Desafio Histórico – Brincadeiras para Aprender História

1
843
Desafio Histórico - Brincadeiras para Aprender História

Quem não lembra de programas de perguntas e respostas como o Show do Milhão e Passa ou Repassa? Ou de filmes como “Quem quer Ser um Milionário”? Estes exemplos mostram bem como um simples jogo pode desafiar o conhecimento de seus participantes até o limite. E esse tipo de tarefa pode ser bem aplicada em sala de aula, com o Desafio Histórico. Veja como é fácil fazer.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Terceiro anúncio:

O produto dieta em 21 dias está anunciando conosco e promete resultados incríveis. Fiz o teste de inflamação celular e me convenceu. Faça e veja se te convence também:

Clique aqui!

dieta 21 dias

Eles oferecem essa página cheia de depoimentos para quem quer ouvir histórias de outras pessoas:

Clique aqui!

dieta 21 dias

E essa é a página de vendas com o desconto do Demonstre:

Clique aqui!

dieta 21 dias

Bom, é isso. Continue com seu texto. <3

Como Preparar o Desafio Histórico

A brincadeira do desafio histórico é muito simples de fazer. E para não atrapalhar sua grade de aulas, considere fazer em um dia já programado, preparando os alunos com aulas dinâmicas e que aticem suas curiosidades, para chegar no grande momento. Confira o que você vai precisar.

Desafio Histórico

Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou melhor dizendo, do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Médio.

Idade: à partir dos 6 anos de idade, além de adolescentes com idade mais avançada, entre 14 ou 16 anos de idade.

Recursos: não é preciso de muitos recursos. Apenas coloque todas as crianças em locais confortáveis na sala para que a professora faça as perguntas do desafio histórico e deixe responder perguntas rápidas.

Objetivo: a brincadeira é fazer o desafio histórico promover mais do que conhecimento, mas também divertimento entre toda a durma. A aula deverá ser feita com perguntas, desafiando o aluno a responder.

Passo a passo

  1. A brincadeira do desafio histórico pode ser feita em grupo. A sala deve ser dividida em dois grandes grupos.
  2. Devem ser selecionadas quais as perguntas a serem feitas para a sala, além de escolher quais os alunos que devem responder a perguntas no primeiro momento.
  3. O grupo que tiver sua maior quantidade de respostas corretas será considerado o vencedor.

Gostou das ideia de transformar em um divertido questionário? Deixe para nós aí nos comentários, e enriqueça ainda mais a brincadeira do Desafio Histórico. Com uma base simples, ela pode ser personalizada de várias formas. Um forte abraço, e até a próxima

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here