cada pedaço.

Embora parecesse imparcial, o Leão tratava os demais companheiros de caçada como seus subordinados. E representando a todos, começou a partilha do cervo.

“Um”, ele contou mostrando para seus “colegas” uma de suas garras, “que sou eu mesmo, o Leão. “Dois, esta é para o Lobo; três, esta para o Chacal, e finalmente a Raposa fica em quarto.”

Cuidadosamente, o Leão dividiu a presa em quatro partes iguais para todos.

“Eu sou o Rei Leão,” disse ele ao final da divisão, “logo, sem sombra de dúvidas, Eu tenho direito a primeira parte. A segunda parte também me pertence porque sou o mais forte, e a outra por eu ser o mais valente.”

O Leão olhava para os demais de forma agressiva. E com as garras soltas e apontadas para os três, ele ameaça: “Caso algum de vocês não concorde com a minha divisão, é bom se manifestarem!” O que se seguiu por um silêncio de todos…

Moral: Infelizmente, as Leis tendem a ser feitas pelos mais Poderosos

Autor: Esopo
Adaptação: Felipo Bellini Souza

A Partilha do Leão

Questionário

  1. Qual a principal ideia expressada no texto?
  2. Explique com suas palavras a moral da história.
  3. Podemos identificar sentimentos humanos na história?
  4. De acordo com o texto, qual foi à postura do lobo em relação ao acordado?
  5. Após ter feito a divisão, como agiu o leão?
  6.  Os outros animais fizeram alguma coisa contra o leão? Por qual motivo?
  7. 7. Identifique no texto adjetivos, os quais o leão próprio se deu.
  8. 8. Na frase “Eu sou o Rei Leão,” como podemos classificar o termo em
  9. destaque.
  10. 9. agindo como se todos fossem seus subordinados ­ qual o sinônimo da
  11. palavra em destaque.
  12. 10. Qual frase no texto representa a superioridade do leão.

Se quiser utilizar este material diretamente em sala de aula, use as versões para alunos e professores a seguir. Salve e imprima da maneira que quiser.

Versão do Aluno

Versão do Professor

Ficha para Impressão – Versão do Aluno

Ficha para Impressão – Versão do Professor

A história, um pouco mais pesada, mostra uma natureza um tanto próxima da nossa realidade, sobre o que é poder e como as pessoas utilizam a força que possuem para fazer coisas erradas. Mas lembrem-se mesmo que exista alguém poderoso, em nada deve afetá-lo quanto a sua liberdade e felicidade.

Se em algum momento algo te incomodar, não deixe de comunicar sua família e seus professores. Pois a justiça é para todos e a verdadeira união faz a força e tamanho nunca é documento. Até a próxima fábula!

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares154 views1
Educação Especial
7 shares154 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Comentário

  1. Excelente fábula e a transparência ideológica que ela passa é incrível. No mundo animal, o poder depende da força física, tamanho, garras e dentes. Fazendo uma analogia ao universo humano, o poder, para nós, depende das armas dos homens. Mas, uma coisa sempre será verdadeira, como diz a moral da fábula, o mais poderoso sempre será o mais beneficiado.
    A fábula é excelente e a mensagem que ela agrega também. Com essa fábula, além desta atividade disponibilizada, é possível elaborar inúmeras outras atividades pedagógicas e didáticas para as crianças.
    Ótima fábula, ótima atividade didática! Parabéns e sucesso para vocês.

    Reply

Deixe uma resposta

Most from this category