10 Animais do Pantanal

0
189
animais do pantanal_3

Oi pessoal, este super post de hoje vai falar sobre 10 animais do Pantanal bem legais para você! Espero que gostem!

10 Animais do Pantanal

O Pantanal é um ecossistema que pode ser considerado de transição quanto à sua vegetação. Isso porque ele apresenta características identificáveis do Cerrado, da Caatinga e da Floresta Amazônica, conforme a região observada.

animais pantanal_9

O Pantanal estende-se ainda por uma pequena parte do leste da Bolívia e do norte do Paraguai, onde esse ecossistema ganha o nome de “Chaco”. Entre animais e vegetações, esse espaço abriga em torno de 4.700 espécies identificadas.

Anta –  10 Animais do Pantanal

A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre do Brasil, chega a pesar entre 200 e 300 kg, medir 1,20 m de altura e viver até  35 anos. É um animal pacífico, solitário e de hábitos predominantemente noturnos, ou seja, se esconde de dia e sai a noite para buscar alimento. Alimenta-se de folhas, frutos, vegetação aquática, brotos, gravetos, grama e caules.

animais do pantanal_1

A anta dispersa muitas sementes com as suas fezes, ajudando na dispersão de sementes pela mata. Esse animal lembra a  junção de três animais: forma de um porco, patas de rinoceronte e focinho parecido com uma tromba de um elefante.

Apesar de não ser considerado animal ameaçado de extinção, a anta, como muitos outros animais encontrados no pantanal, sofre com a perda de habitat resultado da devastação das matas. A caça de alguns animais do pantanal para alimentação e esporte, que ocorre em algumas regiões, também são uma ameaça para a espécie.

Vídeo sobre a anta

Confira o vídeo sobre a anta:

Sucuri – 10 Animais do Pantanal

A sucuri ()ossui hábitos aquáticos, habitando áreas úmidas como margens de rios e lagos, várzeas e igarapés. A sucuri é uma serpente ovovivípara, ou seja, os filhotes eclodem de seus ovos dentro da mãe e já nascem prontos para explorar o ambiente em busca de alimento. Sua ninhada costuma ser grande, variando de 10 a 70 filhotes a cada gestação que dura de 225 a 270 diasA sucuri, também conhecida como anaconda, é a maior serpente do mundo e pode viver até 30 anos.

animais do pantanal_2

Há registros de indivíduos com 10 metros de comprimento e pesando 450 kg. Se alimentam de capivaras, peixes, aves, felinos e até jacarés. Não apresenta glândulas produtoras de veneno e matam por constrição – envolvendo o corpo das presas e as esmagando com sua potente musculatura. Pode ficar sem se alimentar durante meses, tempo necessário para a digestão da presa ingerida.

Vídeo sobre Sucuri

Confira o vídeo sobre a sucuri:

Tuiuiú – 10 Animais do Pantanal

O tuiuí (Jabiru mycteria) é a ave símbolo do pantanal e é uma das maiores aves da América do sul. Ela alimenta-se principalmente de peixes, moluscos, répteis e insetos. Os ninhos do tuiuiú são as maiores estruturas construídas por aves no Pantanal, localizados nas árvores mais altas. Há registros de ninhos com 3 metros de diâmetro, que ficam tão sólidos que são capazes de sustentar uma pessoa adulta sobre ele!

animais do pantanal_3

Da família das cegonhas, também é conhecido como jaburu. É considerado a ave símbolo do Pantanal onde é a maior ave voadora. Ele chega a ter 1,60 m de altura e pesar 8 kg, podendo chegar a quase 3 metros de envergadura (medida de uma ponta da asa aberta à outra).

Vídeo sobre Tuiuiú

Confira o vídeo sobre o Tuiuiú:

Piranha – 10 Animais do Pantanal

As piranhas são extremamente sensíveis à presença de sangue no ambiente e podem perceber uma gota de sangue em 200 litros de água. Também percebem as vibrações dos movimentos de animais feridos, em seu ambiente aquático, localizando assim as suas presas. Alimentam-se principalmente de outros peixes, mas não dispensam animais do pantanal feridos, filhotes em geral e carcaças de animais. Por isso são importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, contribuindo para a limpeza das águas

animais pantanal_4
A piranha é um peixe muito voraz, predador e com mandíbulas fortíssimas sendo o único peixe carnívoro que caça em bando. A maioria das piranhas são rápidas, mas geralmente só atacam quando são estimuladas à isso. Dentre todas as diversas espécies de piranhas, algumas são canibais e outras não, mas todas possuem comportamentos agressivos.

Vídeo sobre piranhas

Confira agora o vídeo sobre piranhas:

Você gosta de animais? E como está a alimentação do seu PET?

Esse curso ensina a fazer biscoitos naturais para o seu cachorro, o que vai gerar uma super economia e garantir uma alimentação mais saudável para o seu bichinho. Da uma olhada:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=1aea

Nesse link você pode ver um vídeo mostrando o portal deles:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=d52f

E nesse uma receita que o pessoal ofereceu para conhecermos o produto:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=e879

AME o seu bichinho, invista! <3

Jacaré-de-Papo-Amarelo – 10 Animais do Pantanal

O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) tem esse nome pois possui um couro amarelado na parte ventral do corpo (barriga) e a parte dorsal é recoberta por placas escuras muito duras. Quando adulto, pesa 70 kg, chega até 2,5 metros de comprimento e pode viver cerca de 50 anos. Ao contrário dos mamíferos, quanto mais velho, torna-se maior e mais forte.

animais do pantanal_4

Habita brejos, lagos, pântanos e rios, é um réptil carnívoro que se alimenta de peixes, aves e outros animais. Embora os jacarés assustem pelo seu tamanho e aspecto pré-histórico, são extremamente importantes para o equilíbrio ecológico. Eles agem na cadeia alimentar controlando as espécies  de animais do pantanal que fazem parte da sua dieta.

