0 Shares 8 Views

Cinco filmes sobre mulheres – Dia da Mulher

Bellini Bellini
abr 20, 2016
8 Views

Cinco filmes sobre mulheres – Dia da Mulher

As mulheres tiveram muitos de direitos suprimidos ao longo da história, tal como o de votar. Uma maneira de conhecer um pouco mais de histórias de grandes mulheres é através do cinema, onde elas cada vez mais ganham espaço e mais são feitos filmes sobre mulheres.

filmes sobre mulheres

Segue a lista com cinco filmes maravilhosos sobre mulher incríveis:

As Sufragistas

as sufragistas - filmes sobre mulheres

No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Ficha técnica do filmes As sufragistas

Ano: 2015.

País: Reino Unido.

Gênero: Drama, Histórico.

Direção: Sarah Gavron.

Histórias cruzadas

Histórias cruzadas - dia da mulher

Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Ficha técnica do filme Histórias Cruzadas

Ano: 2012.

País: EUA, Emirados Árabes e Índia.

Gênero: Drama.

Direção: Tate Taylor.

Flor do deserto

Flor do deserto - Dia da Mulher

Waris Dirie (Soraya Omar-Scego / Liya Kebede) nasceu em uma família de criadores de gado nômades, na Somália. Aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado, ela atravessou o deserto por dias até chegar em Mogadishu, capital do país. Seus parentes a enviaram para Londres, onde trabalhou como empregada na embaixada da Somália. Ela passa toda a adolescência sem ser alfabetizada. Quando vê a chance de retornar ao país, ela descobre que é ilegal da Somália e não tem mais para onde ir.

Ficha técnica sobre o filmes Flor do Deserto

Ano: 2009.

País: Reino Unido.

Gênero: Drama, Biografia.

Direção: Sherry Hormann.

Terra fria

4 Terra fria - dia da mulher filmes

Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro, mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.

Ficha técnica do filme Terra Fria

Ano: 2005.

País: Estados Unidos.

Gênero: Drama.

Direção: Niki Caro.

Como se fosse da família

5 Como se fosse da família

Toda família de classe média brasileira tem ou teve alguém que é “como se fosse da família”. Neste filme, duas empregadas domésticas que passaram a vida trabalhando para uma família falam sobre trabalho, vínculos familiares, afeto e direitos.

Ficha técnica do filme “Como se fosse da família”

Ano: 2013.

País: Brasil.

Gênero: Documentário, Curta.

Direção: Alice Riff e Luciano Onça.

Através dos filmes selecionados você poderá acompanhar a trajetória de grandes mulheres e será levado a questionar-se sobre realidades ainda existentes, pois; certamente ainda há muito a se fazer.

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares154 views1
Educação Especial
7 shares154 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Deixe uma resposta

Most from this category