Como ensinar coragem com música, é mais um artigo sobre como ensinar princípios aos nossos alunos através das músicas.  É muito importante que nossos alunos aprendam a ter coragem. Esse é um valor que irá ajuda-los a enfrentar várias situações e desafios, na sua convivência com a sociedade, seja na escola, na rua, com seus amigos ou familiares ao longo de toda a sua vida.

Como ensinar coragem com música

Trabalhando em sala de aula com música: Como ensinar sobre coragem?

(Utilize essas dicas de músicas para trabalhar diversos temas com seus alunos em sala de aula)

O escritor americano Mark Twain fez uma excelente definição sobre o que é coragem: “É a resistência do medo, o domínio do medo, e não a ausência dele”. Porém, o que muitas vezes nos impede de ultrapassarmos obstáculos que cruzam nossa vida é a falta de uma atitude corajosa perante as adversidades. O medo de não conseguir.

E uma forma de trabalhar sobre a coragem em sala de aula é com diversas letras de músicas. Podemos recorrer a inúmeros exemplos de artistas nacionais e internacionais que discorrem sobre o enfrentamento de um desafio, seja ele um término de relacionamento ou o medo de se arriscar em uma nova etapa.

Ao observar os versos das canções, temos verdadeiros discursos motivacionais e de empoderamento, perfeitos para um trabalho de esclarecimento sobre a coragem. É o caso da música “Por Quem os Sinos Dobram”, de 1979, interpretada por Raul Seixas. Nela, o autor de Gita não só nos mostra a importância da união para vencer as lutas, como também acredita que as outras pessoas precisam ter coragem, pois “Eu sei que você pode mais”.

 Ainda na MPB, temos também a canção “Coragem, mulher”, de Ivan Lins, lançada em 1980. Na canção há um paralelo entre a aparente fragilidade e a força das mulheres, onde o compositor se questiona a origem da força feminina para se manter em pé e nunca perder a ternura.

Outro exemplo da coragem feminina é a canção Stronger (What Doesn´t Kill You), da cantora americana Kelly Clarkson. A letra fala sobre um possível término de relacionamento, entretanto, podemos utilizá-la para os diversos problemas que podem ocorrer e, tirar a conclusão sobre o que não nos mata, só nos fortalece.

Há também importantes exemplos de músicas do pop rock nacional que falam sobre a coragem. Uma boa oportunidade de utilizar músicas mais recentes, que gerem a identificação do aluno com a proposta. Como o caso das músicas “Coragem”, da banda CPM 22 e “Quem tem coragem”, do grupo santista Charlie Brown Jr. Em ambas as canções são tratados os dilemas enfrentados pelos adolescentes, como o medo de se arriscar e se aceitar como é.


 Ao utilizar as obras de forma individual ou conjunta, sugere-se um debate sobre como os alunos enfrentam as adversidades e em que aspectos eles devem se preparar para serem mais fortes e corajosos nas diversas etapas da sala de aula como para a vida.

Dessa forma você incentiva o seu aluno a enfrentar o seus medos e sentir que está preparado para os próximos desafios que irão surgir em sua vida.

Muito obrigado por nos acompanhar, e espero que o texto tenha lhe ajudado. Aguardo você no próximo texto!

Até mais!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here