Contação de Histórias na Educação Infantil

2
1538
Contação de Histórias na Educação Infantil

Contação de histórias na educação infantil

7 motivos para contar histórias!

A contação de histórias na educação infantil num primeiro momento pode parecer algo simples, e de fato, para as crianças sempre deverá ser, entretanto, ela é muito mais complexa do que aparenta (positivamente falando), por trazer inúmeros benefícios para as crianças, que ao poderem contar com essa atividade tornar-se-ão jovens e adultos muito mais críticos.

contação de histórias

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Por que você usar contação de histórias na educação infantil?

1. Interação Social

O fato é que durante as histórias contadas, as crianças interagem tanto entre si quanto com os professores e colegas. A história bem aprendida tende a ser imaginada e recontada pela criança, que desejará compartilhá-la com os pais, o que possui um importante papel de aproximação afetivo familiar.

Não é raro docentes que se dedicam a contar histórias mirabolantes, cheias de cores, personagens caricatos e situações engraçadas, relatarem que os pais de seus alunos lhes disseram coisas como “meu filho(a) quis que eu contasse aquela história várias vezes” ou “ele(a) repetiu aquela história a semana toda!”. Isso é o resultado de um trabalho bem feito pelo contador de histórias, e que conseguiu cativar a criança promovendo a interação da mesma com seus colegas de turma e familiares. E essa interação é extremamente vital para a construção social de futuros adultos.

2. Desperta o interesse pela leitura

Durante a educação infantil o aluno está dando os seus primeiros passos no aprendizado da escrita e da leitura. A interatividade das histórias contadas os atrai, lhes desperta a curiosidade e os aproxima dos livros. Estes que por sua vez, quase sempre são muito coloridos e chamativos tal como grandes tesouros prestes a serem descobertos – e é isso o que verdadeiramente são. Esse contato com as obras voltadas para o público infantil aproxima as crianças dos livros de modo geral, e no próximo tópico você verá outra grande contribuição.

3. Durante a infância é que os hábitos são formados

A contação de histórias, além de despertar o interesse pela leitura ainda conta com o fato de que durante tal fase da vida nós estamos desenvolvendo os nossos hábitos. Compreender esse fator faz toda a diferença, uma vez que se torna possível fomentar um caminho de conhecimento e de aprendizado para a criança.

Portanto, podemos concluir que o aluno que se interessa por histórias infantis irá viaja com elas e se verá diante de livros, de mundos coloridos e inimagináveis, tendo assim, grandes chances de desenvolver o hábito da leitura. E livros são o alicerce tanto de um indivíduo quanto de um país que aspira ao desenvolvimento educacional.

4. Reforça o vínculo com a língua materna

Independente da nacionalidade, a contação de histórias tem essa característica importante: a de aproximar a criança de sua língua materna, ou seja, proporcionar o aprendizado dos elementos que a compõe e absorver a cultura implícita presente nas histórias.

5. Estimula a imaginação e a criatividade

Eis outros aspectos benéficos que essa atividade proporciona às crianças. Durante a contação de histórias, o aluno imaginará os locais citados, os personagens e suas características como se ele estivesse presente nesse local mágico e lúdico. A criança também poderá alterar a trama conforme a sua imaginação. Tal possibilidade é engrandecedora, pois, a criança que estimula essas características terá um maior potencial de desenvolvimento.

6. Interpretação e capacidade crítica

As histórias comumente além de proporcionarem bons momentos de interação social também possuem mensagens que vão desde valores morais e éticos até o ensinamento de costumes locais e o estímulo direto a valorização dos mesmos. Em longo prazo, o aluno será capaz de compreender diferentes contextos e situações com maior facilidade, sendo capaz de analisar de maneira mais profunda e chegar a conclusões mais assertivas. E isso é essencial para a vida de qualquer pessoa!

7. Emoção, sentimentos, afetividade, lazer e entretenimento.

Esse momento no qual a criança envolve-se com uma história lhe proporciona um tempo prazeroso, onde ela será fisgada para mundos e histórias fascinantes, que de modo lúdico contribuirão para o seu desenvolvimento social. Suas emoções e sentimentos também são afetados durante esses momentos, fazendo-as ficarem agitadas, felizes ou mesmo tristes durante alguns instantes – havendo um objetivo positivo para o mesmo, logicamente.

Vejam um bom exemplo de contação de histórias com este vídeo da Fundação Educar DPaschoal:

Espero que vocês tenham gostado de mais esse texto do Demonstre e podem esperar mais sobre o tema contação de histórias na educação infantil, gostei muito de trabalhar esse tema! Continuem nos acompanhado e compartilhando suas opiniões e sugestões.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here