RESUMO DO FILME AVATAR

Avatar – resumo do filme para sala de aula

Neste resumo iremos falar sobre o filme Avatar, um filme belíssimo e com um contexto histórico muito interessante. O filme foi lançado em 2009 e chamou a atenção, principalmente, pelos seus efeitos especiais e suas técnicas de filmagens, até então nunca usadas.

resumo do filme avatar

Apesar de o filme ser passado em outro planeta, nos remete a reflexão sobre a exploração sem limites de povos que podemos acompanhar na nossa história, a falta de apego aos bens naturais e culturais, a falsa ideia de que podemos tomar tudo que nos convém e, como união e foco conseguem atingir determinados objetivos.

Para conseguir baixar o resumo do filme Avatar em PDF, basta clicar no link a seguir:

Resumo do filme para professores – Avatar – Demonstre

Ou leia aqui mesmo:

Nome:

AVATAR
Ano: 2009
Diretor: James Cameron
Escola do cinema:
Técnicas utilizadas: O grande avanço nas técnicas utilizadas no filme, é que ele foi filmado em 3D, com câmeras especiais de captura de movimento e digitais.
Origem: EUA
Tipo de filme: FICÇÃO CIENTIFICA
Sinopse: Avatar conta a história de uma experiência cientifica realizada, a fim de explorar as riquezas de outro planeta, o Planeta Pandora. Entretanto, apesar de ser muito rico, este planeta não está deserto e nele habitam uma espécie alienígena muito peculiar, os Na’ vis, que não querem ceder à invasão humana.

Dessa forma, para poder conhecer melhor esse povo e poder negociar a sua retirada, é desenvolvido um protótipo de um corpo de um Na’ vi, só que sendo operado pelo cérebro de um humano, este projeto seria conhecido por Projeto Avatar.

Principais Personagens: Jake Sully e Neytiri
·         Nome: Jake Sully

Definição do Personagem: Ex-soldado aposentado por invalidez

Objetivo: convocado no lugar do seu irmão gêmeo falecido, para uma missão extraterrestre, a fim de explorar novas fontes minerais e de sobrevivência no planeta Pandora.

           Função na trama: é o personagem principal da trama, se tornando o elo entre os dois mundos.

·         Nome: Neytiri

          Definição do Personagem: é a princesa do clã alienígena

         Objetivo: é uma defensora das suas terras e das tradições

         Função na trama: é quem interfere indiretamente nas decisões positivas tomadas

 

pelo personagem principal.

·         Nome: Coronel Miles Quaritch

           Definição do Personagem: é o antagonista vilão  da trama

         Objetivo: o personagem tem como objetivo comandar as tropas responsáveis  pela  extração dos minérios.

Função na trama: quem acaba desencadeando as guerras ocorridas no Planeta Pandora.

 

Resumo do filme:  
1º.  Acontecimento: O filme inicia com a apresentação do projeto Avatar e do personagem Jake Sully, que vai para Pandora, no lugar do seu irmão gêmeo que era um cientista do programa Avatar devido a sua similaridade genética, o que permitiria compatibilidade com o Avatar do irmão.

2º.  Acontecimento: Sully assume seu corpo de Avatar e fica encantado com a sua mobilidade e força.

3º.  Acontecimento: Jake acaba conhecendo as tribos locais e aos poucos começa a conhecer os costumes e se sentir mais ligado aos Navis.

4º.  Acontecimento: O coronel determina que Jake use de sua aproximação para convencer os nativos a deixarem o local, se não ele irá começar uma guerra.

5º.  Acontecimento: Após perceber que Jake está completamente do lado dos Navis e que eles não têm a mínima intenção de deixar o local, o coronel inicia uma guerra contra os nativos do Planeta Pandora.

6º.  Acontecimento: no desenrolar da guerra Jake, se torna o líder dos nativos ao montar o Toruk, uma espécie de ave, na qual a lenda dizia que somente um escolhido conseguiria montá-la.

7º.  Acontecimento: Jake e Neytiri reúnem todos os clãs dos nativos e juntos eles conseguem derrotar os humanos.

8º.  Acontecimento: Os militares que só queriam exploram são expulsos do planeta Pandora, mas os cientistas buscando conhecimentos permanecem.

 

Obstáculo: Reunir todos os clãs, fazendo com que trabalhem juntos em prol do mesmo ideal.
Clímax: Quando Jake se torna o líder que eles esperavam nas lendas e assume o comando nas batalhas.
Solução: Os Navis lutam pelo seu planeta, até que o comandante militar é morto.
Desfecho: Jake escolhe ficar de vez no Planeta Pandora, tornando-se definitivamente um Na’ Vi.
Reflexões que o filme possibilita: Apesar de o filme ser passado em outro planeta, nos remete a reflexão sobre a exploração sem limites de povos que podemos acompanhar na nossa história, a falta de apego aos bens naturais e culturais, a falsa ideia de que podemos tomar tudo que nos convém e, como união e foco conseguem atingir determinados objetivos.
Detalhes que precisamos prestar atenção: Hierarquias, cadeias de comando, surgimento de um líder informal, a integração entre espécie e as religiosidades apresentadas.
Principais símbolos do filme: A natureza, o respeito e o trabalho em conjunto.
Como ele pode ser trabalhado em sala de aula:

Primeiramente, o filme pode ser trabalhado a situação indígena do nosso país, e a forma com  que os colonizadores tomaram conta do nosso país. Podemos ver ainda, o contexto histórico de outros países, como os do continente africano, que também foram invadidos e suas riquezas levada e suas culturas destruídas, porque simplesmente alguns os subjugavam serem inferiores ou selvagens.

Depois, podemos analisar a questão do respeito ao próximo, principalmente no que tange a cultura e a religião ao próximo. Por fim, abordaria ainda, a questão do respeito à natureza e todos os seres vivos e, observar o quanto isso pode ser benéfico a nós mesmos e até mesmo, poder comparar com o tratamento que estamos dando a nosso planeta no momento.

Bom, espero que esse resumo e sugestões de atividades tenham agradado. Se você gostou ou tiver uma sugestão de filme, por favor comente, ok?

Abraço e até a próxima!

2 COMMENTS

  1. Não poderia deixar de comentar em uma publicação tão interessante como esta. Assisti Avatar várias vezes. Esse filme é mais uma grande obra-prima do diretor e roteirista James Cameron. O filme realmente mostra a ganância desenfreada e a exploração sobre planetas e povos em busca de recursos, que no fim viram dinheiro. Para a sala de aula, achei excelente a ideia de fazer uma analogia da mensagem do filme aos acontecimentos históricos que retratam sobre colonos que invadiram terras, dizimaram tribos indígenas, africanas, em busca de poder e dinheiro.

  2. Eu gostei bastante mas eu não achei em inglês para a minha escola e não achei também o livro de avaatar então vocês podem fazer alguma coisa desse tipo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here