Antônio Gramsci e a educação

0
120

Antônio Gramsci e a educação

Antônio Francesco Gramsci, nascido em 22 de janeiro de 1891, em Ales,  Sardenha, Itália  e falecido em 27 de abril de 1937, aos 46 anos, em  Roma, Itália.

Gramsci foi um dos maiores seguidores de Marx e, um dos precursores do pensamento de esquerda no mundo, sendo também um dos fundadores do Partido Comunista Italiano. Nascido em  uma família muito pobre e com muitos irmãos, desde cedo teve uma saúde frágil, entretanto sempre foi um estudante brilhante e, aos 21 anos entrou na Universidade de Turim, no curso de letras.

No ano de 1921, deu inicio a ala radical dando origem ao Partido Comunista, um seguinte, 1922,  em uma visita a Rússia,  ele conhece sua futura esposa, com quem teve dois filhos.

Gramsci foi preso em 1926, pelo regime fascista de Benito Mussolini, onde em sua condenação, ficou conhecida a frase: “Devemosinutilizar por 20 anos esse cérebro perigoso”  e, assim ele foi  condenado a  20  anos de cadeia. Entretanto como o  estágio de sua tuberculose se agravou muito e os fascistas não queriam que ele morresse dentro da cadeia ( para evitar criar um mártir), foi solto dez anos depois da sua condenação, mas  poucos dias depois veio a morrer em uma clínica em Roma.

Apesar de submetê-lo a um regime severo, enquanto estava preso lhe foi permitido  escrever cartas e nota, no qual deu origem a suas obras “Cadernos do Cárcere e Cartas do Cárcere”.

 

A influência de Gramsci na Educação

                        A base do trabalho do filósofo se dá no conceito da Hegemonia, que segundo o autor, estaria diretamente ligada ao domínio das classes sociais. Nesse sentido, a hegemonia poderia se dar na criação de um senso comum sobre determinadas questões, fazendo com que a população acredite que esse seja o correto e não haja resistência, que o autor denominava de domínio por consenso e, outra forma de se obter esse domínio seria pela força, como o caso das instituições políticas e o estado.

Dessa forma, para Gramsci, toda relação de hegemonia é necessariamente uma relação pedagógica”, ou seja, para se obter poder e domínio é necessário primeiro conquistar as mentes, aonde ele apontava a importância dos intelectuais,  no qual  intelectual não  se referia a uma formação acadêmica específica, mas sim qualquer homem com capacidade de pensar e  fazer a ligação entre superestrutura e infraestrutura, independente de sua escolaridade.

                         Assim, para ele,  os intelectuais teriam papel fundamental nas transformações sociais,  Gramsci ainda os classificou, como:

  • Intelectuais tradicionais:são de origem burguesa, ou ainda, as classe dominantes economicamente, que segundo o autor, “se põem a si mesmos como autônomos e independentes do grupo social dominante” dada a sua “qualificação” e sua “continuidade histórica”, ou seja, por sua condição eles não se sentiam obrigados a participar da política ou das transformações filosóficas.
  • Intelectuais Orgânicos: são pessoas aptas para exercer funções culturais e educativas, a fim de organizar manter a hegemonia social e o domínio estatal da classe que representam, possuindo assim papel fundamental na sociedade.

                       

                        A abordagem de Gramsci sobre as escolas é bem clara, ele afirmava que “a escola é o instrumento para formar intelectuais de vários níveis“. Assim, ele realizou  um trabalho nas escolas públicas italianas, no qual ele pode apontar que julgava que precisava mudar.

Entre esses pontos, ele menciona que as escolas não deveriam ser técnicas e deveriam formar indivíduos para serem intelectuais.  Defendia ainda,  que as escolas deveriam apresentar um currículo que envolvesse  todas as noções básicas em seus primeiros anos e, também ensinar os direitos e deveres de cidadão, por esses motivos  afirmamos que foi Gramsci quem  agregouo conceito de formação da cidadania, como um dos objetivos da escola ou da pedagogia.

Desse modo, a escola prevista  por ele  seria unilateral, ou seja, englobaria uma proposta de educação, técnica e política,  para que todas as classes sociais pudessem ter obter qualificações técnicas, podendo atuar no campo produtivo, mas também adquirir formação geral que lhes possibilite ampliar sua participação na sociedade ou nos governos.

No Brasil, as ideias de Gramsci  influenciaram diretamente a formação dos conceitos pedagógicos sobre a sociedade civil, principalmente na década de 80 e,  inspirando  Paulo Freire, principalmente na obra “Pedagogia dos Oprimidos”, aonde ambos abordam um verdadeiro descaso em relação ao sentido amplo de escola, conforme podemos observar no sistema educacional do Brasil.

    FIM

Quer saber mais sobre outros sociólogos e sua relação com a educação? Não deixe de acompanhar nosso portal. Ah, e não vai esquecer de compartilhar o texto com seus amigos, combinado? Até a próxima!

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here