Como se faz uma Resenha

0
351

Olá, pessoal, vocês sabem como se faz uma resenha?l! O Demonstre, hoje, vai falar sobre um gênero literário muito popular no meio acadêmico: A Resenha Crítica. Parece complicado, mas nos propusemos a mostrar como fazer um modelo simples de resenha crítica.     Esse gênero literário pode ser bastante atrativo para aqueles que desejam conhecer um pouco mais acerca de filmes, livros, discos de músicas, etc.

Como se faz uma Resenha

Para isso, é interessante que o escritor  tenha um contato prévio, porém denso, com o que será resenhado. Dessa forma, a resenha será desenvolvida  mais detalhada, aproximando o leitor com o objeto de maneira crítica. Além disso, é importante que o escritor domine a “estética” da resenha.

Dessa forma, para a produção de uma resenha crítica, é aconselhável que o escritor siga algumas etapas. Vejamos a seguir um exemplo de resenha crítica:

(OBS.: É válido lembrar que cada parágrafo da resenha crítica corresponde a um setor do objeto resenhado. Por exemplo, se a resenha for de um livro que contém 10 capítulos, cada parágrafo da resenha corresponderá a um capítulo.

Como se faz uma resenha: Introdução

Ex.: “O livro é constituído de duas partes, cada uma delas sob a responsabilidade de um autor, traduzindo sua experiência e fundamentação sobre o método científico, em abordagens que se complementam.

Na primeira parte, GEWANDSZNAJDER discute, em quatro capítulos, o método nas ciências naturais, apresentando conceitos básicos como o da lei, teoria e teste controlado.”

Essa etapa, constituída de, no máximo, dois parágrafos, vai servir de base para todo o restante do texto. Nela, o autor faz uma breve explanação daquilo que deseja resenhar.  É interessante que, pelo menos nesse momento do texto, escreva-se de maneira impessoal, atentando para uma descrição do objeto de resenha.

Para isso, o escritor pode descrever características físicas do objeto, como quantidade de capítulos, número de faixas de um disco, etc, além de introduzir o contexto de produção do objeto e resumi-lo.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Como se faz uma resenha: Desenvolvimento

Nessa etapa da escrita, o autor irá abordar cada capítulo separadamente, ficando a seu critério a inclusão de sua perspectiva pessoal. Vejamos um exemplo:

“No capitulo inicial há uma visão geral do método nas ciências naturais e um alerta sobre a não concordância completa entre filósofos da ciência sobre as características do método científico. Muitos concordam que há um método para testar criticamente e selecionar as melhores hipóteses e teorias. Entretanto, penso que (…)”.

“O segundo capítulo trata dos pressupostos filosóficos do método científico, destacando as características do positivismo lógico, segundo o qual o conhecimento factual ou empírico deve ser obtido a partir da observação (…)”.

Como se faz uma resenha: Conclusão

     Aqui, é obrigatório que o autor estabeleça um contraponto acerca do que está falando. É nesse momento que ele irá reunir sua percepção pessoal e crítica ao senso comum e, possivelmente, apontar os pontos positivos e negativos, atentando sempre para o público que se deseja alcançar. Um escritor acadêmico pode produzir a resenha crítica de um livro para obter nota na faculdade, ou um escritor de blogs pretende informar seus leitores acerca de um filme, um disco novo, etc… Ainda utilizando como exemplo a resenha crítica de um livro, a conclusão seria basicamente assim:

“A obra fornece subsídios à nossa pesquisa científica, à medida que trata dos principais autores/protagonistas da discussão/construção do método cientifico na história mais recente, reportando-se a esclarecimentos mais distantes sempre que necessário.”   

Para explicar melhor as etapas informadas até aqui, veja o vídeo a seguir do Prof Rafael Cabral:

 

Exercícios para fixar como se faz uma resenha

Responda as três questões a seguir, sem consultar as respostas.

1 – Quantos parágrafos é aconselhável que a Introdução de uma resenha crítica tenha?

(a) 3 parágrafos escritos de maneira bem resumida

(b) 1 parágrafo com 20 linhas

(c) 2 parágrafos concisos, que instiguem a leitura da resenha crítica

2 – No Desenvolvimento de uma resenha, qual característica é opcional incluir?

(a) Uma descrição física do objeto a ser resenhado

(b) O senso crítico e a perspectiva pessoal do escritor

(c) A referência bibliográfica do objeto resenhado

3 – Quais os elementos mais importantes a incluir na Conclusão de uma resenha crítica?

(a) O autor deve unir sua percepção pessoal aos pontos positivos e negativos observados através de sua experiência com o objeto resenhado e estabelecer uma conclusão

(b) Os elementos mais importantes em uma Conclusão são os advérbios de conclusão

(c) A referência detalhada ao que está sendo resenhado é essencial para concluir o trabalho

Respostas

1 – c, 2 – b, 3 – a.

 

________________________________________________________________________

 

Fonte

Lendo.org, link: https://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/

Ebah, link: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABHfsAA/como-fazer-resenha-critica

Exemplo de resenha crítica, UESC: http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_1/estagio_supervisionado/material_apoio/elemebros_resenha_critica.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here