0 Shares 143 Views 2 Comments

Dançando a música – Brincadeira para Aprender o Corpo Humano

Bellini Bellini
maio 26, 2016
143 Views 2

Dançando a Música – Brincadeira Divertida para Crianças

Crianças adoram brincadeiras, de vários tipos. Logo, por que não transformar aprendizados simples em brincadeiras interativas para elas? Esta a intenção da brincadeira com o corpo humano de hoje, Dançando a Música.

Como preparar a brincadeira Dançando a Música?

Em Dançando a Música, as crianças deverão se organizar em fileiras, e seguir o ritmo da música que estará tocando. Como o objetivo da mesma é mostrar as várias partes do corpo humano, com o tempo elas aprenderão o básico sem ao menos perceberem.

Dançando o Corpo

  • Público alvo: pode ser feita com crianças menores, principalmente as crianças que estão começando a entrar nas escolinhas para aprender.
  • Idade: crianças à partir de 7 anos de idade, ou que possam estar na educação infantil (0 – 05) e parte do ensino fundamental (06 – 10).
  • Recursos: não é preciso de muitas coisas, apenas um rádio que possa tocar a música “Cabeça, ombro, joelho e pé”, ou ainda a televisão com DVD de artistas que possam dançar e cantar essa música. A sala deve estar com bastante espaço, por isso organize todas as carteiras se for brincar na escola ou a sua sala caso passe a brincadeira em sua casa.
  • Objetivo: fazer com que as crianças se divirtam, ganhando mais coordenação motora e aprender o local de cada parte do corpo. A música “Cabeça, ombro, joelho e pé” exige que a criança aponte o local de cada parte cantada, e isso faz a aprendizagem ser mais interessante e divertida entre todas crianças.

Passo a passo:

  1. Deixe a sala de aula com bastante espaço, ensine as crianças sobre a brincadeira que irá passar nos próximos minutos.
  2. Forme fileiras das crianças onde uma fique atrás e do lado da outra.
  3. Deixe espaço para elas se movimentarem na dança.
  4. A brincadeira começa quando colocar a música no rádio ou na televisão, e tente ensiná-las todas as coreografias. Quando a música indicar a parte do corpo eles devem pegar nelas.
  5. E assim em diante, a brincadeira é divertida e fará com que todos aprendam partes do corpo.

Este é o tipo de brincadeira válida para começar os ensinos do corpo humano, ou para reforçá-los caso os alunos estejam com algumas dificuldades. Separe um dia de aula apenas para ela, para que os alunos não apenas sejam pegos de surpresa, como também aprendam sem “esforço”. Não deixe de aplicar!

You may be interested

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
247 views
Resenhas Literárias
247 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
144 views
Filósofos da Educação
144 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial
Educação Especial
236 views3
Educação Especial
236 views3

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial

Felipo Bellini - jun 17, 2017

Você sabe o que é Adaptação Educacional e Tecnologia Assistiva? Neste artigo vamos fundo no tema! Não deixe de ver nossos outros posts sobre Educação Especial e…

2 Comentários

  1. Hoje em dia fazer as crianças se movimentarem é o maior dos desafios. Mas a brincadeira vale a tentativa! Abs, Larissa Belgjni

    Reply
    • Haha, verdade. É ainda mais complicado quando lidamos com uma turma de adultos. O filtro é muito grande…

      Reply

Deixe uma resposta