0 Shares 37 Views 1 Comments

Como avaliar uma prova?

Bellini Bellini
fev 22, 2016
37 Views 1

Como avaliar uma prova?

A Avaliação nos tempos passados era usada para distinguir os alunos de bons que eram os que tirassem a nota máxima e os ruins aqueles que não se saiam bem na avaliação tirando uma nota inferior, hoje ela já não é vista dessa maneira. Neste texto vamos refletir as novas motivações para realizar uma prova e vou dar dicas de como avaliar uma prova.

como avaliar bem uma prova

A avaliação tem sido usada em muitos ensinos como um método que possibilita que os professores e alunos cheguem ao seu objetivo que é avançar o conhecimento, sabendo como que está o desenvolvimento dos mesmos e o que pode ser feito para melhorar essa evolução de forma segura.

Um método de avaliação muito usada são as provas que são aplicadas durante o ano letivo para detectar erros, buscar soluções e planejar o que será feito no futuro.

Aprova pode e deve assumir a função de colaborar com o trabalho pedagógico, propiciando informações claras e precisas para o professor sobre a apropriação de saberes e o desenvolvimento do aluno.  Desse modo, precisa minimizar o valor dos dados quantitativos para deter-se sobre asinformações qualitativas, prestando-se como um instrumento útil para a consecução de uma avaliação progressivamente mais formativa

A avaliação não precisa ser feita apenas em provas, sejam elas objetivas ou dissertativas, você tem outras opções para avaliar que te ajudará a acompanhar como anda o desenvolvimento do seu aluno como, por exemplo,em trabalhos, palestras, debates, apresentações etc.

Antes de corrigir as provas é preciso que o professor fique atento em alguns critérios básicos para a sua elaboração como:

  • Elabore a prova com alguns meses antes de aplicá-las, pois pode acontecer de ser preciso fazer algumas alterações.
  • Elabore uma prova com os conteúdos que foram trabalhados dentro da sala de aula
  • As questões precisam ser muito bem elaboradas para não deixar duvidas nos alunos
  • Se a turma não for avançada é preciso que o vocabulário seja simples e acessível
  • Elabora questões com clareza, evitando o uso de pegadinhas para turmas de ensino fundamental.

Depois que a prova foi aplicada chega a hora de avalia-la, é nesse momento que o professor irá descobrir se o que foi passado em sala de aula está trazendo resultados.

Mas é preciso atenção com provas dissertativas, que diferente das objetivas que são de múltipla escolha precisa ser elaborada com a opinião do aluno, afinal cada um interpreta a questão de maneira diferente e dão respostas de acordo com o seu nível de aprendizagem.

Quando o professor for avaliar uma prova é preciso que ele tenha atenção em alguns pontos como:

  • Na hora da correção das provas é importante que você tenha formulado as respostas padrão quais serão os critérios de avaliação.
  • Estabeleça uma nota padrão para a prova e defina quais terão um peso maior ou menor
  • Comece corrigindo as mesmas questões que estão nas provas de todos os alunos, não corrija uma prova inteira.
  • Corrija as provas por iguais sem fazer distinção de aluno, procure tentar se deter nas respostas e não no nome do aluno.
  • Procure não taxar as notas como certo ou errado, procure entender o significado que cada aluno procurou mostrar.
  • Faça um levantamento das principais dificuldades dos alunos para pensar nos encaminhamentos necessários.
  • Não devolva simplesmente a prova para o aluno para que ele veja a sua nota, mostre para o aluno quais são os seus erros na avaliação e procure meios junto com mesmo para que ele venha entender, resolver e acertar a questão.

Ref: Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 259-284, maio/ago. 2011

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares208 views1
Educação Especial
7 shares208 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
153 views
Blogs para professores
153 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
135 views1
Educação Especial
135 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Comentário

  1. Bastante interessante. Acho fundamental que os profissionais da educação flexibilizem as maneiras de avaliação e também plurifiquem métodos de avaliações para seus alunos, principalmente no que tange a correção de uma prova dissertativa e objetiva.
    Achei essa proposta de avaliação dissertativa excelente: ‘Procure não taxar as notas como certo ou errado, procure entender o significado que cada aluno procurou mostrar.’ Se tratando de provas dissertativas, cada aluno tem uma forma de se expressar e o profissional precisa compreender a universo desse aluno para poder precisamente avaliá-lo.
    Como educador, acho essencial que a educação, visão dos professores e outros profissionais da educação seja sempre inovadora. A própria educação é inovadora, não imutável.
    Se antes a avaliação servia como uma classificação de alunos bons e ruins, hoje ela deve servir como uma ponte para o aprendizado.

    Reply

Deixe uma resposta