Você está atrás de brincadeiras para aprender português? Sem dúvidas elas são importantes em um nível sem igual para trabalhar com nossos alunos.

Uma boa forma dos professores ensinarem português a seus alunos é através de brincadeiras e dinâmicas. Através delas, o aluno pode fixar as regras da língua portuguesa, aprender a forma correta de escrever e falar, tudo de forma mais divertida, o que atrairá a sua atenção.

Brincadeiras para aprender português

Desenvolver o aprendizado do aluno através de outros meios que fujam um pouco ás aulas teóricas tradicionais é uma ótima forma não somente de atrair os alunos que geralmente acham monótono aprender com o método clássico, como também promovem uma melhor interação em sala de aula entre os alunos e também com o professor.

Pensando nisso, selecionamos 10 brincadeiras para aprender o português que fará com que a jornada de aprendizado seja muito mais prazerosa, tanto para os alunos quanto para seus educadores.

Brincadeiras para aprender português: Jogo de agrupar

Público-alvo: Adolescentes a partir dos 12 anos

Objetivo: Esta é uma dinâmica fácil de se aplicar e que ajuda o professor a identificar as maiores dificuldades dos alunos em relação á matéria e trabalhar com eles em cima disso.

Passo a passo:Serão necessárias folhas contendo palavras com as dificuldades ortográficas trabalhadas. A sala será dividida em duplas. Cada dupla receberá uma folha com as palavras que deverá recortar. Em seguida deverá agrupá-las de acordo com o que tenham em comum. Cada participante deverá ler uma palavra corretamente, não podendo ler a mesma que outro colega tenha lido. Depois, colarão no caderno separando em colunas.

Brincadeiras para aprender português: Jogo da adivinhação

Público-alvo: A partir dos 11 anos
Objetivo: Esta é uma dinâmica que assim como a brincadeira mencionada anteriormente irá trabalhar em cima das maiores dificuldades dos alunos e á partir disso, desenvolver através da brincadeira um maior aprendizado.
Passo a passo: Confeccionar várias fichas com palavras que contenham a dificuldade ortográfica trabalhada. Divida a classe em grupos. O professor deverá ler as fichas antes de iniciar o jogo. As fichas serão colocadas dentro de uma caixa. Um aluno pega uma ficha e deverá dar pistas para que os outros alunos descubram qual a palavra que foi sorteada. Exemplo: usada para costurar (linha). Se o aluno acertar, o grupo ganhará ponto. Em seguida, outro aluno sorteia outra ficha e procede como foi feito anteriormente. No final, o professor verifica qual o grupo que acertou mais palavras, sendo assim o campeão.

Brincadeiras para aprender português: Jogo das frases

Público-alvo: A partir dos 10 anos

Objetivo: Esta é uma dinâmica que estimula a mente e o raciocínio rápido dos alunos para criar as frases rapidamente, respeitando a concordância.

Passo a passo: o professor deverá escrever frases em tiras de papel colorido, sendo cada frase de uma cor. Recorte as palavras e coloque no saquinho ou envelope. Peça para que cada aluno retire do saquinho uma palavra. Após todos terem tirado, o professor dá um sinal e marca o tempo. Os alunos deverão encontrar o seu colega que tenha a ficha da mesma cor e juntos montarem a frase. Ganha o grupo que formar a frase primeiro. O professor poderá repetir o jogo com outras palavras.

Brincadeiras para aprender português: Jogo de palavras

Público-alvo: Adolescentes a partir dos 12 anos

Objetivo: Esta é uma dinâmica simples, mas muito útil pois ajuda a desenvolver a habilidade da formação das palavras e de suas divisões silábicas, que muitas vezes confundem os alunos na hora de fazer algum exercício que envolva a separação de palavras por sílabas.

Passo a passo: Divida a turma em grupos. Distribuir fichas com sílabas igualmente para cada grupo. O grupo que fizer mais palavras utilizando as fichas ganhará o jogo.

Brincadeiras para aprender português: Qual é o segredo?

Público-alvo: Adolescentes a partir dos 12 anos

Objetivo: Esta é uma brincadeira que através da competitividade estimula os alunos a desenvolverem não somente as frases de um determinado texto secreto, o que faz com que tenham que pensar e avaliar cada possibilidade como também fortalece o aprendizado da língua portuguesa.

Passo a passo: o professor deverá dividir os alunos em grupos. Cada grupo receberá um envelope contendo as mesmas palavras separadas em sílabas. Quando o professor der o sinal, cada grupo abrirá o envelope. Os participantes do grupo deverão descobrir o segredo e formar palavras. Só o professor saberá quais são as palavras. Os vencedores serão os que primeiro descobrirem o segredo e formar em todas as palavras, mesmo que com as sílabas haja possibilidade de formar outras palavras.

