0 Shares 16 Views

Continuando a História – Brincadeiras para Aprender História

Bellini Bellini
set 20, 2016
16 Views

Contamos histórias quase que o tempo inteiro. Situações do dia a dia, lembranças passadas, e até piadas entram nessa lista. E em todas as vezes, vemos uma tentativa de mostrá-las mais divertidas quando contadas de forma irreverente, e bem pessoal. E você pode aplicar essa ideia nos estudos de história, com nossa brincadeira Continuando a História.

Continuando a História – Como preparar a brincadeira

Preparar uma brincadeira desse tipo é muito simples e até bem prática. Ofereça algumas referências de canais no Youtube de educação com métodos diferentes de aplicação do conteúdo da aula, e quando a brincadeira começar, eles terão mais ideias na hora de aplicar.

Continuando a História

Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes, desde a Educação Infantil até o começo do Ensino Médio.

Idade: à partir dos 6 anos de idade. Adolescentes entre 14 e 16 anos de idade também podem participar da brincadeira sem maiores dificuldades, apenas faça algumas adaptações.

Recursos: não é preciso de muitos recursos, apenas fotos com itens históricos. As fotos são colocadas na lousa para melhor visualizar os atos históricos e permitir aos alunos imaginarem a sua continuação.

Objetivo: a brincadeira é fazer as crianças estimularem a mente para lembrar tudo o que fora explicado pela a professora. Mas o desafio mesmo é continuar a história de uma maneira descontraída e até mais atual.

Passo a passo

  1. A brincadeira “Continuando a História” começa com um sorteio, e a professora escolhe o nome de um aluno para que ele possa começar.
  2. Os alunos devem olhar para uma imagem e então continuar a história que foi proposta na imagem. Mas isso precisa ser feito de maneira descontraída e de uma forma que complete a história de forma correta e interessante.

E aí, gostou da ideia? Continuando a história, os alunos podem estimular sua criatividade e colocar o que aprendem de uma forma bem definida e sólida. E se lembrarem de forma divertida da brincadeira, pode ter certeza que eles terão muito mais facilidade em lidar com o conteúdo. Até a próxima!

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares154 views1
Educação Especial
7 shares154 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Deixe uma resposta

Most from this category