Cursos de formação de professores

0
542
Cursos de formação de professores 2

Hoje os cursos de formação de professores são inúmeros, desde a formação básica até a formação especializada em determinadas áreas. É muito importante que um professor continue estudando além da sua especialização básica, já que é através desses cursos que o professor se atualiza e consegue inovar em suas práticas pedagógicas.

Os cursos básicos como o de magistério, licenciatura, normal superior, pedagogia e bacharelado possuem muita visibilidade e são muito procurados pelos professores. Mas é preciso ampliar a visão e começar a buscar cursos de mestrado, doutorado, além de cursos de capacitação online que fornecem ótimas bases para a atuação de um professor em sala de aula.

Cursos de Formação de Professores

São muitos os meios que oferecem cursos de formação de professores, sendo eles de diferentes formas de realização e graus de formação. Alguns permitem que você se torne professor para a educação infantil até mesmo enquanto cursa o ensino médio. Veja uma lista com alguns cursos para a formação de professores e especializações importantes para a carreira docente.

Cursos de Formação de Professores Essenciais

Alguns cursos são essenciais para a formação dos professores, são eles:

Cursos de Licenciaturas

Os cursos de literaturas podem habilitar um profissional da educação em lecionar em três graus de ensino, a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. O diferencial das licenciaturas é que ao realizar o curso o profissional pode escolher qual a matéria que deseja possui a licenciatura. A escolha pode variar entre Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Curso Normal Superior

Os Cursos Normais Superiores normalmente são oferecidos por faculdades e universidades. Os interessados em realizar o curso normal superior buscam a formação para professores que podem lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Diferente do curso citado a cima, esse não permite que o professor lecione no final do ensino fundamental e no ensino médio.

Curso de Magistério

O Curso de Magistério se difere um pouco dos demais, ao contrário do estante ele não se caracteriza como um curso de formação superior, ou seja, os interessados em se tornar professores podem cursá-lo juntamente com o ensino médio, ou então após a sua conclusão.

Porém, a área em que o professor poderá atuar é mais restrita do que o restante, ele poderá exercer as atividades docentes somente na educação infantil.

Curso de Pedagogia

O curso de pedagogia também é ofertado em faculdades e universidades e possui a finalidade de formar professores para lecionarem até o 5° ano do ensino fundamental. Diferente do curso de licenciatura o profissional que se formar nesse curso assumirá o currículo completo, não somente uma única disciplina.

O curso também oferece suporte para quem deseja trabalhar na gestão escolar, porém é aconselhável para quem deseja seguir por esse caminho, que seja realizado um curso para especialização, já que o foco da pedagogia é na formação de professores ativos em sala de aula.

Cursos de Bacharelado

Os cursos de bacharelado não permitem que um profissional lecione em sala de aula, são cursos oferecidos a nível superior que apenas fornecem o bacharel para os profissionais. Para que você tenha o direito de lecionar dentro de uma sala de aula, é necessário que haja uma complementação pedagógica. E se o profissional tiver o desejo de lecionar em um grau superior, é necessário realizar uma pós-graduação, como por exemplo a Lato Sensu.

Cursos de Formação de Professores Importantes

Além dos cursos essenciais para a formação do professor, há outros cursos muito interessantes e importantes para uma formação completa do profissional. São cursos de especializações, mestrado, doutorado que podem alavancar a sua carreira e tornar o ato de lecionar ainda mais prazeroso e satisfatório.

Cursos de Especialização

Os cursos de especialização podem ser oferecidos para diversas áreas da educação. Seja educação infantil, fundamental, médio ou superior, sempre há cursos que podem fornecer atualizações sobre determinado conteúdo.

O próprio MEC possibilita aos professores a realizarem determinados cursos, esse ano ele contemplou 1.820 professores da educação infantil de todo o país com a realização de um curso de especialização. A realização desses cursos é importante, pois assim o professor possui melhor embasamento para realizar o seu trabalho, além de se manter atualizado com metodologias e conteúdo para proporcionar um melhor aprendizado para o seu aluno.

Mestrado

O mestrado é o segundo paço despois de uma graduação. O profissional que cursa o mestrado procura aprofundar os conhecimentos aprendidos durante a graduação. Com um fundamento teórico, o mestrado busca o desenvolvimento de um profissional pesquisador, qualidade importantíssima para um profissional da educação.

O curso ocorre durante dois anos, porém a dedicação fora de sala de aula é um fator primordial para se alcançar o êxito. Para que você consiga realizar um curso de mestrado é importante possuir um bom currículo e possui proficiência no conhecimento de outro idioma, além disso o interessado deverá passar em uma prova de conhecimentos gerais e específicos, uma entrevista e sua tese deverá ser interessante aos olhos dos avaliadores.

Doutorado

O doutorado te permite evoluir além do mestrado, ele é um curso direcionado para quem deseja realmente trabalhar ativamente na área ou então se tornar um educador, já que seu foco é no aprimoramento do conteúdo.

A carga horária é um pouco mais extensa do que o curso de mestrado, variando entre quatro a cinco anos. Porém, como o mestrado, ele exige muita dedicação fora de aula, até mais, muitas vezes é necessário se dedicar somente a essa formação. Professores de nível médio ao cursarem o mestrado ganham uma licença devido à complexidade das leituras e da elaboração da tese.

Muitas vezes não é necessário cursar um mestrado antes de avançar para o doutorado, porém para isso acontecer, o foco da pesquisa apresentado deve ser muito interessante para a equipe avaliadora. O processo de seleção é praticamente o mesmo do mestrado, a diferença é que ao invés de um único idioma, o profissional deverá ter domínio de dois.

Outros Cursos Para a Formação de Professores

Além desses cursos oferecidos para o professor, há diversos cursos de formação online que podem facilitar e muito a vida dos professores no momento de realizar um curso. Uma opção muito bacana é o curso Professor Expert – O melhor treinamento online para professores. Um curso que pode melhorar e muito a qualidade do professor para trabalhar em sala de aula. Vale muito a pena conferir.

Considerações Finais Sobre Cursos Para a Formação de Professores

Todos nós sabemos que a realidade enfrentada pelo professor nos dias de hoje não é a mais atraente, e é por isso que o profissional deve sempre estar buscando especializações e atualizações, para que o ato de lecionar se torne mais simples e atenda às necessidades dos alunos de hoje, que se tornaram bem mais diferente das anteriores.

É preciso que os professores possuam conhecimentos tecnológicos, bem como esteja informado com métodos eficazes aplicados nos dias de hoje para que não haja desgaste e o mais importante, para que ele realize a profissão que escolheu com tanto amor de forma calma e compensadora.

Fonte: http://sejaumprofessor.mec.gov.br/internas.php?area=como&id=formacao

Entenda como funciona o Doutorado

Entenda como funciona o Mestrado

 

 

 

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here