Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Aprendendo o coletivo – Brincadeira sobre Classes Gramaticais

Entre as classes gramaticais mais complicadas de se memorizar em um primeiro momento, muito por conta da falta de uso constante, estão os substantivos coletivos. Embora utilizemos em algumas categorias, a de animais passa um pouco despercebida por nos resumirmos basicamente aos animais domésticos (ninhada, por exemplo), ou alguns grupos de animais (como manada, por exemplo). Para quem está aprendendo o coletivo, Às vezes a confusão pode ser bem frequente.

Mas você pode reverter isto de uma maneira bem interessante. Através das brincadeiras, os alunos podem associar os substantivos coletivos de animais de maneira muito fácil. E com o tempo, você pode aplicar o jogo em outras categorias. Conheça a brincadeira Aprendendo o Coletivo.

Como fazer a brincadeira Aprendendo o Coletivo?

Aprendendo o Coletivo

  • Público alvo: pode ser adaptada para todo o ensino fundamental e ensino médio.
  • Idade: a brincadeira apresentada aqui, é destinada a alunos de 4° série, mas pode ser adaptada a todos os níveis de educação.
  • Recursos: para tal brincadeira em sala de aula, será necessário confeccionar peças de diferentes cores, porem todas com a base azul. Nesse local deve conter o nome do animal. Nas peças vermelhas deve estar escrito o coletivo como mostra a imagem acima.
  • Objetivo: trabalhar de forma dinâmica com os alunos os coletivos de cada animal.

Passo a passo:

  1. O professor deve separar os alunos em duplas.
  2. Coloque sobre a mesa aproximadamente 7 cartas azuis e 16 vermelhas. Cada um deve tirar uma carta de cada cor.
  3. Caso não encontre a palavra de coletivo correta, deve esperar mais um turno para conseguir encaixar.
  4. Ganha quem conseguir encaixar todas as peças azuis nas vermelhas.

Por ser fácil aplicação, você pode adaptar a brincadeira para qualquer subcategoria de substantivos coletivos, aplicando para objetos, profissões, frutas, entre outros. Desta forma, seus alunos vão aprender se entretendo, bem como você mesmo ensinar dessa forma.

Post Author
Felipo Bellini
Professor ligado no 220v e disposto a transformar o seu espaço em prol de seus alunos e comunidade.

Comments

1 Comentário
  1. posted by
    Fernando Blikstein
    jun 2, 2016 Reply

    Gostei bastante da atividade proposta para se aprender o coletivo. Como professor e uma pessoa engajada na área da educação, acho que é fundamental proporcionar brincadeiras para que o aluno goste da aula e se sinta motivado com as atividades propostas durante a aula. Além do que, as brincadeiras proporcionam interatividades entre os estudantes, ensinando como ser competitivo de forma saudável.
    Penso que cada oportunidade de inovar sempre será interessante para o profissional educador. Ele poderá perceber que os alunos estarão mais interessados na aula, quando ela partir para um lado mais lúdico.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *