Nós professores sabemos a importância da equipe pedagógica para o apoio do professor, muitas vezes o dia a dia se torna difícil e cansativo, e se não tivermos o apoio e ninguém para contar o dia a dia em sala de aula, se torna cada vez mais complicado e desmotivador.

A equipe pedagógica e o apoio ao professor

Uma gestão participativa dentro das escolas, favorece e muito a atuação do professor dentro da sala de aula, principalmente se esse professor estiver no começo de sua carreira, quando os desafios são ainda mais complicados. E um dos principais responsáveis por esse apoio ao professor proveniente da equipe pedagógica é o diretor.

Para que uma escola funcione perfeitamente, é necessário que a gestão escolar funcione perfeitamente, para que a atuação ocorra de forma mais satisfatória para o professor. Quando ocorre o apoio ao professor pela equipe pedagógica o ensino-aprendizagem se torna mais eficaz e com melhor qualidade.

Quando uma equipe pedagógica é selecionada dentro de uma gestão escolar é importante que você selecione profissionais de qualidade e que saibam que além dos cuidados com os conteúdos e alunos é primordial que eles sejam capacitados para dar suporte ao dia a dia do professor.

Qual o papel da equipe pedagógica no apoio ao professor

A equipe pedagógica deverá ser capaz de dar um suporte para o professor desde a atuação em sala de aula até os conteúdos que ele deve transmitir para o aluno. É importante que a equipe pedagógica trabalhe em união com esse professor buscando novas metodologias, devem investir em pesquisas para aplicar novas práticas em sala de aula, além de proporcionar um suporte necessário para esse professor em sala de aula. Além disso a equipe pedagógica deverá se preocupar com:

Acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação

Para um professor seja ele iniciante ou até mesmo experiente o fato de realizar um planejamento, o método que dará a sua aula e como será realizada a avaliação é sempre um desafio. Isso ocorre pelo fato de que a cada dia os alunos estarem mais interessados a objetos alheios a educação.

É de conhecimento geral que os meios tecnológicos tomaram a atenção dos alunos, hoje realizar uma explicação em frente a uma turma de alunos deixou de ser uma tarefa corriqueira e simples realizada por um professor. Porém, para que a qualidade do ensino não seja comprometida é preciso incluir esses meios tecnológicos no dia a dia em sala de aula.

Mas para que isso ocorra é imprescindível que a equipe pedagógica atue de forma presente com o professor, e forneça materiais que propicie o profissional da educação promover a sua aula de forma eficaz e que desperte a atenção dos alunos, não comprometendo assim o ensino-aprendizagem.

Fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem-se e aperfeiçoarem-se constantemente em relação ao exercício profissional

Também é papel da equipe pedagógica propiciar cursos para que esses professores se mantenham atualizados a respeito de novas metodologias e recursos possíveis para utilizar em sala de aula para inovar sua explicação e realmente chamar a atenção do aluno como dito no item anterior.

Para um professor que leciona em dois períodos é muito complicado o fato de realizar cursos, por isso é importante que a equipe pedagógica intervenha e proporcione oportunidades para esses professores realizarem cursos, seja na própria escola, ou até mesmo online, o importante é que o professor tenhas as oportunidades de continuar se atualizando para que sua metodologia fique perdida no tempo.

Promover reuniões, discussões e debates com a população escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo

A voz do professor deve ser ouvida. É muito importante que a equipe pedagógica ouça o corpo docente, e além de ouvir é importante que as reclamações e sugestões sejam analisadas e solucionadas.

Um professor que não possui a poio de sua equipe pedagógica trabalha desmotivado, e ao enfrentar as dificuldades encontradas em sala de aula, esse sentimento aumenta e toma proporções ainda maiores. Por isso é fundamental que seja realizado conversas com o corpo docente para saber como anda a gestão, quais os problemas enfrentados com o conteúdo, com os alunos e até mesmo com a estrutura da escola.

Estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem

Como dito no item anterior é preciso que esses professores sejam estimulados a exercer as suas atividades. É muito difícil para um docente, principalmente nos seus primeiros anos de atividade, encarar os problemas encontrados em uma sala de aula sozinho, sem a intervenção de uma coordenação pedagógica eficiente.

Nos dias de hoje há problemas em sala de aula que o professor sozinho não é capaz de resolver. Trabalhamos em uma realidade totalmente modificada das décadas anteriores onde um professor em sala de aula, era a autoridade máxima. E quando os alunos percebem que o professor não possui apoio e fica perdido em sala de aula, a situação somente vem a agravar.

Considerações finais sobre o apoio ao professor

Por mais que saibamos que o professor tem direito de receber apoio da equipe pedagógica muitas vezes isso não acontece, por esse motivo indico o curso Professor Expert – O melhor treinamento online para professores. Um curso capaz de ajudar e muito os professores nessa tarefa árdua de transmitir o conhecimento e formar cidadãos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here