0 Shares 124 Views 1 Comments

Como não gerar dúvidas nos alunos?

Bellini Bellini
jun 05, 2016
124 Views 1

Como não gerar dúvidas nos alunos?

Explicar matérias ou qualquer conteúdo em sala de aula é um desafio para muitas pessoas, principalmente para professores que ainda estão iniciando em uma sala de aula, e apesar das varias preparações que os professores passam na faculdade, ainda assim na hora de explicar alguns conteúdos ainda se mostram complicados e peçonhentos. Foi pensando nisso que preparei para vocês algumas dicas de como explicar bem a matéria e gerar o mínimo de dúvidas nos alunos.

como explicar coisas

  • Prepare a sua apresentação: É comum nos primeiro dias em sala de aula os professores passarem por momentos de nervosismos, se você tem dificuldades em fazer explicações claras sobre a matéria, o segredo é antes de ir para a sala de aula procurar entender um pouco mais sobre o assunto, listar pontos importantes e que não podem ser deixados para trás na sua explicação.
  • Expressões complicadas: Os alunos entendem melhor quando é usado nas explicações uma linguagem formal porem sem muitos termos complicados, busque a melhor forma de falar sobre determinado assunto em sala de aula sem precisar usar termos complicados, que normalmente é o que dificulta o entendimento dos alunos.
  • Materiais de apoio: Em assuntos anteriores já tratamos sobre isso, no entanto volto a repetir, na sala de aula matérias de apoio é indispensável para facilitar nas explicações das matérias, ou seja, você pode usar durante suas explicações apoio de livros didáticos, revistas, jornais ou ate mesmo vídeos e filmes, isso facilitara o entendimento dos alunos.
  • Gestos e desenhos: Em determinadas situações é necessário que o professor utilize o quadro negro para desenhar algo referente ao que esta explicando, além disso, gesticular com as mãos durantes as explicações também facilita a compreensão dos alunos.
  • Interagir com os alunos: Esse é um dos maiores segredos em sala de aula interagir com os alunos fazendo perguntas durantes a explicação fazem com que eles compreendam melhor o assunto abordado, além disso, a interação com os alunos ajuda a identificar se a matéria esta sendo bem explicada e se eles de fato estão conseguidos assimilar o que o professor esta explicando.
  • Falar em voz alta e com clareza: Sabemos que algumas pessoas tem dificuldades na hora de falar, na maioria das vezes fala baixo demais ou em alguns casos acabam falando palavras desnecessárias que acaba complicando o entendimento e  compreensão dos alunos.

Todo e qualquer professor deve estar unicamente preocupado em explicar bem a matéria para que os alunos a compreenda de maneira mais fácil e marcante. Para isso o evento deve ser único e eficiente. Acredito que essas dicas citadas acima podem ajudar. De preferência faça uso de outros recursos didáticos para facilitar a explicação da matéria, também busque interagir com os alunos e fazer com eles interajam com o conteúdo que você está explicando.

É isso! Muita luz, paz e sucesso em nossas aulas! <3

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
219 views1
Educação Especial
219 views1

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
119 views1
Filósofos da Educação
119 views1

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
275 views1
Resenhas Literárias
275 views1

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Comentário

  1. Sem dúvida suas dicas são eficazes para minimizar a dúvida do aluno, entretanto, é preciso cuidado pois nem sempre funciona, sendo necessário deixar aberto um espaço para dúvidas e respostas para não inibir o aluno.

    Reply

Deixe uma resposta