0 Shares 364 Views 3 Comments

Como usar vídeos em sala de aula?

Bellini Bellini
maio 28, 2017
364 Views 3

Vídeos em sala de aula?

Estamos aqui com mais um vídeo… digo, texto! Não é de hoje que os vídeos se tornam cada vez mais acessíveis e sofisticados. Plataformas como o Youtube e Vimeo concentram verdadeiros canais de entretenimento que são alimentados regularmente com conteúdos das mais diversas disciplinas e devido a concorrência, se reinventam e apresentam diariamente melhores estratégias para apresentar determinados assuntos. Tudo isso torna intuitivo a busca dos estudantes por vídeos, e também nos faz, enquanto docentes, trazer todo esse interesse para sala de aula.

como usar vídeos em sala de aula

Como sabemos a sala de aula é o lugar a onde os alunos vão com o objetivo de aprender, não importa qual seja o método de ensino utilizado, o objetivo é ensinar os alunos da melhor maneira possível.

A maioria dos professores opta por realizar trabalhos em grupos, outros trabalham com pesquisas de campo, no entanto existem aqueles professores que preferem trabalhar com apresentação de filmes e vídeos em sala de aula, normalmente esse método de ensino é usado em escolas primarias.

Mas não basta apenas usar vídeos em sala de aula como método de ensino, o segredo é saber escolher os vídeos que melhor se adéquam ao tema trabalhado, alem disso a linguagem dos vídeos devem dialogar com o nível decognitivo dos alunos.

Usar vídeos em sala de aula é uma ótima estratégia didática para facilitar o aprendizado dos alunos, no entanto somente a apresentação de vídeos em sala de aula não é suficiente, para isso o professor deve se preocupar com o plano de aula, para que a apresentação dos vídeos seja coerente com a explicação do assunto relacionado ao tema trabalhado. Para que você tenha sucesso ao programar suas aulas com vídeos preparei algumas dicas para você.

  • Acessibilidade: Trabalhar com vídeos em sala de aula faz com que o aprendizado seja mais eficiente quando o assunto é crianças com necessidades especiais, alem disso os vídeos servem como base motivacional aos estudos, através dos vídeos as crianças se sentem mais entusiasmadas para estudar sobre o tema tratado, então na hora de escolher os vídeos escolha aqueles que melhor se adéqua ao tema  trabalhado, de preferência para vídeos dinâmicos para facilitar o entendimento dos alunos.
  • Fomentar a criatividade: Além de trabalhar a apresentação de vídeos em sala de aulas você também pode usar essa ferramenta para fomentar a criatividade de seus alunos, solicitando a eles que crie vídeos sobre o tema, por exemplo, se você esta trabalhando um tema voltado para meio ambiente você pode pedir seus alunos para criar vídeos voltados ao tema, isso além de promover o ensino estará motivando os alunos ao estudo.
  • Interação entre a aula e os vídeos: trabalhar a apresentação de vídeos em sala de aula pode contribuir de forma significativa no aprendizado dos alunos, mas para que isso ocorra os vídeos a ser trabalhado em sala de aula devem ser coerentes ao tema, e, além disso, devem ter fins didáticos.
  • Qualidade dos vídeos: não se deve trabalhar em sala de aula qualquer tipo de vídeo, em primeiro lugar ele deve ser intuitivo e te auxiliar na hora de explicar o tema, alem disso a qualidade do áudio e visual do vídeo também deve ser boa para facilitar o entendimento dos alunos.

Muitos professores têm passado por dificuldades na hora de explicar a matéria, e trabalhar outros métodos didáticos além de facilitar o conhecimento dos alunos também pode auxiliar pode auxiliar na dinâmica de apresentação dos assuntos relativo ao tema a ser trabalhado.

Dicas de canais que todo o professor deve acompanhar!

Abaixo seguem alguns canais que valem a pena ser acompanhado por professores que querem garimpar bons materiais para suas aulas:

reVisãoUm dos meus canais favoritos, tanto pela excelente pauta de temas, quanto pela frequência e animações. Nele todas as matérias são abordadas, e a cada vídeo que sai, você consegue trabalhar dezenas de dúvidas que surgem de conteúdo para conteúdo na cabeça dos nossos alunos.

Papo de Biólogo: Acho que o melhor canal sobre zoologia que já vi no Youtube. Ótimo para apresentar aos alunos e mostrar mamíferos, repteis e aves no habitat natural sem sair de sala de aula. – Só amor! <3

SpaceTodayEsse canal é massa para os professores de física. Ele debate astronomia, mas dentro do tema insere diversos conteúdos como ondas, leis de força e várias outras coisas. Apaixonante!