O jacaré-de-papo-amarelo já esteve ameaçado de extinção em virtude da poluição de seu habitat e da caça predatória para a retirada do couro e consumo da carne. Com a proibição da caça nos anos 90 a espécie se recuperou e não faz mais parte da lista de animais ameaçados de extinção.

Vídeo sobre jacaré-de-papo-amarelo

Confira o vídeo sobre jacaré-de-papo-amarelo

Onça-pintada – 10 Animais do Pantanal

Onça-pintada (Panthera onca) também conhecida como Jaguar, é o maior felino das Américas e o único representante atual do gênero Panthera no continente. Pode medir até 2 metros e 41 centímetros e pesar 158 quilos.


Sua coloração amarelo-claro coberta por manchas negras auxilia na  sua camuflagem entre a vegetação. De hábitos noturnos, se alimenta de animais do pantanal tais como veado, porco-do-mato, jacaré, garças, capivaras, entre muitos outros. Possui grande força muscular e uma mordida muito potente. A característica marcante da espécie é que, diferentemente da maioria dos felinos que miam, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro. Vivem solitárias, porém, ocorre interação entre machos e fêmeas durante o período de acasalamento.

Vídeo sobre onça-pintada

Confira o vídeo sobre onça-pintada:

Tucano-Toco – 10 Animais do Pantanal

O tucano-tuco (Ramphastos toco) Com bico longo, alaranjado e aparência inconfundível para todos os brasileiros, o Tucano-Toco é uma das espécies mais incríveis de animais do Pantanal, sendo considerado pelos especialistas como o maior predador de ovos e de filhotes de aves da região.

O tucano mais conhecido do Brasil também é fundamental para dispersar várias sementes de árvores frutíferas em áreas distantes do Pantanal brasileiro, contribuindo assim para o desenvolvimento do ecossistema local.

Vídeo sobre Tucano-toco

Confira o vídeo do Tucano-toco:

Arara-Azul – 10 Animais do Pantanal

A Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) é reconhecida como a maior arara de todo o planeta, a Arara-Azul é um dos animais mais incríveis que vivem no Pantanal. A rara beleza de suas penas, com uma tonalidade linda de azul, é alvo de caçadores, traficantes de animais e índios em busca de material para artesanato.

 Na natureza ela depende apenas de três palmeiras para se alimentar e se reproduzir. Ela se alimenta só da castanha da bocaiúva (Acrocomia totai) e do acuri (Attalea phalerata) e faz 90% dos seus ninhos em árvores de manduvi (Sterculia apetala). O manduvi tem 85% de suas sementes dispersas pela ação do Tucano-toco, que é responsável pela predação de 53% dos ovos de Arara-azul. Interessante essa relação dessas duas aves, não?

Vídeo sobre Arara-azul

Confira o vídeo da Arara-azul:

Cervo-do-pantanal – 10 Animais do Pantanal

O cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) é o maior cervo da América do Sul e também das três espécies que ocorrem no Brasil. Os machos adultos chegam a pesar 150 quilos. Tem coloração avermelhada, pernas pretas e galhada bifurcada, com cinco pontas em cada haste.

Os cascos desse animal podem ficar abertos e as duas metades em que eles se dividem se mantêm unidas por uma membrana interdigital. Esses cascos evitam que o animal afunde no lodo. O cervo frequentemente entra na água.

Arisco, ele prefere sair à noite até as clareiras, normalmente em grupos, para se alimentar de capim, juncos e plantas aquáticas. O macho, ao contrário da maioria dos outros antílopes, não luta pela posse das fêmeas. Embora sua carne não sirva para comer, o cervo-do-pantanal é caçado por causa do seu couro e da galhada.

Vídeo sobre Cervo-do-pantanal

Confira o vídeo sobre o Cervo-do-pantanal:

 

Pintado – 10 Animais do Cerrado

O pintado (Pseudoplatystoma corruscans) é um dos maiores peixes do Pantanal. Quando atinge entre 70 e 80 cm é considerado adulto,ocorre sobretudo no leito principal dos rios e corixos, além disso, pode ser encontrado em lagoas e áreas inundadas na época das cheias e realiza longas migrações rio acima na época da seca, acompanhando os cardumes de curimbatás (seu principal alimento nessa época), para desovar nas cabeceiras entre dezembro e fevereiro.

O pintado é um peixe da família dos bagres e tem característica bem peculiar, com a cabeça longa e achatada que ocupa praticamente um terço do tamanho do corpo , também tem a coloração que vai do cinza escuro até uma parte bem esbranquiçada em toda extensão do abdômen, com pintas bem definidas em forma de bolinhas negras por todo o corpo.

Vídeo sobre o Pintado

Confira o vídeo sobre o Pintado:

Fim do post sobre os animais do Pantanal

É isso pessoal, chegamos ao fim de mais uma lista! Espero que tenham gostado.

Deixe seu comentário sobre o que achou do post!

Siga o blog no facebook: Demonstre!

Não esqueçam de conferir outros posts do blog, como esse aqui com uma lista de 10 animais do Cerrado:

10 Animais do Cerrado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here