Olá, hoje o Demonstre pretende mostrar um passo a passo sobre como se faz um relatório genérico, independente da sua finalidade.

como se faz um relatório

Veja então do passo a passo de:

Como se faz um relatório

Primeiramente, pense que você precisará de uma questão específica a nortear o que você irá escrever. Um bom relatório é composto por um objetivo claro.  Junte todas as informações que você tiver sobre o que você deseja escrever e siga as dicas a seguir: 

Como se faz um Relatório: Objetivo

Antes de produzir o seu relatório, reflita sobre o que realmente você deseja escrever. O objetivo tem que estar claro, pois é ele que irá lhe guiar durante a escrita. Seja uma pergunta a ser respondida, um ponto de vista ou um debate… Mantenha sempre o foco no que você deseja alcançar com o relatório.

Como se faz um Relatório: Anotações

Para a produção de um relatório, você terá que fazer algumas leituras antes, pois estas irão servir de base para sua escrita. Procure fazer o máximo de anotações possíveis sobre o conteúdo das suas leituras, já que durante a escrita do relatório você provavelmente irá fazer referência a estas.

Como se faz um Relatório: Temas

Durante a leitura-base, preste atenção na ideia central que cada uma busca repassar. Assim, você poderá, inclusive, alterar o foco da sua escrita para algo mais elaborado e calcado em conhecimento teórico.

Como se faz um Relatório: Esboço

Para qualquer tipo de escrita, é recomendável que antes o autor produza um esboço. Basta escrever tudo aquilo que você tem registrado na sua memória sobre o assunto. Não se preocupe em organizar suas ideias agora, pois posteriormente, o esboço irá lhe ajudar nisso. Atente para as informações que você adquiriu com as leituras e selecione o que é relevante para o seu relatório.

 Como se faz um Relatório: Organização de ideias

Agora é a hora de organizar seu relatório! Estabeleça uma quantidade de parágrafos que você vai escrever e para cada um, dê uma finalidade. Por exemplo, o primeiro será uma introdução, o segundo começará a abordar a questão central, etc… Apenas tenha cuidado para que os parágrafos estejam conectados entre si, de modo a dar uma certa coerência ao seu texto.

Como se faz um Relatório: Revisão

Após escrever o seu relatório, faça uma leitura deste, buscando aquilo que você pode alterar, ou que deixou de incluir. Aproveite para revisar a ortografia e a coerência das ideias. Temos certeza de que seguindo esse passo a passo você irá produzir um material de qualidade e bom conteúdo.

Vídeo de como se faz um relatório:

     Separamos o vídeo abaixo, onde é explicado cada etapa de produção de um relatório:

Fim

Bom, esse foi o nosso post. Espero do fundo do coração ter te ajudado com essa dúvida.

Se você gostou do post, não deixe de curtir nossa fanpage e me seguir no twitter.

Também não deixe de ver meu último post da coluna: como se faz um currículo:

Como se faz um Currículo

Tudo de bom e até a próxima.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here