Papo em ComumSabe aquelas coisas que não podem, mas nós não sabemos explicar de maneira suficientemente ilustrada? Esse canal é demais para trabalhar tópicos simples com uma visão científica e animada. Vocês vão adorar!

Minutos PsíquicosUm canal maravilhoso para aprender conceitos de aprendizagem e psicológicos. Já me garantiu alguns momentos maravilhosos trabalhando problemas sociais enfrentados pelos meus alunos e nossa comunidade escolar. Acredito que pode ajudar vocês também! 🙂

Claro que esses são apenas alguns canais. Aqui no blog você pode ver outras dicas que já postei e fui postando. Se souber de outro canal bacana, compartilhe aqui, e farei questão de assinar e avaliar o conteúdo.

Por fim, gostaria de indicar blog do PET Letras da Unipampa/RS, que publicou um texto bacana com várias dicas para produzir vídeos em sala de aula. Também quero deixar os últimos vídeos que publiquei no meu canal, onde debato a realidade de nós professores e dou dicas para uma vivência docente mais saudável.

Como lidar com alunos rebeldes?

Como contar histórias na educação infantil?

Como fazer um plano de aula?

Por que meu aluno se recusa a participar da aula?

Primeira vez em sala de aula?

Como conseguir o respeito do aluno?

Como fazer uma reunião pedagógica?

Como gerar interação em sala de aula?

Bom, é isso. Por favor comente e compartilhe! Muita paz, luz e alegria!

You may be interested

Datas Comemorativas
47 views

Dia do Agricultor – Atividade de data comemorativa

Felipo Bellini - jul 21, 2017

E aí, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Agricultor, um profissional extremamente importante para a manutenção da sociedade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só…

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária
Resenhas Literárias
104 views
Resenhas Literárias
104 views

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária

Felipo Bellini - jul 19, 2017

Cem anos de solidão e Gabriel García Márques são nosso ponto de discussão hoje. Depois de uma leitura aprofundada, de muitos diálogos e conversas, estamos aqui para…

Dia do Colono – Roteiro de atividades
Datas Comemorativas
265 views
Datas Comemorativas
265 views

Dia do Colono – Roteiro de atividades

Felipo Bellini - jul 19, 2017

Fala, meu povo! Hoje o tema abordado será o Dia do Colono. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já desejo uma boa leitura!…

3 Comentários

  1. Boa tarde. Primeiramente eu gostaria de deixar meus parabéns aqui por vocês levantarem uma questão tão importante e fundamental agregada à educação e ensino nas escolas, que é o uso de tecnologia e vídeos em salas de aula. Não podemos esquecer que vivemos na era digital e que agregar tecnologia ao ensino pode promover aulas mais interessantes, que prendam mais a atenção do aluno, sem precisar utilizar desnecessários e antigos métodos pedagógicos. Por conseguinte, uma das formas de se agregar tecnologia à educação é através do uso de vídeos em salas de aula. Como citado no texto, as plataformas youtube e vimeo são ótimas e possuem vários vídeos didáticos para crianças, jovens e adultos.
    Mais uma vez deixo aqui meus parabéns pelo blog e por levantarem uma questão tão importante relacionada ao universo pedagógico, que é o uso de vídeos em salas de aula.

    Reply
    • Opa Fernando, tudo bem contigo? Seus comentários são verdadeiros presentes aqui no Demonstre. Muito obrigado por comentar!

      Acredito que cada vez mais os vídeos estão fazendo parte da vivência do educando. Não é apenas um recurso pedagógico, é lazer. E justamente por ser algo tão bem recebido pelos estudantes que a prática pedagógica deve se aliar.

      Em breve vamos lançar um e-book para professores com várias dicas maravilhosas sobre o uso da plataforma Youtube para aulas e projetos, além de vários planos de aulas e atividades no material. Estou confiante que vamos atrair vários bons professores.

      Abraço e por favor continue por perto! <3

      Reply
  2. Confesso que ainda tenho um pouco de receio com as vídeo-aulas… Acho sim, que a tecnologia é de fundamental importância, uma vez que tudo está automatizado e virtual hoje em dia… Jovens estão muiti mais familiarizado com tablets e smartphones do que com papel e caneta… O problema é o processo de “superficiealização” do aprendizado… Informações curtas e principalmente: obtidas passivamente, sem o exercício intenso do cortex e demais sinapses cerebrais. Não me entendam mal, acho que os vídeos podem e dever ser usados nos planos de aula, mas de maneira inteligente.

    Reply

Deixe uma resposta