Você sabe como se faz uma redação? Neste post vou te dar o passo a passo para produzir a sua primeira redação de sequência simples:

Como se faz uma redação?

A maior dificuldade para muitos estudantes, sejam estes universitários, ou até mesmo aqueles que estão se preparando para iniciar no mundo acadêmico, é a parte dissertativa.Primeiramente, é necessário compreender que não existe fundamento algum que comprove o mito de que algumas pessoas são mais aptas a escrever melhor do que outras. Ou seja, prepare-se, pois depois desta matéria, você com certeza irá garantir um ótimo desempenho nas suas próximas produções textuais!

como se faz uma redação

O primeiro passo para escrever um bom texto é estruturá-lo de maneira adequada. Comece escrevendo suas ideias em um papel, sem necessariamente seguir uma ordem. Em seguida, organize de maneira que haja um parágrafo para Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A seguir, iremos mostrar como fazer cada etapa da sua redação corretamente.

 Como se faz uma redação: Introdução

Na Introdução, você irá direcionar o texto de maneira sintetizada para o que se deseja falar. Se você busca produzir um bom texto, tente não ser tão conciso, deixando alguma abertura para o detalhamento do conteúdo. Como no exemplo a seguir de um texto que trata sobre Cultura e Personalidade, na antropologia:

“No texto de Ruth Benedict, “Considerações sobre a antropologia na américa do norte”, a professora de antropologia apresenta considerações importantes acerca da construção do trabalho antropológico de campo, atentando para a especificidade das comunidades estudadas.”

 Como se faz uma redação: Desenvolvimento

A segunda etapa no processo de construção de uma redação é justamente a que corresponde a um especificação do assunto tratado. É necessário que você se aprofunde no tema, pelo menos o suficiente para que possa preencher a redação com informações úteis e que se relacionem harmonicamente, de modo a não tornar a leitura extremamente cansativa. Procure não repetir palavras/termos já usados anteriormente. Uma dica valiosa é utilizar os dicionários de sinônimos disponíveis na internet. Basta buscar pelo termo em qualquer mecanismo de busca e logo você encontrará uma infinidade de expressões que substituiriam perfeitamente o uso daquela palavra já mencionada antes no corpo do texto. É interessante, também, mostrar que você possui senso crítico acerca do que está escrevendo, então busque diferentes pontos de vista acerca de um mesmo tema e insira-os na redação. Desse modo, as chances de ser bem sucedido são bem maiores.

 Como se faz uma redação: Conclusão

Essa, talvez, é a etapa mais complicada, já que não pode ser muito longa e tampouco repetitiva. Reúna todas as informações expostas no decorrer da redação e faça um resumo das principais ideias, seguido de uma conclusão. Para que isso fique mais esclarecedor, temos abaixo um exemplo do mesmo texto usado anteriormente:

“Por isso, é importante o recorte de gênero e a leitura de cientistas mulheres – e aqui principalmente no que concerne a estudos antropológicos – pois estas fizeram grandes trabalhos e deram ótimas contribuições para temas que hoje tomamos como essenciais. Dessa maneira, também incentivamos as mulheres que estão trilhando o seu caminho na antropologia, para que possam se sentir representadas e se espelhem no trabalho de outras que há anos lutam pelo seu espaço e pela valorização de seu trabalho intelectual nas ciências.”

O uso de advérbios de conclusão nessa etapa da redação é uma dica muito eficaz, pois diminui as chances de construção de um texto repetitivo. Concluído o texto, procure revisá-lo para não correr o risco de ter esquecido uma vírgula aqui, ou um ponto… Eles fazem muita diferença, acredite! Aproveitando a ocasião, aqui vai uma dica sobre pontuação: quando não souber onde colocar uma vírgula, tenha preferência por não pontuar. Às vezes, uma vírgula no lugar errado pode comprometer todo o seu trabalho.

Como se faz uma redação: Vídeo no Youtube

    Para um esclarecimento melhor sobre todas essas questões, aqui vai um vídeo interessante sobre o assunto:

FIM

E chegamos ao fim de mais um post aqui no Demonstre. Espero de coração ter te ajudado a resolver esse impasse e conquistado a habilidade de produzir uma redação.

Não deixe de nos adicionar no facebook e twitter.

Também veja nosso último post da coluna de gêneros acadêmicos e curiosidades que estou trabalhando aqui no blog:

Como fazer uma avaliação por observação

Agora é praticar, vai lá!

1 COMMENT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here