0 Shares 118 Views

Ações Cidadãs – Brincadeira sobre Cidadania

Bellini Bellini
jul 14, 2016
118 Views

Definir o que são ações cidadãs pode ser algo um pouco mais difícil do que imagina. Por mais que existam o que chamamos de “regras de convivência”, ações com mais empenho muitas vezes não são bem explicadas. E o resultado é a falta delas.

Hoje você vai aprender como incentivá-las.

Como incentivar ações cidadãs?

Essa não se trata necessariamente de uma brincadeira, mas de uma dinâmica que pode ser aplicada em sala de aula. O objetivo é mostrar o valor da cidadania, e mais importante saber se os alunos realmente a praticam ou não. Veja o que precisa.

Ações Cidadãs

Público alvo: pode ser realizada com crianças maiores, por exigir dos pequenos uma reflexão mais complexa sobre direitos e os deveres.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade até os mais velhos, que geralmente estão cursando a primeira parte do ensino fundamental.

Recursos: o professor pode usar imagens com ações que podem ser consideradas cidadãs. Para isso não serão necessários muitos recursos. Apenas a busca por imagens de vídeos para transmitir através de um computador, televisões e outros com uma qualidade relativamente boa para que os alunos possam entender a dinâmica de toda a aula.

Objetivo: fazer com que todos os alunos entendam que existem ações importantes para a cidadania, e as pessoas deveriam realizar com frequência. Isso ainda fará o aluno ver em sua casa quais são as ações cidadãs que ele e sua família realizam no dia a dia para que na próxima aula possa contar para sua turma.

Passo a passo

  1. Comece explicando aos alunos o que são ações cidadãs, qual a sua importância para a sociedade e passe as imagens que demonstre-as.
  2. Ao fim da transmissão, pergunte se eles já vivenciaram alguma ação que foi demonstrada, e como reagiriam se fizessem o mesmo com eles. Depois passe um dever de casa divertido, onde terão que analisar sua família e ver quais são as ações cidadãs que ele e todos os outros da casa fazem no dia a dia.
  3. É interessante passar a lição na sexta-feira e vê-las na segunda.

Gostou da ideia? Organize em suas tarefas diárias para incluir a dinâmica, e diga para nós nos comentários como as ações cidadãs ajudaram os alunos. Um forte abraço, e até a próxima.

You may be interested

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
236 views
Resenhas Literárias
236 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
138 views
Filósofos da Educação
138 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial
Educação Especial
233 views3
Educação Especial
233 views3

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial

Felipo Bellini - jun 17, 2017

Você sabe o que é Adaptação Educacional e Tecnologia Assistiva? Neste artigo vamos fundo no tema! Não deixe de ver nossos outros posts sobre Educação Especial e…

Deixe uma resposta