0 Shares 91 Views 1 Comments

Aprendendo com Teatro – Brincadeiras para aprender História

Bellini Bellini
jun 20, 2016
91 Views 1

Aprendendo com Teatro – Descubra a escola através da arte

Em uma de nossas sugestões de brincadeiras para ensinar história, demos a sugestão do teatro de fantoches, fazendo com que os alunos tivessem de pesquisar mais sobre a época citada. Mas e se você, como professor, fosse um pouco mais além, e transformasse os estudos em arte, aprendendo com o teatro? Veja como mais abaixo.

Aprendendo com Teatro – Como preparar?

Obviamente, não é preciso um estudo apurado das artes cênicas para transformar os estudos neste ponto. Mas seria interessante que os alunos se empenhem em conhecer os aspectos que cercam o assunto da história, para que busquem criar mais caprichado, e memorizem o conteúdo.

Aprendendo com Teatro

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até o ensino fundamental.
  • Idade: à partir dos 6 anos de idade, e também os adolescentes que já tem a sua idade mais avançada, entre 14 ou 16 anos de idade.
  • Recursos: será necessário criar um cenário com roupas e até itens da história para representar uma cena que aconteceu no passado. Além disso, será necessário criar até mesmo um roteiro e decorar as falas.
  • Objetivo: a brincadeira é fazer as crianças descobrirem as histórias a partir da interpretação. As crianças devem interpretar fatos passados na sala de aula e todos podem aprender de forma mais descontraída.

Passo a passo:

  1. A brincadeira de aprendendo com teatro permite que todos os alunos possam assistir ao colega interpretando e aprender com o fato, ai podem também criar mais cenas para passar para os colegas.
  2. À partir dessa brincadeira será possível que todos fixem e aprendem os fatos históricos a qual será ensinados de uma maneira descontraída e muito mais divertida.

Se for possível, o professor pode organizar um grande festival entre os alunos, com as turmas se apresentando umas as outras. Desta forma, os alunos podem ficar mais motivados a apresentar trabalhos com maior autoridade.

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
148 views
Educação Especial
148 views

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
100 views
Filósofos da Educação
100 views

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
263 views
Resenhas Literárias
263 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Comentário

  1. O teatro é na minha opinião a melhor cultura de todas ao qual sou completamente fascinada para todo o tipo de aprendizado!

    Reply

Deixe uma resposta