Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Atividades de inglês para educação infantil

Atividades de inglês para educação infantil

Olá! Vocês sempre me perguntam dicas de atividades para a disciplina de inglês, já que essa é a cadeira que mais tenho familiaridade, e em geral eu tenho me evadido um pouco disso. Acontece que antes de tudo tenho me preocupado mais em conhecer o público que majoritariamente é composto por pedagogos e oferecer conteúdos que caminhem mais de acordo com minhas curiosidades que qualquer outra motivação. No entanto, acho que chegou a hora de começar a trabalhar esse assunto e para começar vou apresentar uma série de atividades de inglês para educação infantil .

Antes de tudo devo lembrar que o inglês continua sendo a língua de maior importância a nível global devido a quantidade de pessoas que o falam, além de s a língua é tida como oficial em muitos países. Só para elencar a importância desse idioma, uma em cada cinco pessoas no mundo falam inglês – seja como língua nativa, segunda língua ou idioma estrangeiro. Cerca de 56% de todos os sites da internet estão escritos em inglês. Além disso, a maior parte dos softwares mundiais é programada utilizando comandos em inglês. Dada essa importância, o inglês faz parte da grade curricular em todas as escolas do país, sendo ensinado durante o ensino fundamental e médio.

Atividades de inglês para educação infantil

As atividades

Visando familiarizar as crianças com a língua podem ser desenvolvidas atividades de inglês que tragam aprendizados que ao longo do tempo contribuirão para melhorar o desempenho nesse idioma. Portanto, foi selecionado um conjunto de atividades que estimulam o contato com a língua inglesa de maneira lúdica, enquanto a criança realiza as suas tarefas de modo divertido.

Cards

Nesse modelo de atividade diferenciada é desenvolvido um painel, ou, melhor dizendo, um banner onde são colocados cards (vulgo cartão/carta de baralho). A cada aula são retirados todos os cardes do banner, e é realizada uma recordação do vocabulário por meio de músicas ou frases. No endereço indicado você poderá conhecer passo-a-passo essa atividade. http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com.br/2013/03/aula-de-ingles-para-educacao-infantil-1.html

Dança das cadeiras (Musical Chairs)

Uma brincadeira divertida que geralmente as crianças adoram, que irá ensinar a pronuncia de algumas frases. Sob as cadeiras haverá diversos cards, e conforme elas sentarem, a criança escolhida deverá responder a pergunta realizada pelo(a) professor(a) (em inglês) e responde-lo(a), também em inglês. Vale à pena realizar essa brincadeira, que pode ser acessada no endereço abaixo. http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com.br/2013/04/aula-de-ingles-para-educacao-infantil-3.html

Livro para colorir do Garfield

Eis uma forma simples e divertida de proporcionar aos pequenos o contato com a língua inglesa, além de apresenta-los a um personagem presente na cultura americana, que, aliás, (os EUA) é o país que tem o inglês como língua nativa mais importante nos dias atuais.

http://www.espacoeducar.net/2014/07/atividades-de-ingles-para-criancas.html

Aprendendo as cores

Esses exercícios visam associar o aspecto visual das cores com a compreensão do seu significado em inglês. É uma maneira muito simples e acessível de propiciar aos alunos o início do aprendizado da língua inglesa. http://www.espacoeducar.net/2012/12/atividades-em-ingles-para-criancas_13.html

A caixa de inglês (English Box)

Nessa caixa são armazenados diversos objetos (também podem ser cards) e assim que retirados são logo identificados pelas crianças, que verão como é a escrita do objeto em inglês e pronunciarão seus respectivos nomes. É outra forma lúdica de ensiná-los. Experimente essa atividade de inglês, porque com toda certeza ela irá lhe trazer bons resultados, além do entretenimento garantido para toda a turma!

http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com.br/2013/04/aula-de-ingles-para-educacao-infantil-2.html

Diversas atividades

Esse conjunto de atividades além de entreter as crianças, lhes fornecerá uma base de aprendizado interessante. Você deverá imprimir as folhas para que os alunos possam colorir e entrar em contato com o inglês no modelo de aprendizado proposto, orientando-lhes passo-a-passo e acompanhando-os conforme o desenvolvimento das tarefas. http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/03/atividades-para-trabalhar-lingua.html

Atividades diversificadas

Esse pacote de atividades proporciona a compreensão do nome de objetos e de animais na língua inglesa, além de outras opções divertidas!

http://www.espacoeducar.net/2012/12/atividades-de-ingles-para-criancas.html

Desenhos para colorir

Esse conjunto de desenhos visa ensinar algumas palavras para as crianças, tais como nomes de animais (urso e leão, por exemplo) e das cores.

http://www.espacoeducar.net/2009/03/atividades-para-trabalhar-lingua.html

Aprendendo as cores (atividades com legenda)

Tais tarefas funcionam da seguinte forma: existem legendas enumeradas, de modo que cada nome de cor possui um número atribuído. Para o cumprimento da atividade, basta que a criança comece a colorir as figuras conforme os números correspondentes às cores da legenda. São exercícios fáceis e que favorecem a assimilação dos nomes das cores na língua inglesa.

