0 Shares 42 Views

Atalhos e Jogo de Memória – Aprendendo a tabuada

Bellini Bellini
abr 18, 2016
42 Views

A tabuada tem suas dificuldades nos primeiros contatos, por ser basicamente um jogo de memorização de resultados, até compreender seus conceitos mais básicos que ajudarão seus estudantes no futuro. Mas para quem tem dificuldades de memorizar cada resultado, este é um processo lento e cansativo. Felizmente, existem bons atalhos e jogo da memória que incentivem o aluno a estudar sem entregar uma experiência na qual ele fique dependente. Afinal,o aprendizado não está em decorar, mas sim compreender e melhorar.

Esta é a proposta da brincadeira a seguir. Seja imprimindo uma folha impressa como a da imagem a seguir, ou feita a mão pelos alunos, a ideia é que eles pratiquem de forma que não fiquem estafados com os estudos, e possam aprender se divertindo. Veja como ela é fácil.

Atalhos e Jogo da memória para aprender a tabuada – Como fazer?

Atalhos e jogo da memória

 

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes do ensino fundamental.
  • Idade: à partir dos 7 anos de idade que estejam no ensino fundamental.
  • Recursos: para realizar essa atividade o professor deve imprimir a tabela acima, ou fabricar com seus próprios alunos com régua e lápis.
  • Objetivo: o objetivo da brincadeira é aprender a tabuada de forma mais dinâmica.

Passo a passo:

  1. Depois de fabricada a tabela, o professor pede para que cada aluno individualmente preencha a sua como mostra a imagem acima.
  2. Os alunos devem colocar de 1 a 9 na primeira fila até o ultimo quadrado. Esses números representam o primeiro divisor.
  3. Na segunda fila, devem preencher novamente de 1 a 9.
  4. A partir da terceira fila, o professor pode ir fazendo os cálculos com toda a turma e preenchendo junto com seus alunos em forma de coro.

Uma boa maneira de afixar o conteúdo é incentivar os alunos a utilizar a brincadeira todos os dias, como um exercício rápido. Praticando constantemente, elas serão capazes de aprender num ritmo muito mais rápido, e o melhor de tudo, sem se “esforçarem”, ou melhor dizendo, sem perceberem seu esforço.

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares208 views1
Educação Especial
7 shares208 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
153 views
Blogs para professores
153 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
135 views1
Educação Especial
135 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Deixe uma resposta