Como fazer um resumo?

0
340
Como fazer um resumo? 2

Hoje vou vou te ensinar a como se faz um resumo, vamos lá!?

Como se faz um resumo

Talvez, o trabalho mais recorrente em todos os níveis de formação escolar é a elaboração de um resumo. Muitos encaram essa atividade com dificuldade, por se tratar de algo feito inteiramente com suas próprias palavras, sem o famigerado control+c = control+v que a internet nos possibilitou até agora. Entretanto, não é difícil, se você seguir as dicas que o Demonstre resolveu trazer para você hoje.

como fazer um resumo

O que é resumo?

Um resumo é um trabalho escolar/acadêmico que consiste na síntese das ideias principais de algo que você leu, assistiu, etc. É construído com suas próprias palavras, sendo inadequado a cópia por se tratar de “plá

 

gio”. Deve conter, no máximo, dois parágrafos longos e bem construídos.

OBS.: Nessa matéria, iremos tratar desse modelo de resumo, mas fique ciente da existência de um outro modelo, que no caso é o resumo de artigo acadêmico, que irei tratar em outro texto. Este, usualmente, fica no início do artigo e serve para indicar o que será abordado no trabalho.

Como fazer um bom resumo?

Primeiramente, desdobre-se sobre o conteúdo que você irá resumir. Se for um livro, por exemplo, leia-o todo e marque as partes principais, pois estas irão lhe guiar durante a escrita do seu texto. Em seguida, busque escrever o primeiro parágrafo atentando sempre para uma introdução daquilo de que se está falando, de modo que possa ajudar na compreensão do leitor que terá acesso ao seu trabalho. Nesse mesmo parágrafo, foque as ideias centrais, para que no segundo parágrafo seja possível concluir o texto adequadamente.

O que devo evitar na hora de fazer um resumo escolar?

Tente evitar o uso de expressões repetitivas. Uma dica é substituir os mesmos termos por advérbios de tempo, intensidade, conclusão… Eles tornam a leitura muito mais fluída e agradável, além de ortograficamente ser mais adequado.

O que não posso esquecer na hora de fazer um resumo

Em especial, não podemos esquecer duas coisas na hora de fazer um resumo:

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Terceiro anúncio:

O produto dieta em 21 dias está anunciando conosco e promete resultados incríveis. Fiz o teste de inflamação celular e me convenceu. Faça e veja se te convence também:

Clique aqui!

dieta 21 dias

Eles oferecem essa página cheia de depoimentos para quem quer ouvir histórias de outras pessoas:

Clique aqui!

dieta 21 dias

E essa é a página de vendas com o desconto do Demonstre:

Clique aqui!

dieta 21 dias

Bom, é isso. Continue com seu texto. <3

Não esqueça das referências no resumo

É sempre válido lembrar que todo trabalho acadêmico deve vir acompanhado de referências bibliográficas. A Universidade costuma seguir o princípio de Lavoisier: “Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma (…)”, ou seja, seu trabalho pode ter sido inteiramente criado por você, mas sem referencial bibliográfico ele perde totalmente a credibilidade. Por isso, atente-se para inserir as referências de todo material utilizado ao final do texto.

O resumo precisa das palavras-chave!

Sim, elas são importantes! Existe um modelo de resumo que é inserido no início de artigos acadêmicos. É a síntese de toda a sua pesquisa, funcionando mais ou menos como uma introdução para a leitura que está por vir. Nesse modelo, é obrigatória a inserção de palavras-chave, pois elas vão guiar o leitor acerca do que é tratado no seu trabalho. Foque nas ideias principais do texto.

Dicas de como fazer um resumo

  1. Antes de começar a escrever o resumo, coloque no papel toda a informação que você tiver sobre o conteúdo. Não importa se está em ordem ou não. Dessa maneira, quando for o momento de escrever, você irá saber por onde começar e o que deve incluir ou não.
  2. Visto que é necessário dedicar um tempo à leitura antes de começar a escrever qualquer coisa, aqui vai uma ferramenta muito útil para quem facilmente se distrai e perde a concentração: o post-it. Coloque o post-it em trechos importantes que não devem ser esquecidos e anote nele a ideia central de cada um. Fica muito mais fácil!
  3. Um estudo recente indica que o uso de cores no momento do estudo é útil para memorização. Então, na hora de destacar as partes principais, experimente utilizar canetas com cores diferentes. Isso auxilia na visualização e no momento da escrita será mais fluído e menos complicado.

Vídeo sobre como fazer um resumo TOP

Gostou? Para complementar as informações acima, trouxemos um vídeo que nos ensina passo a passo a construção de um resumo.

FIM

E chegamos ao fim de mais um Como se faz. Espero realmente ter ajudado você a construir seu resumo. Em breve vou fazer um guia de como fazer um resumo para artigo acadêmico e postar aqui, pode esperar.

Enquanto isso me siga no twitter e no facebook e também veja outro de nossos posts dessa tag chamada como se faz:

Como se faz uma Redação

E é isso. Até a próxima! o/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here