0 Shares 170 Views 1 Comments

Como usar filmes em sala de aula?

Bellini Bellini
maio 08, 2016
170 Views 1

Como eu posso usar filmes em sala de aula?

Estou começando mais uma série de reflexões aqui no blog, sobre atitudes e instrumentos que podemos utilizar em sala de aula, mas que apenas pela testagem e experimentação é que podemos nos aprofundar neles. Esse é o caso do como usar filmes em sala de aula, tema que tenho ame aprofundado constantemente aqui no blog, tanto que já montei fichas guias sobre diferentes filmes, para auxiliar e aprofundar a aula de professores e alunos com livros tão brilhantes.

como usar filmes em sala de aula

Acontece que as obras cinematográficas enquanto recurso servem para complementar o conteúdo ministrado em sala de aula e para sensibilizar os alunos, tanto que têm sido bastante utilizadas. No entanto, se não forem bem pensadas, esses recursos podem desviar os alunos do objetivo e deixá-los ainda mais dispersos e desinteressados. Conheça algumas técnicas que uso para usar filmes em aula e em seguida confira algumas das fichas guias que já montei aqui no Demonstre para aprofundar as aulas com certos filmes.

  • Filmes com objetivo didático – Escolha um filme que seria adequado para sensibilizar os alunos para algum tema a ser abordado, não seria adequado para ser um complemento a um tema já abordado. São objetivos diferentes que têm impacto na seleção.
  • Metodologia – O olhar do professor deve funcionar como o olhar de um curador de museu ao escolher não só as telas, mas a disposição que elas vão ocupar em uma exposição. Escolher o filme é só uma das etapas do trabalho. Uma preparação prévia antes da exibição do filme pode auxiliar nisso. Uma crítica a respeito ou uma lista de questões às quais os alunos terão que responder pode ser entregue. Pela pouca duração das aulas, dificilmente um filme pode ser exibido integralmente, a não ser que seja um curta-metragem ou que haja uma negociação com outros professores.
  • Apresentar filmes de culturas, países e línguas diferentes – Além da discussão filosófica, os filmes como objetivo levar aos alunos conhecimento sobre a diversidade cultural que existe no mundo. Também é importante alternar filmes de diversas épocas. Às vezes, nós temos a ilusão de que aquilo que nos foi ensinado é inquestionável, que “foi sempre assim” e que as nossas opiniões são as mais corretas; filmes que demonstram outra forma de relacionamento entre o ser humano com o outro, com a natureza, com a política, com a religião, com a morte, com o amor, por exemplo, podem ser muito enriquecedores para a formação do aluno. A consciência de que há outras formas de pensar sobre as mesmas coisas é uma condição de possibilidade para o exercício filosófico. Além disso, o professor pode fazer conjunto com os professores de línguas estrangeiras, quando for possível. Identificar sotaques, expressões e elementos da cultura dos países pode ser pontos a serem avaliados pelos professores de línguas estrangeiras.
  • O filme como recurso pedagógico precisa promover o ensino – Ver um filme é uma atividade de lazer e um prazer estético. Mas, o filme selecionado para um trabalho com os alunos deve estar relacionado ao conteúdo e contribuir para o ensino da disciplina. Se não fizer isso, não há razão de ser; é apenas uma atividade a mais, entre as muitas que os alunos já precisam cumprir. Um filme sem ligação com o conteúdo pode ser exibido aos alunos como atividade de lazer ou como estímulo para seus estudos. No entanto, recomendaria que essa exibição não fosse no horário da aula. Contar com o apoio da escola é fundamental, portanto.

Exibir filmes em sala de aula é uma ótima alternativa para quem quer diversificar o método de ensino nas salas de aulas, por isso, enquanto no exercício da docência todos os filmes a serem exibidos devem ser aproveitados para fins pedagógicos, mesmo que indiretamente.

Filmes com Fichas Guias e Resumos para Professores

Veja o material que disponibilizei sobre o filme A procura da felicidade, um dos muitos filmes que deveriam ser, na minha opinião, obrigatórios em qualquer currículo escolar.

Ficha do resumo do filme - A procura da felicidade

Outro material trabalhoso que desenvolvi, mas que gera debates fantásticos é o resumo/guia do filme Crash: No Limite:

crash - no limite

A onda, filme alemão, foi o que encontrei de melhor para debater desde regimes políticos radicais até violência escolar. Conheça essa guia e resumo do filme:

A Onda

E por fim, outro material que montei, apaixonante sem dúvidas, e que permite uma relação sobre todo o dialogo colonialista e pós-colonialista é sobre o filme AVATAR.

avatar-antimperialismo

Bom, é isso. Montei esse texto com muito carinho. Espero que você acompanhe o material e tenha sucesso em suas empreitadas com filmes em sala de aula. Um bom artigo para complementar essa leitura é o texto do grupo IMAGINIE, que relaciona os filmes vistos com desempenho do estudante.

Muita paz, luz e amor em sua jornada! Não deixe de comentar e até o próximo texto!

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares154 views1
Educação Especial
7 shares154 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Comentário

  1. Excelente! Sou professor e asseguro que a metodologia de ensino deve sempre se renovar e acompanhar às necessidades dos alunos. O uso de filmes em sala de aula não apenas corrobora o aprendizado do aluno, por causa dos ensinamentos que esse método pedagógico e didático traz, como também prende a atenção do aluno, devido ser uma atividade de entretenimento. Como professor e tradutor, estou bastante firmado na área educacional, e digo: o ensino e a educação agregada ao método audiovisual tem uma exímia base na formação do aluno.
    Ah, ótimas dicas de filmes! ”A procura da felicidade” é excelente e eu recomendo.
    Recomendaria alguns filmes excelentes com fatos históricos, a saber ‘O império do sol’, um filme sobre história que mostra a luta de um garoto que perdeu a família no holocausto e tenta de todas as maneiras sobreviver à perseguição dos nazistas.

    Reply

Deixe uma resposta

Most from this category