A competição sadia é uma das formas mais eficientes de incentivar o crescimento e a conscientização dos alunos sobre si mesmos e seus colegas. Cabe ao professor mostrar o melhor caminho para que as disputas sejam as mais saudáveis possíveis, e isso pode ocorrer dentro do debate político. Na brincadeira a seguir, vamos mostrar como.

Preparando a Competição

Diferente da brincadeira do debate político, em que os alunos vencem com o melhor argumento, a competição aqui tem como objetivo colocar os conhecimentos dos alunos à prova. Tudo é feito de uma maneira leve e mais amena para se divertirem aprendendo. Veja como preparar.

Competição

Público alvo: crianças ou adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental e que já saibam ler e interpretar texto, possuindo um conhecimento básico sobre política do país.

Idade: crianças à partir de 14 anos de idade, além de adolescentes à partir de 16 anos.

Recursos: para criar a competição, será necessário apenas pegar a carteira e colocar uma de frente a outra para os alunos ficarem de frente. Coloque uma espécie de campainha ou use outro artifício para servir de “toque” para que o aluno possa responder.

Objetivo: fazer com que os alunos estimulem mais os seus interesses para a política e depois da competição possam ir a busca de informações relevantes sobre a política e também sobre a ideologia política. Com isso todos aprendem de forma divertida.

Passo a passo

  1. Para brincar, a professora deve avisar a turma sobre a competição com certo tempo de antecedência para eles se prepararem.
  2. Depois deve dividir a turma em dois grupos, uma pessoa de cada grupo é colocada frente a frente para responder as perguntas que o professor fizer.
  3. O aluno que apertar o botão ou a campainha primeiro momento terá o direito de responder.
  4. Aqueles que fizeram mais pontos, serão considerados os grandes vencedores.

Apesar de lembrar um pouco as brincadeiras televisivas, a ideia aqui é que os alunos apenas desenvolvam seus conhecimentos de forma sadia, sem a pressão de outros estudos. Conforme amadurecem seus conhecimentos, você pode aplicar outras brincadeiras. Um forte abraço, e até a próxima.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here