Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Como avaliar uma prova?

Como avaliar uma prova?

A Avaliação nos tempos passados era usada para distinguir os alunos de bons que eram os que tirassem a nota máxima e os ruins aqueles que não se saiam bem na avaliação tirando uma nota inferior, hoje ela já não é vista dessa maneira. Neste texto vamos refletir as novas motivações para realizar uma prova e vou dar dicas de como avaliar uma prova.

como avaliar bem uma prova

A avaliação tem sido usada em muitos ensinos como um método que possibilita que os professores e alunos cheguem ao seu objetivo que é avançar o conhecimento, sabendo como que está o desenvolvimento dos mesmos e o que pode ser feito para melhorar essa evolução de forma segura.

Um método de avaliação muito usada são as provas que são aplicadas durante o ano letivo para detectar erros, buscar soluções e planejar o que será feito no futuro.

Aprova pode e deve assumir a função de colaborar com o trabalho pedagógico, propiciando informações claras e precisas para o professor sobre a apropriação de saberes e o desenvolvimento do aluno.  Desse modo, precisa minimizar o valor dos dados quantitativos para deter-se sobre asinformações qualitativas, prestando-se como um instrumento útil para a consecução de uma avaliação progressivamente mais formativa

A avaliação não precisa ser feita apenas em provas, sejam elas objetivas ou dissertativas, você tem outras opções para avaliar que te ajudará a acompanhar como anda o desenvolvimento do seu aluno como, por exemplo,em trabalhos, palestras, debates, apresentações etc.

Antes de corrigir as provas é preciso que o professor fique atento em alguns critérios básicos para a sua elaboração como:

  • Elabore a prova com alguns meses antes de aplicá-las, pois pode acontecer de ser preciso fazer algumas alterações.
  • Elabore uma prova com os conteúdos que foram trabalhados dentro da sala de aula
  • As questões precisam ser muito bem elaboradas para não deixar duvidas nos alunos
  • Se a turma não for avançada é preciso que o vocabulário seja simples e acessível
  • Elabora questões com clareza, evitando o uso de pegadinhas para turmas de ensino fundamental.

Depois que a prova foi aplicada chega a hora de avalia-la, é nesse momento que o professor irá descobrir se o que foi passado em sala de aula está trazendo resultados.

Mas é preciso atenção com provas dissertativas, que diferente das objetivas que são de múltipla escolha precisa ser elaborada com a opinião do aluno, afinal cada um interpreta a questão de maneira diferente e dão respostas de acordo com o seu nível de aprendizagem.

Quando o professor for avaliar uma prova é preciso que ele tenha atenção em alguns pontos como:

  • Na hora da correção das provas é importante que você tenha formulado as respostas padrão quais serão os critérios de avaliação.
  • Estabeleça uma nota padrão para a prova e defina quais terão um peso maior ou menor
  • Comece corrigindo as mesmas questões que estão nas provas de todos os alunos, não corrija uma prova inteira.
  • Corrija as provas por iguais sem fazer distinção de aluno, procure tentar se deter nas respostas e não no nome do aluno.
  • Procure não taxar as notas como certo ou errado, procure entender o significado que cada aluno procurou mostrar.
  • Faça um levantamento das principais dificuldades dos alunos para pensar nos encaminhamentos necessários.
  • Não devolva simplesmente a prova para o aluno para que ele veja a sua nota, mostre para o aluno quais são os seus erros na avaliação e procure meios junto com mesmo para que ele venha entender, resolver e acertar a questão.

Ref: Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 259-284, maio/ago. 2011

Post Author
Felipo Bellini
Professor ligado no 220v e disposto a transformar o seu espaço em prol de seus alunos e comunidade.

Comments

1 Comentário
  1. posted by
    Fernando Blikstein
    jun 11, 2016 Reply

    Bastante interessante. Acho fundamental que os profissionais da educação flexibilizem as maneiras de avaliação e também plurifiquem métodos de avaliações para seus alunos, principalmente no que tange a correção de uma prova dissertativa e objetiva.
    Achei essa proposta de avaliação dissertativa excelente: ‘Procure não taxar as notas como certo ou errado, procure entender o significado que cada aluno procurou mostrar.’ Se tratando de provas dissertativas, cada aluno tem uma forma de se expressar e o profissional precisa compreender a universo desse aluno para poder precisamente avaliá-lo.
    Como educador, acho essencial que a educação, visão dos professores e outros profissionais da educação seja sempre inovadora. A própria educação é inovadora, não imutável.
    Se antes a avaliação servia como uma classificação de alunos bons e ruins, hoje ela deve servir como uma ponte para o aprendizado.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *