Todo professor sabe que pode ser um pouco complicado ensinar as classes gramaticais para seus pequenos alunos. Além de serem variadas, cada uma possui particularidades que podem ser difíceis de serem memorizadas, principalmente quando os alunos não encontram exemplos práticos para aplicar estes conhecimentos.

Pensando neste ponto, propomos a seguinte brincadeira. Desta forma, o conhecimento delas toma uma forma mais divertida, e seus estudos ficam bem mais práticos. Além disso, para turmas com alunos mais agitados, pode ser uma boa forma de manter sua energia mais focada.

A Caixa das Palavras

Caixa 1

Público alvo: pode ser adaptada para todo o ensino fundamental e ensino médio.
Idade: A brincadeira apresentada aqui, é destinada a alunos de 4° série.
Recursos: Para fazer a caixa das palavras, você irá precisar de uma caixa de papelão; envelopes, papeis cortados, decoração segundo o gosto.
Objetivo: O objetivo da caixa de palavras é que cada aluno possa identificar qual classe de palavras corresponde cada palavra.

Passo a passo:

  1. A produção da caixa pode ser feita com a ajuda de todos os alunos.
  2. Uma vez terminada, o professor, separa palavras em envelopes dentro da caixa.
  3. Em uma roda, cada aluno será convidado a tirar uma palavra da caixa e informar a que classe ela pertence, logo após para ficar mais dinâmico essa brincadeira, o aluno pode incluso formar uma frase com a mesma.

O exercício pode ser colocado com facilidade para alunos de turmas mais avançadas, incluindo mais classes gramaticais e exemplos que possam ser fáceis de assimilar. E caso o colégio, permita,  a brincadeira poderia ser até mesmo um método de avaliação, já que os alunos estarão testando seus conhecimentos ativamente, não se prendendo ao método da “decoreba” no qual não auxilia de verdade.

Gostou da brincadeira? Deixe nos comentários o que achou, como foi a aplicação, e se realizou alterações, as formas como fez para atiçar a curiosidade dos alunos!

1 COMMENT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here