Nesse post vou se ensinar como se faz um e-mail.

Em um mundo globalizado e cada vez mais apelativo para a tecnologia, o uso do e-mail para comunicação tornou-se corriqueiro, seja no ambiente escolar ou no corporativo.

Como se faz um e-mail

como se faz um email

É interessante ter um pouco de conhecimento acerca do uso dessa ferramenta tão prática, pois são inúmeras as chances de você precisar dela algum dia. Veja a seguir algumas etapas de construção de um e-mail.

Como se faz um email: Cadastro

Antes de qualquer coisa, você irá precisar criar uma conta em alguma plataforma de e-mails. Existe o gmail, o outlook (antigo hotmail), o yahoo… Escolha aquela que for mais conveniente para você e insira seus dados. Utilizamos abaixo o exemplo de uma conta no outlook:

Como se faz um email: Escolha do login

Atente para essa parte, pois muitas pessoas acabam criando inúmeras contas de e-mail por não refletirem antes na escolha do seu login. Ele irá aparecer para o destinatário quando este receber suas mensagens. Se a finalidade do e-mail for para assuntos empresariais, opte por não colocar um pseudônimo. A empresa precisa lhe levar a sério, e desde os primeiros contatos é importante manter essa imagem. Entretanto, se você for usar sua conta do e-mail de maneira mais informal, escolha o login que preferir.

 Como se faz um e-mail: Senha

Devido às tentativas de phishing e outras formas maliciosas que hackers utilizam para roubar suas informações, é importante que sua senha contenha números e letras. Quanto mais difícil for, menos provável será que futuramente você sofra alguma tentativa de invasão. Mas, atenção: a sequência deve ser difícil para qualquer pessoa, menos você. Não faz sentido o usuário optar por uma senha que nem ele mesmo irá lembrar posteriormente, não é?

Como se faz um e-mail: Assinatura

É possível colocar uma assinatura automática ao final de cada e-mail que for enviado. Fazendo assim, você pode incluir mais informações de contato. É interessante para os e-mails com finalidades empresariais. Ainda utilizando como exemplo uma conta do outlook, primeiramente clique no símbolo da engrenagem mostrado no círculo 1. Em seguida, selecione a opção “Assinatura de e-mail” no círculo 2 e apresente as informações que deseja incluir na sua assinatura. Fácil, não?

Alguns sites exigem que você informe um número de celular e/ou um e-mail alternativo como método paliativo de segurança. Isso porque, caso sua conta seja hackeada, o site irá informar através de outro mecanismo, de modo que você possa tomar providências o quanto antes.

Simples, não é? Colocamos abaixo um vídeo explicando o passo a passo de como criar uma conta de e-mail em outra plataforma:

 

FIM

Espero com esse post ter sido super detalhista e ensino como se faz um email. O vídeo acima deve ajudar também e assim vamos vencendo esses desafios, um por um em busca da inclusão digital.

Por favor não deixe de nos seguir no facebook e nem de conferir o nosso último post dos textos de como faz:

Como se faz um Relatório

Minha referência base para criar esse post foi o tutorial do Outlook da Microsoft, de onde também retirei as imagens.

Muito obrigado e até o próximo texto!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here