0 Shares 177 Views

Atalhos e Jogo de Memória – Aprendendo a tabuada

Bellini Bellini
abr 18, 2016
177 Views

A tabuada tem suas dificuldades nos primeiros contatos, por ser basicamente um jogo de memorização de resultados, até compreender seus conceitos mais básicos que ajudarão seus estudantes no futuro. Mas para quem tem dificuldades de memorizar cada resultado, este é um processo lento e cansativo. Felizmente, existem bons atalhos e jogo da memória que incentivem o aluno a estudar sem entregar uma experiência na qual ele fique dependente. Afinal,o aprendizado não está em decorar, mas sim compreender e melhorar.

Esta é a proposta da brincadeira a seguir. Seja imprimindo uma folha impressa como a da imagem a seguir, ou feita a mão pelos alunos, a ideia é que eles pratiquem de forma que não fiquem estafados com os estudos, e possam aprender se divertindo. Veja como ela é fácil.

Atalhos e Jogo da memória para aprender a tabuada – Como fazer?

Atalhos e jogo da memória

 

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes do ensino fundamental.
  • Idade: à partir dos 7 anos de idade que estejam no ensino fundamental.
  • Recursos: para realizar essa atividade o professor deve imprimir a tabela acima, ou fabricar com seus próprios alunos com régua e lápis.
  • Objetivo: o objetivo da brincadeira é aprender a tabuada de forma mais dinâmica.

Passo a passo:

  1. Depois de fabricada a tabela, o professor pede para que cada aluno individualmente preencha a sua como mostra a imagem acima.
  2. Os alunos devem colocar de 1 a 9 na primeira fila até o ultimo quadrado. Esses números representam o primeiro divisor.
  3. Na segunda fila, devem preencher novamente de 1 a 9.
  4. A partir da terceira fila, o professor pode ir fazendo os cálculos com toda a turma e preenchendo junto com seus alunos em forma de coro.

Uma boa maneira de afixar o conteúdo é incentivar os alunos a utilizar a brincadeira todos os dias, como um exercício rápido. Praticando constantemente, elas serão capazes de aprender num ritmo muito mais rápido, e o melhor de tudo, sem se “esforçarem”, ou melhor dizendo, sem perceberem seu esforço.

You may be interested

Makarenko e a educação
Filósofos da Educação
48 views
Filósofos da Educação
48 views

Makarenko e a educação

Felipo Bellini - jul 23, 2017

  Makarenko e a educação Makarenko foi um filósofo da educação que ficou conhecido pelo sua proposta de modelo escolar baseada na vida em grupo e na autogestão,…

Datas Comemorativas
79 views

Dia do Agricultor – Atividade de data comemorativa

Felipo Bellini - jul 21, 2017

E aí, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Agricultor, um profissional extremamente importante para a manutenção da sociedade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só…

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária
Resenhas Literárias
114 views
Resenhas Literárias
114 views

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária

Felipo Bellini - jul 19, 2017

Cem anos de solidão e Gabriel García Márques são nosso ponto de discussão hoje. Depois de uma leitura aprofundada, de muitos diálogos e conversas, estamos aqui para…

Deixe uma resposta