Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

A Partilha do Leão – Fábula para Interpretação

A Partilha do Leão – Uma Fábula sobre Poder

Olá pequenos e nem tão pequenos! Preparados para mais uma história de Esopo? A de hoje tem um clima mais assustador que as outras, e conta uma história de um leão, uma raposa, um chacal e um lobo, que resolveram caçar juntos e como a força é usada para se conseguir o que quer.

A Partilha do Leão

A Partilha do Leão

Em um dia de forte sol, quatro animais saíram para caçar juntos. De comum acordo, todos decidiram que iriam dividir tudo aquilo que encontrassem. Os animais eram o Chacal, o Leão, a Raposa, e o Lobo.

Pouco tempo depois de selarem o acordo, o Lobo conseguiu capturar um cervo. Reunindo os companheiros, ele cumpriu sua parte do acordo, deixando sua captura para que todos fizessem a partilha.

Contudo, o Leão tomou a liderança na decisão sem que ninguém o tivesse nomeado como tal. Por ele mesmo, decidiria quem ficaria com cada pedaço.

Embora parecesse imparcial, o Leão tratava os demais companheiros de caçada como seus subordinados. E representando a todos, começou a partilha do cervo.

“Um”, ele contou mostrando para seus “colegas” uma de suas garras, “que sou eu mesmo, o Leão. “Dois, esta é para o Lobo; três, esta para o Chacal, e finalmente a Raposa fica em quarto.”

Cuidadosamente, o Leão dividiu a presa em quatro partes iguais para todos.

“Eu sou o Rei Leão,” disse ele ao final da divisão, “logo, sem sombra de dúvidas, Eu tenho direito a primeira parte. A segunda parte também me pertence porque sou o mais forte, e a outra por eu ser o mais valente.”

O Leão olhava para os demais de forma agressiva. E com as garras soltas e apontadas para os três, ele ameaça: “Caso algum de vocês não concorde com a minha divisão, é bom se manifestarem!” O que se seguiu por um silêncio de todos…

Moral: Infelizmente, as Leis tendem a ser feitas pelos mais Poderosos

Autor: Esopo
Adaptação: Felipo Bellini Souza

A Partilha do Leão

Questionário

  1. Qual a principal ideia expressada no texto?
  2. Explique com suas palavras a moral da história.
  3. Podemos identificar sentimentos humanos na história?
  4. De acordo com o texto, qual foi à postura do lobo em relação ao acordado?
  5. Após ter feito a divisão, como agiu o leão?
  6.  Os outros animais fizeram alguma coisa contra o leão? Por qual motivo?
  7. 7. Identifique no texto adjetivos, os quais o leão próprio se deu.
  8. 8. Na frase “Eu sou o Rei Leão,” como podemos classificar o termo em
  9. destaque.
  10. 9. agindo como se todos fossem seus subordinados ­ qual o sinônimo da
  11. palavra em destaque.
  12. 10. Qual frase no texto representa a superioridade do leão.

Se quiser utilizar este material diretamente em sala de aula, use as versões para alunos e professores a seguir. Salve e imprima da maneira que quiser.

Versão do Aluno

Versão do Professor

Ficha para Impressão – Versão do Aluno

Ficha para Impressão – Versão do Professor

A história, um pouco mais pesada, mostra uma natureza um tanto próxima da nossa realidade, sobre o que é poder e como as pessoas utilizam a força que possuem para fazer coisas erradas. Mas lembrem-se mesmo que exista alguém poderoso, em nada deve afetá-lo quanto a sua liberdade e felicidade.

Se em algum momento algo te incomodar, não deixe de comunicar sua família e seus professores. Pois a justiça é para todos e a verdadeira união faz a força e tamanho nunca é documento. Até a próxima fábula!

Post Author
Felipo Bellini
Professor ligado no 220v e disposto a transformar o seu espaço em prol de seus alunos e comunidade.

Comments

1 Comentário
  1. posted by
    Fernando Blikstein
    maio 31, 2016 Reply

    Excelente fábula e a transparência ideológica que ela passa é incrível. No mundo animal, o poder depende da força física, tamanho, garras e dentes. Fazendo uma analogia ao universo humano, o poder, para nós, depende das armas dos homens. Mas, uma coisa sempre será verdadeira, como diz a moral da fábula, o mais poderoso sempre será o mais beneficiado.
    A fábula é excelente e a mensagem que ela agrega também. Com essa fábula, além desta atividade disponibilizada, é possível elaborar inúmeras outras atividades pedagógicas e didáticas para as crianças.
    Ótima fábula, ótima atividade didática! Parabéns e sucesso para vocês.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *