0 Shares 143 Views

Derruba Toco – Brincadeira Indígena

Bellini Bellini
out 01, 2016
143 Views

Assim como várias outras culturas, os indígenas também valorizam a força de seus guerreiros através de jogos que exemplifiquem o seu poder. Um deles, realizado especificamente em festas e ocasiões especiais, é o Derruba Toco.

Como preparar o Derruba Toco?

Esta é uma brincadeira que deve ser feita com cuidado, já que envolve um contato físico direto. Portanto, deixe as regras bem claras, e no caso dos mais pequenos, esteja sempre de olho para evitar que se machuquem.

Derruba Toco

Público alvo: crianças, adolescentes e adultos que gostam de se divertir e tem fôlego suficiente para correr ao longo da brincadeira.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade. Pessoas de idade mais avançada como os adolescentes de 16, além dos adultos de 20, também podem participar.

Recursos: a brincadeira precisa ser realizada em um ambiente com o espaço bem amplo para poderem lutar ao longo de sua tentativas para pegar o toco, que pode ser feito com uma madeira ou o próprio tronco.

Objetivo: a brincadeira tem como intuito derrubar o toco, mas não a partir do seu próprio corpo e sim com alguma parte do corpo do seu adversário. Por isso há muita luta e força ao longo da brincadeira.

Passo a passo

  1. A brincadeira do derruba toco deve ser realizado apenas com duas pessoas por vez.
  2. A dupla deve lutar entre si com o objetivo de fazer um dos jogadores tocar no toco e então derrubar. Por isso, há muitos tombos para que consiga atingir seu objetivo.
  3. A brincadeira pode terminar quando toco for de fato tocado por um dos jogadores e claro, ele precisa ser derrubado.

O Derruba toco é uma brincadeira que valoriza a competição e a força. Tenha isso em mente ao preparar a brincadeira, para que participem apenas aqueles que se interessam pela mesma. E procure não penalizar os alunos que não quiserem brincar.

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
219 views1
Educação Especial
219 views1

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
119 views1
Filósofos da Educação
119 views1

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
275 views1
Resenhas Literárias
275 views1

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Deixe uma resposta