0 Shares 17 Views 2 Comments

Carnaval – Cinco livros que você tem que ler!

Bellini Bellini
jan 18, 2016
17 Views 2

Livros sobre o Carnaval

Olá meus leitores amados. animados para o carnaval? Pois é, ele está chegando e esse ano mais cedo do que de costume. Para isso reunimos aqui cinco livros que vocês devem ler para conhecer mais sobre essa data comemorativa. Buscamos todos os gêneros e soluções, afim de trabalhar não apenas com vários gostos, mas permitir uma abordagem que vai além da popular, passada pela mídia.

Livros sobre o Carnaval

Por favor não deixem de dar o feedback sobre os livros escolhidos, ok? <3

O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro

Livro de ouro do carnaval brasileiro - Educação

Antes de tudo um contexto. Escolhemos O livro de Ouro do Carnaval Brasileiro pois este é, sem dúvidas, o melhor conteúdo para começarmos a permear sobre o assunto, pois além de ser o mais facilmente encontrado desta lista, também parte do conhecimento geral que temos sobre as festas brasileiras para compreender como elas se derivam.

Sinopse do livro: O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro

Quando confetes e serpentinas colorem ruas e salões e a bateria arrepia até quem não é muito de samba, está em cena a maior festa popular do mundo. Assim o Carnaval brasileiro é conhecido nos quatro cantos do planeta. Entretanto, paralelamente à alegria e à descontração dessa festança, existe uma bela história até então pouco abordada pelo mercado editorial brasileiro. Para preencher essa lacuna, chega às livrarias, pela Ediouro, O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro, de Felipe Ferreira – um dos mais renomados pesquisadores da cultura popular brasileira e autor de diversos artigos sobre Carnaval. Produto de anos de pesquisa, a obra é uma visão inédita e contemporânea do Carnaval brasileiro, capaz de expressar muito do que fomos, somos e seremos. Além das centenas de fotos e ilustrações, o que faz de O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro um grande lançamento é a ousadia de seu autor. Felipe Ferreira apresenta uma abordagem bastante original da história do Carnaval brasileiro, sem repetir os lugares-comuns de um roteiro de datas e acontecimentos lineares na elaboração da ideia de Carnaval no país.

Autor: Felipe Ferreira.

Editora: Ediouro.

Ano: 2005.

Páginas: 421.

Carnaval em Veneza

Carnaval em Veneza - Educação

Uma história sensual sobre dois amores que vão agitar até a mais decadente e sensual das cidades: Veneza. Antes de qualquer coisa, vale salientar que durante séculos em toda a Europa, os carnavais de Roma e Veneza foram considerados os maiores e melhores do mundo.

Sinopse do livro: Carnaval em Veneza

Cecilia, a filha de treze anos de um importante mercador de Veneza, é atraída por um gato para longe do seu banho e dá por si, nua, nos braços de Casanova, o lendário sedutor de mulheres. No seu leito, a jovem conhecerá o lado luminoso do amor. Duas décadas depois, já uma pintora de renome, Cecilia conhece o segundo amor da sua vida: um jovem poeta à procura aventura a qualquer preço. Ele é Lord Byron e, com ele, Cecilia irá descobrir o lado negro da paixão. A ternura e generosidade de Casanova versus a rudeza e secura de Byron. Dois amores que vão influenciar a arte de Cecilia e agitar a sociedade da mais decadente, sensual e majestosa das cidades: Veneza.

Autor: Michelle Lovric.

Gênero: Romance.

Editora: Chá das Cinco.

Páginas: 496.

Almanaque do Carnaval: a História do Carnaval, o Que Ouvir, o Que Ler, Onde Curtir

Almanaque do Carnaval Carnaval em Veneza - Educação

No Recife, o Galo da Madrugada atrai mais de um milhão e meio de pessoas, e está no livro dos recordes como o maior bloco carnavalesco do mundo. No Rio de Janeiro, o desfile no Sambódromo é televisionado para mais de 180 países – um espetáculo de alcance global.

Sinopse do livro: Almanaque do Carnaval

Quando Dodô e Osmar resolveram colocar caixas de som em cima de uma caminhonete velha e sair pelas ruas de Salvador tocando uma espécie de frevo abaianado, temperado com os acordes elétricos de suas guitarras, não imaginavam estar inaugurando uma tradição no carnaval da Bahia. O trio elétrico arrasta hoje milhões de foliões. E não foi só em Salvador que a festa de rua nos dias de carnaval ganhou proporções tão gigantescas.

No Almanaque do carnaval, o historiador André Diniz conta como isso tudo começou, conduzindo o leitor em uma viagem no tempo. Mais do que uma história do carnaval, o livro é uma história dos gêneros musicais identificados com essa festa: o samba, a marchinha, o frevo e o axé.

O leitor vai se deparar com canções, compositores e intérpretes que marcaram época e com os que ganham destaque na atualidade. São pequenas biografias, casos curiosos e informações sobre o contexto político, social e cultural de cada período. E o autor ainda aborda fenômenos de mercado como Ivete Sangalo e É o Tchan, rompendo as barreiras impostas pela crítica tradicional.

Autor: André Diniz.

Editora: Zahar.

Ano: 2008.

Páginas: 272.

Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos

Pra tudo começar na quinta-feira -Educação

É um livro que destaca o papel de grandes figuras carnavalescas do Rio de Janeiro. Uma leitura fluida e carregada de informação para entrar no mundo do carnaval e conhecer seus principais personagens.

Sinopse do livro: Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos

Este é um trabalho com um recorte temático e espacial: ele versa sobre os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro e os seus criadores. A primeira parte aborda a conexão que existe entre os enredos das agremiações e os respectivos contextos históricos em que foram apresentados. A segunda parte apresenta e analisa a biografia profissional e a contribuição dos maiores carnavalescos, criadores de enredos, para o crescimento e transformação das escolas de samba do Rio de Janeiro desde 1960, quando a influência desses personagens passa a ser decisiva (e polêmica) para os rumos da festa.

Autor: Luiz Antonio Simas e Fábio Fabato.

Editora: Mórula Editorial.

Ano: 2015.

Páginas: 180.

Carnaval: seis milênios de história

Carnaval seis milênios de história - educação

Esse livro é o mais completo sobre a história do carnaval a nível mundial dessa lista. O autor tratou de pesquisar a fundo durante muito tempo todos os pormenores do carnaval.

Sinopse do livro: Carnaval: seis milênios de história

O carnaval carioca deve muito a Hiram Araújo. Munido de paciência, dedicação e, sobretudo, carinho pela mais importante festa brasileira, este incansável pesquisador vem reunindo, junto a si, um conjunto valioso e único de informações sobre o carnaval. É exatamente um vasto apanhado de boa parte de todo esse conhecimento que compõe a obra ‘Carnaval – seis milênios de história’. Além de constituir-se numa leitura interessante e divertida para o público em geral, o livro reúne material básico e indispensável a quem quer que se decida a pesquisar o carnaval.

Autor: Hiram Araújo.

Editora: GRYPHUS.

Ano: 2002.

Páginas: 650.

Agradecimento

Desejamos uma super boa leitura e contamos com o feedback de vocês sobre os livros!!! <3

Lembrando que se você assinar o nosso blog por e-mail, no rodapé, você vai receber nossos conteúdos exclusivos, e se quiser, ainda pode se cadastrar na nossa Newsletter, para receber além dos posts, materiais exclusivos, como livros, podcasts e vídeos.

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares154 views1
Educação Especial
7 shares154 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

2 Comentários

  1. Eu nunca imaginei que teriam tantos livros disponíveis com histórias e “dicas” assim…
    Na verdade eu nunca fui uma fã de Carnaval, eu sempre associei com um feriado de descanso e, consequentemente, toda a minha história com ele se resumia em dormir! hahaha.

    Reply
    • Oi Luisa!!! Realmente o Carnaval midiático que vemos no dia a dia faz a gente achar a nossa cama uma ótima companhia. haha – O que gosto mesmo é viajar e encontrar o carnaval nas diferentes culturas das cidades do interior. Aqui no Nordeste, cada cidade que você vai é uma nova história, uma forma de se comportar. Vão desde as festas mais religiosas, aos mamulengos. E ver o retrato me instiga. É como nesses livros, alguns meio complicados de encontrar admito, que você encontra diversos espaços, que mostram como o carnaval se modifica em cada canto do mundo, assimilando culturas e se tornando distinto e especial em cada lugar.

      Ei, obrigado de verdade por comentar. Por favor não deixe de participar do blog, comentar, interagir e sugerir pautas. Meu desejo é escrever um conteúdo cada vez mais legal e útil ao leitor.

      Beijos!

      Reply

Deixe uma resposta

Most from this category