Para que seus alunos se interessem pela sua aula é importante que ela seja atrativa e muito inovadora, e precisa chamar a atenção de seus alunos, e para que isso aconteça é fundamental saber como fazer um bom plano de aula. É importante utilizar recursos diferenciados para mudar o formal: explicação -> lousa -> giz. Uma boa técnica é utilizar slides, lousas eletrônicas, utilizar projetores, microcomputadores e tudo que a tecnologia nos oferece.

A cada aula o professor deve ter claro em sua cabeça quais os objetivos de sua aula, dessa forma é possível traçar o conhecimento e as habilidades que você deseja que seus alunos aprendam no final de cada aula. Por isso o plano de aula se torna tão importante.

Veja dicas de como fazer um bom plano de aula

Ao planejar uma aula é importante que o professor tenha em mente alguns aspectos:

Por que o conteúdo é importante?

É importante que ao escolher um conteúdo você defina o quão importante é aquele conteúdo para seu aluno. Não tenha dúvidas que seus alunos irão realizar esse questionamento durante a aula.

Qual o seu objetivo?

Para definir se um tema é importante ou não, uma forma é criar os objetivos para os seus estudantes, você precisa ter em mente o que eles deverão ser capazes de desenvolver e realizar no final da aula. É fundamental que seus alunos também possuam conhecimento sobre esse objetivo para que eles entendam a importância de cada conteúdo.

O seu tema se encaixa no currículo geral?

Para que sua aula tenha um verdadeiro significado é de suma importância que você possua conhecimento sobre todas as maneiras de que um conteúdo se encaixa no currículo geral.

Isso significa que você deve ir além de sua zona de conforto, busca como esse conteúdo pode abranger outras disciplinas, esse fato pode influenciar e muito a atenção dos seus alunos.

O que os alunos já sabem sobre o assunto?

Tente entender o fato de como os alunos irão desenvolver os conteúdos que você irá apresentar. Tente pesquisar qual o conhecimento prévio que seus alunos já possuem sobre esse conhecimento e tente complementá-lo.

Procure meios de despertar o interesse dos seus alunos

O inicio de toda aula é a definição de como seu aluno irá se comportar no decorrer da aula inteira e de como ele irá se interessar pelo seu conteúdo. Desse modo você precisa chamar a atenção de seus alunos no primeiro momento.

Uma dica de como realizar isso é pesquisar as conexões entre os conteúdos que irão ser aplicados com a cultura geral e de cada um dos seus estudantes, onde você deverá criar situações em que eles devem utilizar na prática o que aprenderam na parte teórica.

De que forma o material será apresentado?

No momento do planejamento você deve planejar como esse material será apresentado, como já dito anteriormente é necessário inovar e fugir do ensino e das ferramentas comuns.

O mais interessante é buscar complemento do conteúdo além dos livros, um vídeo, um jogo ou até mesmo apresentações artísticas são capazes de chamar a atenção do aluno e facilitar a compreensão.

Quais as atividades serão aplicadas?

Quando vamos fazer um plano de aula, ele deve prever diversas situações que poderão vir a acontecer, inclusive o que seus alunos farão em sala de aula. Nesse processo é você quem determina se o aluno apenas irá ouvir a explicação, se ele irá realizar alguma atividade ou dinâmica. Esse pensamento é fundamental para que sua aula ocorra da forma correta.

Como alcançar cada aluno em sua individualidade?

Nenhum aluno deve ser tratado de forma especial, porém cada um deles possui suas peculiaridades em relação ao conteúdo que podem e devem ser atendidas pelo professor.

E sim, essa situação também deve estar presente no seu plano de aula, uma dica de como resolver essa problemática é identificar quais as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos e encontrar uma solução para elas.

Como o conteúdo estará ligado ao dia a dia dos estudantes?

Para que uma aula tenha sua verdadeira importância, ela deve possuir um significado e se mostrar interessante aos seus alunos. Por isso é importante que você realize uma pesquisa e descubra quais as zonas de interesse e como seu conteúdo poderia fazer parte do cotidiano de cada um deles.

Lembre-se sempre de ouvir a opinião dos seus alunos, eles são as peças fundamentais para um planejamento bem-sucedido.

Veja um modelo de como fazer um bom plano de aula

Veja um modelo de plano de aula ideal para te ajudar no momento de realizar o seu plano de aula.

Modelo de plano de aula

PLANO DE AULA
Tema:

 

OBJETIVOS
Geral:
Especifico:

 

CONTEÚDO
 

 

 

 

METODOLOGIA
 

 

 

AVALIAÇÃO
 

 

 

REFERÊNCIAS
·         Básica

 

 

·         Complementar

 

 

 

 

Considerações finais sobre como fazer um bom plano de aula

Com essas dicas de como fazer um bom planejamento ficará mais fácil no momento de planejar os seus conteúdos. Você pode saber um pouco mais sobre o assunto no curso “Como dar uma boa aula?”, um curso muito interessante que trata justamente sobre esses aspectos.

 

Fonte: https://blog.learncafe.com/4-dicas-para-elaborar-um-bom-plano-de-aula/

https://canaldoensino.com.br/blog/10-dicas-para-a-elaboracao-do-plano-de-aula

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here