Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Adivinha quem é? – Brincadeiras para Aprender História

Adivinha Quem É? – Existem algumas figuras históricas que são lembradas com muita facilidade por diversos motivos, enquanto outras são sumariamente esquecidas pelos alunos. E isso na maioria das vezes não é bom, pois perde-se o reconhecimento que estas figuras tiveram na história da humanidade.

Para reforçar a memorização e reconhecer a importância histórica dessas pessoas, temos uma sugestão de brincadeira especialmente para você.

Como Preparar o Adivinha quem é?

A brincadeira é bem fácil de preparar, pois depende unicamente da criatividade do professor, e aplicar adequadamente o seu conhecimento em sala, para aumentar as chances de acerto dos alunos.

Advinha quem é
Público alvo: pode ser feita com crianças e adolescentes. Ou no caso, da educação infantil até o ensino fundamental.

Idade: à partir dos 6 anos de idade, e também os adolescentes que já tem a sua idade mais avançada, entre 14 e 16 anos de idade.

Recursos: não é preciso muitos recursos. Apenas coloque todas as crianças em locais confortáveis na sala para ver a professora dando aula, e depois escolher os alunos para fazer a brincadeira.

Objetivo: a brincadeira é fazer as crianças adivinharem qual é aquele personagem histórico que a professora acabou de dizer. Com isso as crianças ou adolescentes passam a fixar com precisão a sua história.

Passo a passo

  1. A brincadeira é bem simples: durante a aula, a professora explica detalhes sobre a história do dia e logo em seguida deve selecionar os alunos que precisam adivinhar quem é o personagem a qual ela acabou de descrever.
  2. Isso pode servir como uma reformulação ao assunto e depois poderá ajudar as crianças aprenderem com qualidade.

A brincadeira pode ser realizada tanto em grupos como individualmente. E o mais importante: procure manter a brincadeira o mais divertido possível, sem esquecer do nível de desafio dos alunos. Com isso, você terá um grande material em mãos. Se fizer bom uso, terá uma experiência única em sala. Aproveite, e até a próxima!

Post Author
Felipo Bellini

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *