0 Shares 497 Views

Como ensinar sobre simplicidade com música

Olá pessoal, aqui estou de novo  artigo sobre como ensinar sobre simplicidade fiz uma lista de músicas bem fofa e repleta de coisa boa para compartilhar com nossos alunos. Dessa vez, a intenção é discutir sobre como ensinar simplicidade através de música. Afinal, em um mundo no qual tem tanto besta emplumado, conseguir mostrar aos nossos alunos que valorizar o simples deve ser a moda da vez é sempre um desafio.

Mas as músicas ajudam com isso, e sem dúvidas permitem muitas discussões diferenciadas para evoluirmos com eles.

Como ensinar sobre simplicidade?

Dicas de músicas para falar de simplicidade com os alunos

Conforme dito pela escritora Clarice Lispector, “Que não se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho”. Mas, além de trabalhosa a simplicidade também é considerada algo que se exige um grau elevado de sabedoria.

Dessa forma, através de exemplos podemos esclarecer os alunos a procurarem por uma vida mais simples e observar a singeleza nas pequenas coisas e, com ajuda algumas canções teremos bons exemplos para conceituar a simplicidade.

Como ensinar sobre simplicidade com música

Iniciamos esses exemplos, com um retrato interessante e de grande apelo popular é a canção “Deixa a vida me levar”, do Zeca Pagodinho. O compositor retrata toda a luta para sobreviver e continuar em frente e, mesmo com os percalços, não se desespera, acreditando que dessa maneira ele consegue seguir a vida.

Já na canção “Deus e eu no sertão”, com um ritmo sertanejo e leve, o compositor enumera diversos atos simples, como uma rede para dormir e observar as estrelas, e reforça, principalmente, a presença de uma Força Maior, que o mantém sereno e disposto a viver a vida de uma forma mais simples.

Assim como “Casa no campo”, de Elis Regina, na qual, para ela, não é preciso de muita coisa par se viver, como por exemplo, amigos, discos e paz. Sugere-se ainda, a realização de um debate entre os alunos sobre “O que eles levariam para a suposta casa no campo?”. Quais são as coisas, que eles julgam, indispensáveis para vivermos bem?

Além da questão da condução de uma vida simples, podemos discutir sobre a visão otimista de uma vida simples. O cantor Seu Jorge, em “Felicidade”, cita tudo aquilo que é a real felicidade para ele, como a companhia de quem se ama, um lindo sol de praia, dentre outras pequenas coisas são o que realmente importa, além do que a música tem uma boa aceitação entre os jovens.

Indo um pouco a fundo, entre os clássicos da nossa música, temos outro exemplo de composição, aonde são utilizadas metáforas lindas para ilustrar o conceito de um amor com simplicidade, “A noite do meu bem”, de Dolores Duran, que foi reinterpretada por diversos cantores da Música Popular Brasileira. Versos como “A paz da criança dormindo” e “A alegria de um braço voltando” são excelentes formas de se demonstrar uma forma simples de felicidade.

Assim , por meio destas canções, podemos propor diversas discussões e debates sobre a simplicidade e uma atitude simples perante as adversidades da vida , tentando buscar  formas de adequar o nosso dia a dia, mesmo com as inovações tecnológicas e com a correria do mundo atual, a viver de forma mais simples e plena.

Bom, é isso por hoje. Espero que tenha gostado.

Muito obrigado por ler e muita luz e paz no seu dia. Não deixe de se inscrever na newsletter para receber mais e mais textos além de materiais exclusivos.

Abraço!

You may be interested

Dia da Bandeira do Brasil – Guia de atividades
Datas Comemorativas
37 Visitas
Datas Comemorativas
37 Visitas

Dia da Bandeira do Brasil – Guia de atividades

Felipo Bellini - nov 17, 2017

Oi, gente! Tudo bem? O tema da vez é o dia da Bandeira do Brasil. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos…

Dia do Conselheiro Tutelar – Plano de aula
Datas Comemorativas
78 Visitas
Datas Comemorativas
78 Visitas

Dia do Conselheiro Tutelar – Plano de aula

Felipo Bellini - nov 16, 2017

Olá, pessoal, Tudo bem? O tema da vez é o dia do Conselheiro Tutelar. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links.…

Dia da criatividade – Plano de aula
Datas Comemorativas
150 Visitas1
Datas Comemorativas
150 Visitas1

Dia da criatividade – Plano de aula

Felipo Bellini - nov 15, 2017

Oi, gente! Tudo bem? O tema da vez é o dia da criatividade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero…

Deixe uma resposta