Coesão e coerência em caixas

Uma boa forma de aplicar os conhecimentos das classes gramaticais é através de textos. E juntos a eles, existem outros termos e detalhes que devem ser atentados logo no início para que os alunos compreendam sua estrutura por completo. Sendo um dos pontos mais fáceis de serem explicados a coesão e a coerência, o que podemos fazer de maneira divertida nessa brincadeira de coesão e coerência em caixas !

Com o objetivo de trazer clareza ao texto, a coesão e coerência nem sempre são compreendidas pelos estudantes, embora eles façam uso constantemente para se expressar. Para deixar o objetivo destas mecânicas gramaticais ainda mais evidentes, temos a seguinte brincadeira para você.

A coesão e coerência em caixas

Caixa 2

Público alvo: pode ser adaptada para todo o ensino fundamental e ensino médio.

Idade: A brincadeira apresentada aqui, é destinada a alunos de 4° série.

Recursos: Para realizar a atividade será necessário ter 4 cubos cada um com 6 palavras escritas. Os cubos podem ser feitos com qualquer tipo de caixa e de qualquer material. Para a brincadeira para aprender classes gramaticais o responsável deve colocar a turma em círculo e cada um deve jogar o dado por vez, em ordem.

Objetivo: entender sobre coesão e coerência de forma divertida e dinâmica.

Passo a passo:

  1. O aluno após tirar os dados, vê a palavra sorteada e o responsável o questiona como ordenar a mesma em uma frase.
  2. O ideal é sempre mediar, dando maior possibilidade para o aluno pensar e desenvolver o máximo de frases possíveis. Sendo um jogo mais simples de ser feito, você pode separar aulas especiais para realizá-lo, ou ainda fazer em conjunto com outras brincadeiras, como a indicada neste post.

Desta forma, seus ensinamentos se tornarão muito mais interessantes!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here