Como ensinar coragem com música

0
297
Como ensinar coragem com música

Como ensinar coragem com música, é mais um artigo sobre como ensinar princípios aos nossos alunos através das músicas.  É muito importante que nossos alunos aprendam a ter coragem. Esse é um valor que irá ajuda-los a enfrentar várias situações e desafios, na sua convivência com a sociedade, seja na escola, na rua, com seus amigos ou familiares ao longo de toda a sua vida.

Como ensinar coragem com música

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Trabalhando em sala de aula com música: Como ensinar sobre coragem?

(Utilize essas dicas de músicas para trabalhar diversos temas com seus alunos em sala de aula)

O escritor americano Mark Twain fez uma excelente definição sobre o que é coragem: “É a resistência do medo, o domínio do medo, e não a ausência dele”. Porém, o que muitas vezes nos impede de ultrapassarmos obstáculos que cruzam nossa vida é a falta de uma atitude corajosa perante as adversidades. O medo de não conseguir.

E uma forma de trabalhar sobre a coragem em sala de aula é com diversas letras de músicas. Podemos recorrer a inúmeros exemplos de artistas nacionais e internacionais que discorrem sobre o enfrentamento de um desafio, seja ele um término de relacionamento ou o medo de se arriscar em uma nova etapa.

Ao observar os versos das canções, temos verdadeiros discursos motivacionais e de empoderamento, perfeitos para um trabalho de esclarecimento sobre a coragem. É o caso da música “Por Quem os Sinos Dobram”, de 1979, interpretada por Raul Seixas. Nela, o autor de Gita não só nos mostra a importância da união para vencer as lutas, como também acredita que as outras pessoas precisam ter coragem, pois “Eu sei que você pode mais”.

 Ainda na MPB, temos também a canção “Coragem, mulher”, de Ivan Lins, lançada em 1980. Na canção há um paralelo entre a aparente fragilidade e a força das mulheres, onde o compositor se questiona a origem da força feminina para se manter em pé e nunca perder a ternura.

Outro exemplo da coragem feminina é a canção Stronger (What Doesn´t Kill You), da cantora americana Kelly Clarkson. A letra fala sobre um possível término de relacionamento, entretanto, podemos utilizá-la para os diversos problemas que podem ocorrer e, tirar a conclusão sobre o que não nos mata, só nos fortalece.

Há também importantes exemplos de músicas do pop rock nacional que falam sobre a coragem. Uma boa oportunidade de utilizar músicas mais recentes, que gerem a identificação do aluno com a proposta. Como o caso das músicas “Coragem”, da banda CPM 22 e “Quem tem coragem”, do grupo santista Charlie Brown Jr. Em ambas as canções são tratados os dilemas enfrentados pelos adolescentes, como o medo de se arriscar e se aceitar como é.


 Ao utilizar as obras de forma individual ou conjunta, sugere-se um debate sobre como os alunos enfrentam as adversidades e em que aspectos eles devem se preparar para serem mais fortes e corajosos nas diversas etapas da sala de aula como para a vida.

Dessa forma você incentiva o seu aluno a enfrentar o seus medos e sentir que está preparado para os próximos desafios que irão surgir em sua vida.

Muito obrigado por nos acompanhar, e espero que o texto tenha lhe ajudado. Aguardo você no próximo texto!

Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here