Coletando o Lixo – Brincadeira para aprender sobre Cidadania

0
1143
Coletando o Lixo

Ensinar os conceitos mais básicos de cidadania para uma criança é garantir um futuro mais seguro para elas e para você. E isto vai desde de atitudes mais engajadas pelo bem da sociedade, até as atitudes mais simples do dia a dia, como a importância dos cuidado do lixo. Não há o que reclamar durante períodos de chuva intensa  sobre entulhos interrompendo o esgoto, se quem está coletando o lixo encontra enormes dificuldades da própria população.

É com esse intuito, de mostrar desde as mais pequenas idades a importância de manter uma cidade limpa, que vamos apresentar a brincadeira a seguir. Explicando os aspectos mais básicos, você e seus alunos pode tornar a vida de quem está coletando o lixo muito mais fácil.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Brincadeira sobre Coletando o Lixo – O que você precisa?

Coletando o Lixo

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até mesmo, o ensino fundamental.
  • Idade: à partir dos 6 anos de idade e também os adolescentes que já tem a sua idade mais avançada como entre 14 ou 16 anos de idade.
  • Recursos: pode pegar lixeiras ou caixas de papelão para limpar com a cor correta da coleta seletiva. Papelão para escrever o nome de itens que serão considerados os lixos e que serão colocados pelas crianças na lixeira da coleta que for mais coerente, por isso usará além do papelão, uma caneta de cor bem forte ou então um pincel atômico.
  • Objetivo: o objetivo da brincadeira coletando o lixo é fazer que toda criança ou adolescente presente na atividade entenda a importância de jogar o lixo na lixeira ou no local correto. Para ter um mundo mais limpo e saudável é necessário começar ensinando práticas simples de cidadania, como jogar o lixo no local correto e não poluir a cidade.

Passo a passo:

  1. A brincadeira da coleta de lixo na sala de aula proporcionará as crianças lições para o resto de sua vida.
  2. A ideia é que cada criança pegue um item e jogue no lixo que for mais válido, mas antes a professora ou no caso, a educadora, precisa ensiná-los sobre as cores da coleta seletiva e o porquê é importante jogar o lixo no lixo.
  3. Com os pedaços de papelão com a sujeira escrita, poderá fazer cada um pegar uma ‘fixa’ e jogar na lixeira mais correta.
  4. O que for melhor poderá ganhar um prêmio ou algo relacionado.

Os prêmios em si podem estar relacionados com algum outro assunto em voga em sua turma, ou ainda criar premiações para primeiro, segundo e terceiro colocados. Mas o que importa aqui não é o prêmio em si, mas criar a consciência dos alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here