O estudo dos dígrafos está entre as lições mais básicas no estudo de classes gramaticais, e por ser um estudo básico para desenvolver uma boa escrita, é preciso atenção nos detalhes para que no futuro não se torne uma dificuldade problemática. E uma brincadeira que pode ser muito bem aplicado ao estudo é aprendendo os dígrafos.

Assim como na brincadeira sobre provérbios, o uso de cartões, bem como a necessidade de fazer um rápido estudo sobre este fator, podem oferece bons incentivos aos alunos, além do fato de aplicarem ativamente os seus estudos. Confira a seguir como você pode usá-la para deixar suas aulas ainda mais interessantes.

Aprendendo os Dígrafos – Como Montar a Brincadeira

Aprendendo os Dígrafos

  • Público alvo: pode ser adaptada para todo o ensino fundamental e ensino médio.
  • Idade: a brincadeira é destinada a alunos de 5° série, mas pode ser adaptada a todos os níveis de educação.
  • Recursos: para realizar essa brincadeira com os alunos, será necessário confeccionar cartões com dígrafos como mostra a imagem acima.
    Objetivo: trabalhar de forma dinâmica e divertida uma lista de palavras que contenham dígrafos.

Passo a passo:

  1. O professor responsável deve colocar sobre uma mesa todos os cartões recortados. Coloque-os virados para que os alunos não vejam o conteúdo neles.
  2. Cada aluno pega um dos cartões.
  3. Em seguida, cada aluno deve escrever alguma palavras que contenha aquele dígrafo.
  4. No final, cada um revela seu cartão e sua palavra.

A brincadeira pode ser realizada tanto em grupos de alunos, ou individualmente. Em grupos, ela ganha a vantagem do trabalho em equipe, e pode destacar vários pontos de dificuldade e de proficiência. E se o professor preferir, pode montar um ou mais dias de aula apenas com as brincadeiras, colocando o momento como uma grande avaliação prática para os alunos. Como já dissemos em outras oportunidades, não deixe de usar a sua própria criatividade em prol dos alunos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here