Aprendendo com Teatro – Brincadeiras para aprender História

1
439
Aprendendo com Teatro

Aprendendo com Teatro – Descubra a escola através da arte

Em uma de nossas sugestões de brincadeiras para ensinar história, demos a sugestão do teatro de fantoches, fazendo com que os alunos tivessem de pesquisar mais sobre a época citada. Mas e se você, como professor, fosse um pouco mais além, e transformasse os estudos em arte, aprendendo com o teatro? Veja como mais abaixo.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Aprendendo com Teatro – Como preparar?

Obviamente, não é preciso um estudo apurado das artes cênicas para transformar os estudos neste ponto. Mas seria interessante que os alunos se empenhem em conhecer os aspectos que cercam o assunto da história, para que busquem criar mais caprichado, e memorizem o conteúdo.

Aprendendo com Teatro

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até o ensino fundamental.
  • Idade: à partir dos 6 anos de idade, e também os adolescentes que já tem a sua idade mais avançada, entre 14 ou 16 anos de idade.
  • Recursos: será necessário criar um cenário com roupas e até itens da história para representar uma cena que aconteceu no passado. Além disso, será necessário criar até mesmo um roteiro e decorar as falas.
  • Objetivo: a brincadeira é fazer as crianças descobrirem as histórias a partir da interpretação. As crianças devem interpretar fatos passados na sala de aula e todos podem aprender de forma mais descontraída.

Passo a passo:

  1. A brincadeira de aprendendo com teatro permite que todos os alunos possam assistir ao colega interpretando e aprender com o fato, ai podem também criar mais cenas para passar para os colegas.
  2. À partir dessa brincadeira será possível que todos fixem e aprendem os fatos históricos a qual será ensinados de uma maneira descontraída e muito mais divertida.

Se for possível, o professor pode organizar um grande festival entre os alunos, com as turmas se apresentando umas as outras. Desta forma, os alunos podem ficar mais motivados a apresentar trabalhos com maior autoridade.

1 COMENTÁRIO

  1. O teatro é na minha opinião a melhor cultura de todas ao qual sou completamente fascinada para todo o tipo de aprendizado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here