0 Shares 100 Views

Aprendendo História, Contando Histórias – Brincadeiras para História

Bellini Bellini
mar 22, 2016
100 Views

Todo bom professor sabe a importância de uma boa história. Através delas, é possível conectar as emoções dos personagens com as do público, levando a grandes reflexões, ou apenas uma boa diversão, depende do seu objetivo enquanto narrador. E por mais que não pareça a princípio, existe uma excelente forma de ensinar os alunos que estão aprendendo história, contando histórias.

De maneira geral, você não irá alterar os eventos conhecidos da história, já que estará ativamente mostrando os acontecimentos tal como eles ocorreram. A diferença aqui é que os alunos serão realmente jogados no contexto histórico da época, se envolvendo com seus personagens marcantes, e buscando viver aquele momento como se estivessem de fato voltando ao passado.

Aprendendo Histórias, Contando Histórias – Como fazer?

Aprendendo História, Contando Histórias

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até o ensino fundamental.
  • Idade: à partir dos 6 anos de idade e também os adolescentes que já tem a sua idade mais avançada como entre 14 ou 16 anos de idade.
  • Recursos: será necessário usar livros que possam dissertar a história de maneira descontraída e mais divertida entre as crianças. Deixe seu local de histórias mais confortável para que todos prestem atenção.
  • Objetivo: a brincadeira é mais educativa, mas também diverte todas as crianças e adolescentes. O objetivo é fazer que toda a diversão nas aulas possam ser usadas como um aprendizado com boa qualidade.

Passo a passo:

  1. O contando histórias é bem simples, a ideia é transformar o jeito complexo que os livros promovem ao contar as histórias em algo mais divertido e fácil de entender para todas as crianças e adolescentes.
  2. Coloque as crianças ou adolescentes em locais confortáveis e crie formas diferentes de contar história, com mais intensidade e principalmente, mais diversão.

Coloque seus dotes artísticos de narrador em prática! Você notará o quanto os alunos ficarão realmente envolvidos com os assuntos, e compreenderão com muito mais facilidade os eventos que ocorrem inclusive hoje em dia.

You may be interested

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
247 views
Resenhas Literárias
247 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
144 views
Filósofos da Educação
144 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial
Educação Especial
236 views3
Educação Especial
236 views3

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial

Felipo Bellini - jun 17, 2017

Você sabe o que é Adaptação Educacional e Tecnologia Assistiva? Neste artigo vamos fundo no tema! Não deixe de ver nossos outros posts sobre Educação Especial e…

Deixe uma resposta