Como não gerar dúvidas nos alunos?

1
457
como explicar coisas

Como não gerar dúvidas nos alunos?

Explicar matérias ou qualquer conteúdo em sala de aula é um desafio para muitas pessoas, principalmente para professores que ainda estão iniciando em uma sala de aula, e apesar das varias preparações que os professores passam na faculdade, ainda assim na hora de explicar alguns conteúdos ainda se mostram complicados e peçonhentos. Foi pensando nisso que preparei para vocês algumas dicas de como explicar bem a matéria e gerar o mínimo de dúvidas nos alunos.

como explicar coisas

  • Prepare a sua apresentação: É comum nos primeiro dias em sala de aula os professores passarem por momentos de nervosismos, se você tem dificuldades em fazer explicações claras sobre a matéria, o segredo é antes de ir para a sala de aula procurar entender um pouco mais sobre o assunto, listar pontos importantes e que não podem ser deixados para trás na sua explicação.
  • Expressões complicadas: Os alunos entendem melhor quando é usado nas explicações uma linguagem formal porem sem muitos termos complicados, busque a melhor forma de falar sobre determinado assunto em sala de aula sem precisar usar termos complicados, que normalmente é o que dificulta o entendimento dos alunos.
  • Materiais de apoio: Em assuntos anteriores já tratamos sobre isso, no entanto volto a repetir, na sala de aula matérias de apoio é indispensável para facilitar nas explicações das matérias, ou seja, você pode usar durante suas explicações apoio de livros didáticos, revistas, jornais ou ate mesmo vídeos e filmes, isso facilitara o entendimento dos alunos.
  • Gestos e desenhos: Em determinadas situações é necessário que o professor utilize o quadro negro para desenhar algo referente ao que esta explicando, além disso, gesticular com as mãos durantes as explicações também facilita a compreensão dos alunos.
  • Interagir com os alunos: Esse é um dos maiores segredos em sala de aula interagir com os alunos fazendo perguntas durantes a explicação fazem com que eles compreendam melhor o assunto abordado, além disso, a interação com os alunos ajuda a identificar se a matéria esta sendo bem explicada e se eles de fato estão conseguidos assimilar o que o professor esta explicando.
  • Falar em voz alta e com clareza: Sabemos que algumas pessoas tem dificuldades na hora de falar, na maioria das vezes fala baixo demais ou em alguns casos acabam falando palavras desnecessárias que acaba complicando o entendimento e  compreensão dos alunos.

Todo e qualquer professor deve estar unicamente preocupado em explicar bem a matéria para que os alunos a compreenda de maneira mais fácil e marcante. Para isso o evento deve ser único e eficiente. Acredito que essas dicas citadas acima podem ajudar. De preferência faça uso de outros recursos didáticos para facilitar a explicação da matéria, também busque interagir com os alunos e fazer com eles interajam com o conteúdo que você está explicando.

É isso! Muita luz, paz e sucesso em nossas aulas! <3

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

1 COMENTÁRIO

  1. Sem dúvida suas dicas são eficazes para minimizar a dúvida do aluno, entretanto, é preciso cuidado pois nem sempre funciona, sendo necessário deixar aberto um espaço para dúvidas e respostas para não inibir o aluno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here