Hoje vamos falar sobre o filme Como Estrelas na Terra e como trabalhar ele em sala de aula. Uma produção bollywoodiana, que trata sobre educação  e sobre o papel do professor na vida de uma criança, de uma forma emocionante.

Resumo de filmes para professores: Como Estrelas na Terra

Como estrelas na terra

Sinopse do filme Como Estrelas na Terra

Ishaan é um garoto de nove anos, sem  muitos amigos e com muitas dificuldades na escola, diferente do  seu irmão  que é o melhor da classe. Após muitas tentativas de aprender em vão, ele se torna cada vez mais indisciplinado e seus pais   decidem enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e melhore nos estudos.

Assim Ishaan se sente cada vez mais triste e solitário, e continua  sem aprender as matérias, sofrendo severas punições dos professores. Até que um dia,  ele conhece o professor Nikumbh, que descobre que Ishaan tem dislexia e, com ajuda dele, o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e, consegue resultados incríveis.

BAIXE A FICHA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA

Resumo do filme: Como Estrelas na Terra

1º.  Acontecimento:  O filme começa  com o menino indo para o Colégio e viajando em sua imaginação, depois ele  retorna com as notas das provas para a assinatura da sua mãe e acaba entregando para os cachorros brincarem.

2º.  Acontecimento: Ao chegar em casa, depois que sua mãe vê as notas do seu irmão, que é o melhor aluno da turma, ele vai brincar na rua e acaba arrumando uma briga e a mãe do menino vai fazer reclamações sua e seu pai briga com ele .

3º.  Acontecimento: No outro dia no Colégio a professora pede para que leia uma frase e destaque os adjetivos, mas ele não consegue e é  expulso da sala. Quando tenta retornar, perguntam sobre as provas que ele tinha que ter dado para a mãe dele, mas como  deu para os cachorros comerem ele  foge do Colégio  e passa o dia na rua.

4º.  Acontecimento: A noite pede para o seu irmão forjar um bilhete da sua mãe dizendo que estava doente, mas quando seu pai retorna de viagem cata o falso bilhete no chão, novamente briga com ele e vai até o colégio saber do rendimento dele.  Lá eles ficam sabendo que Ishaan não aprende nada e tirou zero em todas as provas, depois disso, o pai dele resolve encaminhá-lo para um colégio interno para tentar discipliná-lo.

5º.  Acontecimento: Ele começa a estudar no outro colégio, que é mais que rígido o outro, com punições, regras  e as matérias também são ainda mais difíceis e, ele não consegue acompanhar nada e entra em depressão.

6º.  Acontecimento: Um  dia eles ficam sabendo que o professor de artes foi substituído e um quando entram na sala tem uma surpresa este é completamente diferente,  e está cantando  e dançando com todos eles, menos com Ishaan, que está bem diferente agora do que era totalmente calado e distante.

7º.  Acontecimento: Este novo professor, por trabalhar com educação inclusiva, começa a perceber que o comportamento de Ishaan não é normal, e mesmo a sua dificuldade de ler e escrever, não é burrice ou preguiça e sim dislexia. Ao saber o que ele tem, o professor Nikumbh resolve ir conversar com seus pais e expor o problema do menino. Na sequencia,  o professor  resolve mostrar para Ishaan que existem pessoas com a mesma doença dele e conseguiram sucesso, nas suas áreas de atuações e diz que ele mesmo, sofria da doença.

8º.  Acontecimento: Com a autorização do diretor do colégio, o professor consegue autorização para trabalhar com Ishaan fora do horário de aula, para que  com uma didática diferenciada conseguir que ele aprenda a  ler e a escrever e as também progredir nas outras matérias. Enquanto isso, ele também teve autorização para que ele fosse avaliado somente oralmente, não escrito.

Como estrelas na terra

BAIXE A FICHA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA

Ficha detalhada e Pontos Chave sobre o Filme Como Estrelas na Terra

Para passar por um processo de análise rico, precisamos prestar atenção em diferentes pontos, que podem ser explorados na discussão escolar:

Dados Chave sobre Como Estrelas na Terra

Nome: Como estrelas na Terra
Ano: 2007
Diretor: Aamir Khan
Origem: Índia
Tipo de filme: Drama

Personagens principais do filme Como Estrelas na Terra

Nome: Ishaan

Definição do Personagem: garoto  de nove anos que sofre de dislexia.

Objetivo:  Além de sofrer com a doença, Ishaan sofre muita descriminação, até mesmo dos pais, que não entendem seu problema.

Função na trama:  personagem principal, na qual a história se baseia.

Nome: professor Nikumbh

Definição do Personagem:  novo professor de artes do colégio de Ishaan.

Objetivo:  por trabalhar com outras crianças com deficiência, ele consegue identificar o problema do menino e começa ajuda-lo

Função na trama: responsável por identificar o problema de Ishaan e fazer com ele melhore.

Como estrelas na terra

Principal obstáculo enfrentado no filme Como Estrelas na Terra

Como Ishaan havia sido  muito criticado, a maior dificuldade do professor  foi romper a barreira da depressão na criança e fazer com que sua imaginação ressurja.

Clímax em Como Estrelas na Terra

O professor Nikumbh tem a ideia de criar um concurso de pintura, para estimular Ishaan  a mostrar os seus talentos e  todos da escola acabam se envolvendo.

Solução em Como Estrelas na Terra

Ishaan vence o concurso de pintura, sendo finalmente aceito por todos, estampando o anuário do colégio.

Desfecho do filme Como Estrelas na Terra

Ao chegar ao final do ano, os  pais de Ishaan o encontram muito mais feliz no colégio e os professores elogiam também seu alto rendimento e crescimento,  e eles se emocionam muito.

Reflexões interessantes que o filme Como Estrelas na Terra possibilita

O filme nos faz refletir sobre a importância e o real papel do educador.

Detalhes que precisamos prestar atenção no filme Como Estrelas na Terra

A forma como a educação rígida piorava a situação de Ishaan.

Principais símbolos do filme

Educação e inclusão

BAIXE A FICHA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA

Como estrelas na terra

Como trabalhar o filme Como Estrelas na Terra em sala de aula?

O filme pode ser trabalhado principalmente para entender o  real papel do educador, bem como a forma como os pais podem, muitas vezes querendo ajudar, atrapalhar ainda o processo educacional, por não ter preparo.

Outro ponto a ser discutido é a questão da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas e nos mostra ainda, uma realidade muito comum, onde a grande maioria dos colégios e professores não está preparada para lidar com o tema.

Vale a pena discutir ainda e entender, o que é a teoria das  inteligências  múltiplas e como os professores e as escolas, precisam se adaptar a essa realidade.

É isso, um super filme, que merece ser trabalhado em sala de aula. Confira mais dicas de filmes para trabalhar em sala de aula aqui no Demonstre e não deixe de nos acompanhar!

Veja um trechinho desse filme maravilhoso:

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here