0 Shares 127 Views

Como ensinar empatia com música?

Bellini Bellini
jul 09, 2016
127 Views

Como ensinar empatia com música… Aliais, como ensinar qualquer coisa com música. Ontem, sexta-feira, oito de julho, meus amados alunos do nono ano da Nazaré Duarte, me surpreenderam ao desenvolver várias dinâmicas baseadas em músicas. Este trabalho desenvolvido nas minhas aulas de inglês, gerou alguns debates na minha comunidade escolar e grupos online de professores que participo.

Motivado pelo dialogo criado, decidi criar essa nova coluna aqui, onde vou apresentar várias listas de músicas direcionadas para diferentes finalidades e diferentes públicos, já que nossas salas são sempre tão mistas.

Este é sobre como ensinar empatia com música, e pretendo, pelo menos inicialmente, seguir com músicas para trabalhar valores em sala de aula. Mas fique livre para sugerir outras listas, pois como vocês bem sabem, o que vocês pedem aqui no Demonstre, eu dou prioridade.

Como ensinar empatia em sala de aula?

Músicas para se trabalhar o conceito de empatia com os alunos em sala de aula

Em um ambiente escolar, temos diversos alunos de diferentes idades, classes sociais e experiências de vida, cada qual com suas personalidades, anseios e preocupações. Logo, uma forma de se compreender e tentar entender o que se passa na vida do outro é se colocando “na pele” e tentar vivenciar o que outro passa.

empatia com musica

Dessa forma, o exercício da empatia em sala de aula se torna uma excelente forma de fomentar a discussão em sala e desenvolver a tolerância entre os alunos, para tanto, temos exemplos na música que tratam sobre o assunto.

Na música “Welcome to my life”, da banda Simple Plan, temos o apelo melancólico de quem passa por diversas dificuldades e a grande maioria das pessoas não sabem o que passa em sua mente. Assim, cabe-nos levantar questão de quantos alunos já passaram por isso sem receber a devida atenção dos amigos da escola ou até mesmo dos professores? Temos aqui uma excelente oportunidade de confronto dos alunos sobre a falta de empatia e como podemos reverter tal situação. Ainda, vale a pena a utilização do videoclipe da canção do Simple Plan, para reforçar a questão com os alunos.

Para reforçar o entendimento, podemos utilizar o rap “Empatia”, do grupo Freelosofia. Independente da classe social dos alunos, nós podemos utilizar essa canção por ser um ritmo a qual os alunos estão familiarizados, além de discutir sobre a forma como os cantores falam os versos com raiva e mostra a dura realidade das periferias.

A partir do momento em que os alunos conseguem conceituar a empatia, podemos utilizar exemplos positivos de uma atuação empática. Na canção do artista Gilnei Lucas, chamada exatamente de “Empatia”, há o alerta sobre se desvencilhar dos preconceitos e observar que existem pessoas que estão à volta prontas para ajudar.

Outra canção, que é de muito sucesso, se chama “Amigo estou aqui”, da trilha sonora da animação Toy Story. Nela, o compositor reforça sobre a amizade ser um catalisador da empatia, pois ser amigo envolve se importar e reconhecer a personalidade e como o amigo vê e enfrenta o mundo.

Por conseguinte, podemos apresentar a música “A amizade é tudo”, do grupo Jeito Moleque. Música bem popular entre os jovens e com demonstrações de carinho fraternais, aonde podemos expor aos alunos sobre a importância da amizade, de ser amigo sem esperar por uma recompensa em troca e compreender as aflições e medos do amigo.

Através da utilização dessas músicas, pretende-se desenvolver a tolerância, a compreensão e o respeito, preparando-os para uma sociedade de forma mais justa e igualitária, ao mesmo tempo que combatemos a intolerância em sala de aula.

Espero que vocês tenham gostado da lista e podem esperar vários outros materiais no estilo no decorrer da semana.

You may be interested

Como estimular o aluno com deficiência?
Educação Especial
92 views
Educação Especial
92 views

Como estimular o aluno com deficiência?

Felipo Bellini - maio 29, 2017

Hoje vamos falar sobre como estimular o aluno com deficiência. Na verdade implementei um guia com 9 dicas diferenciadas para conseguir dos seus alunos o engajamento necessário. Lembro…

Por que realmente aprender Inglês?
Blogs para alunos
62 views
Blogs para alunos
62 views

Por que realmente aprender Inglês?

Renato Gomes - maio 28, 2017

Por que realmente aprender inglês? Por que não aprender a língua mais falada por todas as pessoas do mundo? Existem milhares de motivos para aprender uma língua…

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão?
Dicas do Professor
42 views1
Dicas do Professor
42 views1

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão?

Felipo Bellini - maio 28, 2017

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão? Cada dia recebo uma proposta de artigo mais desafiador, principalmente quando tenho que ir além dos meus horizontes…

Deixe uma resposta