Brincadeiras para aprender português: A palavra é…

Público-alvo: Crianças, pré-adolescentes e adolescentes

Objetivo: Esta dinâmica é ótima para estimular a criatividade do aluno e seu raciocínio rápido para pensar nas palavras e escrevê-las da maneira correta. Como envolve toda a turma que é subdividida por fileiras, é um modo de promover uma competição saudável e que resultará em aprendizado.

Passo a passo: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: folhas de papel em branco, pautadas e numeradas de uma a vinte. O professor entregará a folha para o primeiro aluno de cada fileira. Em seguida dirá uma palavra e o primeiro aluno de cada fileira deverá escrever o maior número possível de palavras começadas com a primeira letra. Ao ouvirem a Segunda palavra, dada pelo professor, todos devem passar o papel para o colega de trás que escreverá também o maior número de palavras começadas com a primeira letra. E assim sucessivamente. A fileira que completar a folha numerada será a vencedora.

Brincadeiras para aprender português: Sou o L ou sou o U?

Público-Alvo: Adolescentes a partir dos 12 anos

Objetivo: Muitas vezes, os alunos têm dúvidas em relação ao modo de escrever determinadas palavras quando a mesma tem sonoridades semelhantes quando pronunciadas. Umas delas está nas palavras que utilizam L ou U e neste caso, através desta dinâmica é possível realizar um exercício que favoreça o aprendizado para que eles possam escrever da maneira correta.

Passo a passo:.Escreva diversas palavras nas fichas, deixando em branco o local do L ou do U. Coloque-as em um saquinho. Chame um aluno na frente, que retirará uma ficha do saquinho. Ele deverá ler a palavra e falar se o que está faltando é o L ou U. Logo após o aluno ter respondido, o professor mostra a palavra para a turma e pergunta se ele acertou ou não. Se o aluno acertar, ganhará uma fichinha com incentivo. Se errar, volta para a carteira. Continue até que todos os alunos tenham participado.

Brincadeiras para aprender português: Formação e transformação de frases

Público-alvo: A partir dos 12 anos

Objetivo: Esta é uma ótima dinâmica pois trabalha a escrita, a redação, elaboração de texto, coerência e a forma de diferentes entonações que darão as expressões de cada texto.

Passo a passo: Divida a classe em grupos. Distribua cartelas de palavras para cada grupo. Os alunos devem organizar frases com as palavras das cartelas e copiá-las no caderno. Quando todos terminarem de escrever, um grupo faz ditado das frases para o outro, que vai, agora, copiar as frases mudando a entonação (afirmação transforma-se em interrogação e vice-versa).

Brincadeiras para aprender português: Procurando palavras

Público-alvo: A partir dos 11 anos

Objetivo: Esta é uma brincadeira que ajuda a desenvolver a criatividade do aluno e estimula o aprendizado para elaborar palavras relacionadas á um mesmo tema e escrevê-las de forma correta.

Passo a passo: A classe escolhe um assunto (cidade, frutas, animais, artistas) e uma palavra-chave, que é uma palavra qualquer. Combina-se, então, o tempo do jogo (cinco minutos, por exemplo). Os alunos devem escrever de forma correta, o maior número de palavras ligadas ao assunto e iniciadas com as letras da palavra-chave.

Brincadeiras para aprender português Jogo dos sinônimos

Público-alvo: A partir dos 12 anos

Objetivo: Esta é uma ótima dinâmica, que além de trabalhar com sinônimos, permite fazer variações da mesma brincadeira para trabalhar com outros tipos de exercícios da língua portuguesa como plural e antônimos por exemplo.

Passo a passo: Para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: fichas brancas com palavras e fichas amarelas com seus respectivos sinônimos. Classe dividida em duas equipes. O professor distribui as fichas brancas para uma equipe e as amarelas para a outra. Um dos alunos com a ficha branca lê em voz alta a palavra nela escrita. Outro, com a ficha amarela, lê o sinônimo correspondente e elabora uma frase com ele. Depois é a vez da equipe amarela ler a palavra, para a equipe branca achar o sinônimo e formar frase. Ganha a equipe que fizer mais pontos. A mesma brincadeira pode ser feita com antônimos, plural e singular, feminino e masculino, etc.

FIM

Então é isso pessoal. Espero do fundo do coração ter agradado vocês!!!
Hoje ainda teremos mais textos aqi no Demonstre, então fique atento aqui no blog e no nosso facebook.

1 COMMENT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here