0 Shares 27 Views 1 Comments

Aprendendo com Teatro – Brincadeiras para aprender História

Bellini Bellini
jun 20, 2016
27 Views 1

Aprendendo com Teatro – Descubra a escola através da arte

Em uma de nossas sugestões de brincadeiras para ensinar história, demos a sugestão do teatro de fantoches, fazendo com que os alunos tivessem de pesquisar mais sobre a época citada. Mas e se você, como professor, fosse um pouco mais além, e transformasse os estudos em arte, aprendendo com o teatro? Veja como mais abaixo.

Aprendendo com Teatro – Como preparar?

Obviamente, não é preciso um estudo apurado das artes cênicas para transformar os estudos neste ponto. Mas seria interessante que os alunos se empenhem em conhecer os aspectos que cercam o assunto da história, para que busquem criar mais caprichado, e memorizem o conteúdo.

Aprendendo com Teatro

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até o ensino fundamental.
  • Idade: à partir dos 6 anos de idade, e também os adolescentes que já tem a sua idade mais avançada, entre 14 ou 16 anos de idade.
  • Recursos: será necessário criar um cenário com roupas e até itens da história para representar uma cena que aconteceu no passado. Além disso, será necessário criar até mesmo um roteiro e decorar as falas.
  • Objetivo: a brincadeira é fazer as crianças descobrirem as histórias a partir da interpretação. As crianças devem interpretar fatos passados na sala de aula e todos podem aprender de forma mais descontraída.

Passo a passo:

  1. A brincadeira de aprendendo com teatro permite que todos os alunos possam assistir ao colega interpretando e aprender com o fato, ai podem também criar mais cenas para passar para os colegas.
  2. À partir dessa brincadeira será possível que todos fixem e aprendem os fatos históricos a qual será ensinados de uma maneira descontraída e muito mais divertida.

Se for possível, o professor pode organizar um grande festival entre os alunos, com as turmas se apresentando umas as outras. Desta forma, os alunos podem ficar mais motivados a apresentar trabalhos com maior autoridade.

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares154 views1
Educação Especial
7 shares154 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Comentário

  1. O teatro é na minha opinião a melhor cultura de todas ao qual sou completamente fascinada para todo o tipo de aprendizado!

    Reply

Deixe uma resposta

Most from this category