http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/12/atividades-em-ingles-para-criancas.html

O alfabeto em inglês

Essa atividade proporciona a memorização de palavras com as iniciais correspondentes a cada letra do alfabeto para com um animal ou objeto. É um ótimo exercício! http://www.espacoeducar.net/2009/03/alfabeto-em-ingles-para-o-ensino.html

Outras atividades para crianças

Esse material é muito completo, porque possui o aprendizado de números, nomes de animais, de objetos, proporciona a pintura, o desenho, recortes, labirintos e outros tipos de tarefas que costumam entreter os alunos, ao mesmo tempo em que fornecem conhecimentos da língua inglesa.

http://ensinar-aprender.com.br/2011/05/ingles-atividades-para-series-iniciais.html

Brincando e aprendendo números

Eis aqui mais uma opção de ensinar aos alunos os primeiros números em inglês e oferecer-lhes diversão ao mesmo tempo. É outra opção muito bem-vinda para as suas aulas.

http://compartilhandoaulas.blogspot.com.br/2014/05/atividades-em-ingles-numeros-educacao.html

Coletânea com 200 atividades em inglês

Essa coletânea vem para fechar o pacote de atividades com chave de ouro. Agora ninguém poderá lhe dizer que faltam atividades de inglês para lecionar aos alunos da educação infantil. Essa coletânea é realmente vasta e dispõe de desenhos para colorir e demais joguinhos que ensinam os primeiros passos do idioma, de maneira lúdica.

http://www.mediafire.com/download/7ui0fk4085mhsxu/Atividades+de+Ingl%C3%AAs+1.rar http://www.mediafire.com/download/av4v3460t4x7lny/INGLES-PARTE2.zip

Com essa seleção de atividades de inglês para educação infantil com certeza suas aulas serão facilitadas, e o melhor: proporcionarão maior familiaridade da língua inglesa para as crianças, de maneira totalmente divertida!

Bellini Bellini
Post Author
Felipo Bellini
Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos - EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN. Na infância apresentei problemas de aprendizagem, o que me permitiu ter contato com diversas experiências para evoluir meu nível escolar, e no decorrer desse processo refletir a prática e interação como objetos necessários para a aquisição de conteúdo. Todo esse contato com as metodologias de aprendizagem e acompanhamento da minha família fez com que muito cedo assumisse minha primeira sala de aula, sendo monitor e depois professor em um curso pré-vestibular da cidade. O interesse na docência era claro, e com 17 anos entrei em Letras na UFRN. Participei desde o primeiro semestre de projetos de pesquisa e extensão; sendo os mais relacionados ao ensino o PIBID, o ÁGORA, o PROCEM e o Curso de Português para Estrangeiros com Cinema. Minha intenção era diversificar e experimentar o que estivesse ao meu alcance, afim de gerar o máximo de experiências na universidade. Por indicação consegui uma estadia para o País de Gales, no Reino Unido, onde fiquei durante 6 meses dando aula de português para estrangeiros na universidade de Cardiff, e recebi uma bolsa da CELTIC para cursar o nível C1 e um curso de literatura básico. No período fiz também o curso técnico de tradução acadêmica pela Cardiff Library (4 meses) e o de Counselor - Educational Issues (2 meses), o último me dando vivência dentro das escolas públicas do país. Após minha formação, em 2013, empreendi na área da educação, montando duas empresas. A primeira uma rede social para professores e alunos chamada TUTORA.ME, onde conseguimos a adesão de mais de 6 mil membros cadastrados, sendo mais de 25% deles ativos diariamente até o fim da plataforma no final de 2015. A segunda um cursinho popular chamado Garra-RN, onde o maior foco era o aprendizado dos alunos através da colaboração e aulas desafio. Esse método nos trouxe ótimos resultados na unidade de Goianinha, com mais de 70% dos alunos aprovados nos concursos públicos de interesse no fim de 2015 e início de 2016. Hoje posso dizer que minha maior motivação são as aulas que leciono no ensino público, onde sou concursado desde 2014. Adoro sair das aulas e ouvir dos alunos que eles tiveram a melhor aula até o momento. Minha busca está na transformação do espaço social e em como conseguir engajamento e metrificar a performance dos meus alunos através de suas atitudes pró-aprendizagem. Neste processo de formação docente que continuo passando encontrei no desenvolver da leitura e escrita com o alunado a resposta para precipícios sociais que nas dinâmicas e brincadeiras costumeiras das aulas de inglês não evidenciava. Passei a inserir dentro das aulas de inglês diversas atividades para resolver os problemas escolares e da comunidade, sempre na perspectiva do aluno. Foram desde cartas de protestos até fanpages para campanhas sociais. Pesquisas comunitárias, projetos de empreendedorismo e até um projeto de escola bilíngue que nas discussões me motivaram a seguir adiante e procurar o curso de Especialização do Ensino da Escrita, onde pretendo me aprimorar e retornar o máximo que puder para os meus alunos.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *