Livros sobre o Carnaval

Olá leitores, animados para o carnaval? Pois é, ele está chegando e esse ano mais cedo do que de costume. Por isso, reunimos aqui cinco livros que vocês devem ler para conhecer mais sobre essa data comemorativa. Buscamos todos os gêneros e soluções, afim de trabalhar não apenas com vários gostos, mas permitir uma abordagem que vai além da popular e que vale super a pena ser passada em sala de aula.

 

O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro

Livro de ouro do carnaval brasileiro - EducaçãoSinopse do livro: O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro

Quando confetes e serpentinas colorem ruas e salões e a bateria arrepia até quem não é muito de samba, está em cena a maior festa popular do mundo. Assim o Carnaval brasileiro é conhecido nos quatro cantos do planeta. Entretanto, paralelamente à alegria e à descontração dessa festança, existe uma bela história até então pouco abordada pelo mercado editorial brasileiro. Para preencher essa lacuna, chega às livrarias, pela Ediouro, O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro, de Felipe Ferreira – um dos mais renomados pesquisadores da cultura popular brasileira e autor de diversos artigos sobre Carnaval. Produto de anos de pesquisa, a obra é uma visão inédita e contemporânea do Carnaval brasileiro, capaz de expressar muito do que fomos, somos e seremos. Além das centenas de fotos e ilustrações, o que faz de O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro um grande lançamento é a ousadia de seu autor. Felipe Ferreira apresenta uma abordagem bastante original da história do Carnaval brasileiro, sem repetir os lugares-comuns de um roteiro de datas e acontecimentos lineares na elaboração da ideia de Carnaval no país. Autor: Felipe Ferreira.

Carnaval em Veneza

Carnaval em Veneza - EducaçãoSinopse do livro: Carnaval em Veneza

Cecilia, a filha de treze anos de um importante mercador de Veneza, é atraída por um gato para longe do seu banho e dá por si, nua, nos braços de Casanova, o lendário sedutor de mulheres. No seu leito, a jovem conhecerá o lado luminoso do amor. Duas décadas depois, já uma pintora de renome, Cecilia conhece o segundo amor da sua vida: um jovem poeta à procura aventura a qualquer preço. Ele é Lord Byron e, com ele, Cecilia irá descobrir o lado negro da paixão. A ternura e generosidade de Casanova versus a rudeza e secura de Byron. Dois amores que vão influenciar a arte de Cecilia e agitar a sociedade da mais decadente, sensual e majestosa das cidades: Veneza. Autor: Michelle Lovric.

Almanaque do Carnaval: a História do Carnaval, o Que Ouvir, o Que Ler, Onde Curtir

Almanaque do Carnaval Carnaval em Veneza - EducaçãoSinopse do livro: Almanaque do Carnaval

No Almanaque do carnaval, o historiador André Diniz conta como isso tudo começou, conduzindo o leitor em uma viagem no tempo. Mais do que uma história do carnaval, o livro é uma história dos gêneros musicais identificados com essa festa: o samba, a marchinha, o frevo e o axé.

O leitor vai se deparar com canções, compositores e intérpretes que marcaram época e com os que ganham destaque na atualidade. São pequenas biografias, casos curiosos e informações sobre o contexto político, social e cultural de cada período. E o autor ainda aborda fenômenos de mercado como Ivete Sangalo e É o Tchan, rompendo as barreiras impostas pela crítica tradicional. Autor: André Diniz.

Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos

Pra tudo começar na quinta-feira -EducaçãoSinopse do livro: Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos

Este é um trabalho com um recorte temático e espacial: ele versa sobre os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro e os seus criadores. A primeira parte aborda a conexão que existe entre os enredos das agremiações e os respectivos contextos históricos em que foram apresentados. A segunda parte apresenta e analisa a biografia profissional e a contribuição dos maiores carnavalescos, criadores de enredos, para o crescimento e transformação das escolas de samba do Rio de Janeiro desde 1960, quando a influência desses personagens passa a ser decisiva (e polêmica) para os rumos da festa. Autor: Luiz Antonio Simas e Fábio Fabato.

Carnaval: seis milênios de história

Carnaval seis milênios de história - educaçãoSinopse do livro: Carnaval: seis milênios de história

O carnaval carioca deve muito a Hiram Araújo. Munido de paciência, dedicação e, sobretudo, carinho pela mais importante festa brasileira, este incansável pesquisador vem reunindo, junto a si, um conjunto valioso e único de informações sobre o carnaval. É exatamente um vasto apanhado de boa parte de todo esse conhecimento que compõe a obra ‘Carnaval – seis milênios de história’. Além de constituir-se numa leitura interessante e divertida para o público em geral, o livro reúne material básico e indispensável a quem quer que se decida a pesquisar o carnaval. Autor: Hiram Araújo.

FIM

Desejamos uma boa leitura e ótimo carnaval!

2 COMMENTS

  1. Eu nunca imaginei que teriam tantos livros disponíveis com histórias e “dicas” assim…
    Na verdade eu nunca fui uma fã de Carnaval, eu sempre associei com um feriado de descanso e, consequentemente, toda a minha história com ele se resumia em dormir! hahaha.

    • Oi Luisa!!! Realmente o Carnaval midiático que vemos no dia a dia faz a gente achar a nossa cama uma ótima companhia. haha – O que gosto mesmo é viajar e encontrar o carnaval nas diferentes culturas das cidades do interior. Aqui no Nordeste, cada cidade que você vai é uma nova história, uma forma de se comportar. Vão desde as festas mais religiosas, aos mamulengos. E ver o retrato me instiga. É como nesses livros, alguns meio complicados de encontrar admito, que você encontra diversos espaços, que mostram como o carnaval se modifica em cada canto do mundo, assimilando culturas e se tornando distinto e especial em cada lugar.

      Ei, obrigado de verdade por comentar. Por favor não deixe de participar do blog, comentar, interagir e sugerir pautas. Meu desejo é escrever um conteúdo cada vez mais legal e útil ao leitor.

      Beijos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here